Passagem pedonal aérea

Responder
TNT
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 23:55

Passagem pedonal aérea

Mensagem por TNT »

Olá a todos!

A estrutura metálica de uma passagem pedonal aérea tem obrigatoriamente que ser ligada à terra?

Obrigado pela ajuda que me possam dispensar.
Cumprimentos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Passagem pedonal aérea

Mensagem por ohmico »

Boas,

se estiver dotada de qualquer tipo de iluminação nela instalada, ou muito próxima de candeeiros de iluminação, isto é, se for possível, estando na estrutura e ao mesmo tempo tocar nos candeeiros, deverá ser ligada ao mesmo circuito de terra.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

TNT Escreveu: 17 set 2019, 17:53 Olá a todos!

A estrutura metálica de uma passagem pedonal aérea tem obrigatoriamente que ser ligada à terra?

Cumprimentos.
Boas
Como já foi referido deve ser ligada à terra, se tiver nela instalada iluminação, ou ser a partir dela seja possível aceder a qualquer parte de contato com circuito elétrico.
Cpts.
Energy
TNT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por TNT »

Boas

Estive a ver o projeto da passagem aérea e confirmei que a mesma tem iluminação associada à iluminação pública e circuito de alimentação a um elevador.
Os circuitos de iluminação e do elevador têm circuito de terra, nas não identifiquei ligação da estrutura metálica da passagem aérea à terra.

Cumprimentos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

então não há dúvida. Se é só isso tem de ligar.

Não há Metro/Combóio eléctrico por baixo? Se houvesse iria ter outras condicionantes.

Ohmico
TNT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por TNT »

Boas,

Esqueci-me de referir que tem comboio a passar por baixo.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

TNT Escreveu: 18 set 2019, 19:56 Boas,

Cumprimentos.
Boas
Não me levem a mal, mas este tipo de obra já contempla Projeto Elétrico, se ler com atenção a memoria descritiva do projeto de Instalações Elétricas dessa obra, e fizer uma leitura atenta das partes desenhadas, vai lá ter resposta para todas estas suas duvidas, qualquer outra duvida em reunião de obra o Projetista esclarece.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

ENERGY Escreveu: 18 set 2019, 22:29
TNT Escreveu: 18 set 2019, 19:56 Boas,

Cumprimentos.
Boas
Não me levem a mal, mas este tipo de obra já contempla Projeto Elétrico, se ler com atenção a memoria descritiva do projeto de Instalações Elétricas dessa obra, e fizer uma leitura atenta das partes desenhadas, vai lá ter resposta para todas estas suas duvidas, qualquer outra duvida em reunião de obra o Projetista esclarece.
Boas,

O modo como foi levantada a questão indiciava tratar-se de obra de responsabilidade "limitada", mas no fim vem a verificar-se que a coisa pia mais fino.

Penso não se tratar de questão de projecto, mas sim de pouca consciência profissional, uma vez que com combóio ou sem combóio a "coisa tem que ter um projecto e como o ENERGY diz tem de estar lá tudo.

A maior parte das vezes há é muita preguiça.

Ohmico
TNT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por TNT »

Boas,

Antes de mais quero agradecer a ajuda e colaboração que sempre tenho quando crio publicações neste fórum, mesmo de pessoas que não conheço, mas que respeito a opinião e se dão ao trabalho de ajudar e de trocar ideias, promovendo assim discussões relacionadas com assuntos da nossa profissão.
Penso que a troca de ideias e de experiências será sempre uma mais valia para quem cria publicações e para quem as comenta.
Com a extinção da CERTIEL, tornou-se mais importante este fórum porque como ficamos por “nossa conta”, este é um meio de grande entreajuda entre colegas de profissão e assim todos crescemos tecnicamente.
Da minha parte, prometo, sempre que me for possível, criar ou comentar publicações, sempre com o intuito de ajudar e não julgar, que a meu ver é eticamente reprovável.

Obrigado por todo o apoio.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”