Pessoal,
Boa tarde...
Venho tirar uma duvida com vocês que é a seguinte.
Estamos fazendo uma reforma na minha residência, e iremos trocar toda a fiação elétrica que já é bem antiga.
a Casa é pequena, como ideia são 3 quartos de 12metros quadrados, sala de 15metros quadrados, cozinha de 15 metros quadrados e um banheiro de 3 metros quadrados.
Estamos querendo fazer o seguinte esquema de elétrica:
Lembrando que a corrente aqui em Brasília é 220v;
O Fio de entrada pra casa será que 10mm com um Disjuntor GERAL de 32A.
Chuveiro ( queremos usar um de 6800w ) - Fio de 6mm e Disjuntor de 32A
A Iluminação queremos dividir em 2 disjuntores, 1 para o lado Esquerdo da casa e 1 pro lado direito da casa - Fio de 1,5mm e Disjuntor de 10A ( para cada lado da casa).
As Tomadas queremos fazer da mesma forma, 1 Para o lado esquerdo e outro para o lado Direito da casa - Fio de 2,5mm e Disjuntor de 16A ( Para cada lado da casa).
As lâmpadas Usaremos essas de LED 9w, 4 pra um lado da casa e 3 pro outro lado( Pretendemos depois colocar 2 em cada plafon, ai entao sera 8 pra um lado e 6 pro outro lado)
As tomadas serão: 8 de um lado e 8 do outro lado.
Quero saber a opinião de vocês, o que acham dessa forma que estou pretendendo fazer?
É segura dessa forma?
Aceito qualquer sugestão de vocês para corrigir.
Desde já agradeço a ajuda de vocês.
Eletrica Residencial
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 ago 2019, 19:59
Re: Eletrica Residencial
Meu nobre, no seu lugar, procurava corrigir o seguinte:
- O disjuntor de entrada, de 30A está bom
- Colocava um disjuntor de menor amperagem para o chuveiro 20A ( está de bom tamanho)
No mais, está indo bem.
- Colocava um disjuntor de menor amperagem para o chuveiro 20A ( está de bom tamanho)
No mais, está indo bem.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 ago 2019, 19:59
Ivan, Bom dia!Ivanfera Escreveu: 02 ago 2019, 01:11 Meu nobre, no seu lugar, procurava corrigir o seguinte:
No mais, está indo bem.
Não achei esse Disjuntor de 30A! E no caso do chuveiro não estaria errado usar um Disjuntor de 20A? o chuveiro será de 6800w, fazendo o calculo: 6800w/220v = 30,99A, nesse caso não é melhor o de 32A?
Obrigado!
Lhe dou como dica, na hora que alguém for usar o chuveiro, va ate o disjuntor com um alicate amperímetro e faca a medição da corrente que passa por ele (essa é a melhor forma de especificar o disjuntor correto), dependendo do valor, acrescente 10% e ficará tudo certo. Lembro ao amigo que não se deve instalar tomadas para chuveiro eletrico, o mesmo deve ser ligado direto (conectores de louca).
Aceite minhas desculpas, a potencia de seu chuveiro é de 6800w e vi rapidamente 680w. Voce está correto o disjuntor deve ser de 32A