Preciso de uma pequena ajuda se for possível.

Foi-me pedido um serviço para alteração de contador para o exterior a situação é a seguinte:
A entrada neste momento é aérea e pretendem que deixe de ser aérea e desça pelo poste e entre logo no muro que está encostado ao poste.
Criaram um pequeno nicho virado para a rua e deixaram me lá dois tubos de 50 aqui está a primeira dúvida . Sou obrigado na mesma a colocar dentro do nicho portinhola e caixa de contagem ?
Os dois tubos que passaram estão até meio de um terreno e depois não pretendem "arrebentar" o passeio posso trazê-lo enterrado até aquele ponto e depois seguir com instalação a vista obviamente com tubo VD até ao quadro elétrico ?
Que tipo de cabo usar?
O cabo neste momento vêm aéreo e entra no cofret e depois vai ao quadro o novo cabo faço a emenda no cofret ou anulo o cabo que lá se encontra e passo o cabo direto ao quadro ?
No poste encostado ao muro já na via pública a colocação do tubo encostado ao poste é da responsabilidade da EDP ou do técnico ?
Depois da instalação preparada como devo proceder para a EDP me substituir a entrada do cabo?
Desde já desculpem o testamento e agradeço a ajuda