Qual o método correto para alimentar difrevial trifásico em alimentação monofásico.

Responder
mota1977
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2011, 15:50
Profissão: Eletricista, técnico avac climatização

Qual o método correto para alimentar difrevial trifásico em alimentação monofásico.

Mensagem por mota1977 »

É necessário shant em diferencial trifásico numa alimentação monofásico? E se sim, como é a melhor maneira!!!!! Fase para fase ou entra e sai?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Qual o método correto para alimentar difrevial trifásico em alimentação monofásico.

Mensagem por lcmmonteiro »

Na minha opinião o correto é substituir o Id tetrapolar por um 2P. Desta forma garante o correto funcionamento do ID e respetivas protecções.
mota1977
Curioso
Curioso

Re: Qual o método correto para alimentar difrevial trifásico em alimentação monofásico.

Mensagem por mota1977 »

Desde já obrigado, aqui a questão é apenas a dúvida, pois já foi substituído, mas quando o liguei provisoriamente foi com o método de entrada saída, e o mesmo arreia, pelo que liguei apenas um polo e ai ficou a dúvida porque é que o mesmo arreia.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Se foi substituído foi instalado que equipamento?

Nos IDs a entrada e em cima.... E na maioria o neutro a esquerda...

Agora é preciso entender que tipo de equipamento está instalado e em que condições...

Mas ao colocar este tipo de questões da a entender que não tem a real noção do que está a fazer.... E nesse caso deveria contactar um técnico credenciado...
mota1977
Curioso
Curioso

Mensagem por mota1977 »

Muito bem, camarada , à parte do não sabe o que faz..... A questão foi técnica pois tudo vem de uma falha do fornecedor, e a mesma no dia seguinte foi resolvida, agora... Se recorro aqui como adicional de conhecimento é porque confio no superior conhecimento das massas, e não num indivíduo, num entanto agradeço o seu superior intelecto perante a minha ignorância, obrigado.... Mestre.

Volto a questionar as massas, alguém me ajuda a perceber porque um diferencial trifásico de 40A0,003 se alimentado por uma alimentação (Monofásico) em que se eletrefica todos os ligdores do mesmo, l1, l2, l3,(entra em l1, sai, entra em l2, sai, entra em l3 e sai, para a proteção do equipamento, o mesmo arreia. Foi só é humildemente esta a questão posta neste fórum.
Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
mota1977 Escreveu: 04 jul 2019, 08:41 Volto a questionar as massas, alguém me ajuda a perceber porque um diferencial trifásico de 40A0,003 se alimentado por uma alimentação (Monofásico) em que se eletrefica todos os ligdores do mesmo, l1, l2, l3,(entra em l1, sai, entra em l2, sai, entra em l3 e sai, para a proteção do equipamento, o mesmo arreia. Foi só é humildemente esta a questão posta neste fórum.
Obrigado.
Em principio tem que funcionar, tendo os pólos de linha ligados em série (entra em L1, sai, entra em L2, sai, entra em L3 ).
Há uns que a entrada é por cima e outros é por baixo, à que respeitar.

Há casos, em que se for ligado só um pólo ele funciona, tem é que ser o polo que dá leitura na bobine interna do disparo.

Creio que o diferencial não é de 3mA, mas... para o caso não importa.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

A primeira questão a colocar será: porque carga de água pretendem passar a mesma fase pelos três contactos?

A segunda é que me parece que estão a olhar para o problema que foi colocado de maneira um pouco superficial, dado que a protecção diferencial, quer no int quer no disj dif consiste, como sabem, no controle da soma vectorial das correntes, como tal não vai manter-se ligado quando a mesma fase passar pelos três contactos.

Ohmico
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Basta perceber quais são os contactos que permitem utilizar o botão de teste. Vamos supor que são os 2 mais à esquerda e que estão identificados com os números 1-2 (entrada-saída), 3-4 (entrada-saída). Basta ligar 1-Entrada Neutro, 2-Saída Neutro, 3-Entrada Fase, 4-Saída Fase. Se não existir qualquer defeito, não pode disparar e ao carregar o botão de teste, deve disparar.
mota1977
Curioso
Curioso

Mensagem por mota1977 »

Boa tarde, agora sim temos fórum e não inquisicoes, desde já obrigado, e sim o amigo ohmio tem razão, após debater no meu trabalho a questão foi a conclusão que tiramos, que a mesma fase percorrendo os os vários pólos irá fazer actuar o direncial pla diferença que vai atravessar os pólos, mais uma vez obrigado.

Saber é poder.
Responder

Voltar para “Dúvidas”