Acabei de instalar uma pequena eletrobomba comprada na vida XL aos meus pais (no fundo deste texto deixo o link) regarem o jardim.
Coloquei tubo de poliuretano de 3/4 enterrado e uma torneira para que depois os meus pais ligassem um expressor com uma pequena mangueira a torneira e regassem o jardim, mas o que poderá acontecer é que os meus pais podem se esquecer de desligar a bomba antes de fechar a torneira e "arrebentarem" com a bomba, por isso pergunto:
1º Existe algum aparelho/controle, etc que se "aperceba" que a torneira está fechada e desligue a bomba?
(caso exista digam o nome do aparelho e onde comprar)
2º O mesmo aparelho ou um 2º aparelho que desligue a bomba no caso de falta de água ?
(caso exista digam o nome do aparelho e onde comprar)
https://www.vidaxl.pt/e/8718475916727/b ... 00-lh-azul
Instalação de eletrobomba
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2018, 19:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Re: Instalação de eletrobomba
Boas.
Não sou um expert na matéria, mas penso que em ambos os casos poderão ser resolvidos com pressostatos. Um que faça medição da falta de pressão à entrada da bomba, e outro que faça a medição do "excesso " de pressão à saída da bomba, e desligue a mesma em ambos os casos. Como não estou muito por dentro da área, não sei se haverá até um dispositivo que faça os dois comandos.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Não sou um expert na matéria, mas penso que em ambos os casos poderão ser resolvidos com pressostatos. Um que faça medição da falta de pressão à entrada da bomba, e outro que faça a medição do "excesso " de pressão à saída da bomba, e desligue a mesma em ambos os casos. Como não estou muito por dentro da área, não sei se haverá até um dispositivo que faça os dois comandos.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Instalação de eletrobomba
Existem três métodos diferentes para a deteção da falta de água:
• Pressostato no coletor de aspiração ou sensor de nível/relé de elétrodo no depósito de abastecimento: proteção contra o funcionamento a seco com pressostato/sensor de nível;
• Medição da pressão de entrada no coletor de aspiração através de um transmissor de pressão analógico: proteção contra o funcionamento a seco com transmissor de pressão;
• Medição do nível no depósito de abastecimento através de um transmissor de nível analógico: proteção contra o funcionamento a seco com transmissor de nível.
• Pressostato no coletor de aspiração ou sensor de nível/relé de elétrodo no depósito de abastecimento: proteção contra o funcionamento a seco com pressostato/sensor de nível;
• Medição da pressão de entrada no coletor de aspiração através de um transmissor de pressão analógico: proteção contra o funcionamento a seco com transmissor de pressão;
• Medição do nível no depósito de abastecimento através de um transmissor de nível analógico: proteção contra o funcionamento a seco com transmissor de nível.