Forno faz quadro disparar
Forno faz quadro disparar
Boa noite,
Tenho um forno eletrico teka que sempre funcionou lindamente com mais coisas ligadas, placa inclusivé. acontece que agora este faz disparar o quadro geral sem entender porquê. Já testei desligar tudo e deixar só o forno e não desliga o quadro. O que poderá ser?
O forno ainda nem dois anos tem e a instalação eletrica da casa é toda nova.
Desde já obrigada
Tenho um forno eletrico teka que sempre funcionou lindamente com mais coisas ligadas, placa inclusivé. acontece que agora este faz disparar o quadro geral sem entender porquê. Já testei desligar tudo e deixar só o forno e não desliga o quadro. O que poderá ser?
O forno ainda nem dois anos tem e a instalação eletrica da casa é toda nova.
Desde já obrigada
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Forno faz quadro disparar
Tendo em conta a sua informação é que não existe a hipótese de consumo simultaneo diria que deve estar na altura de reparar ou substituir o seu forno pois as resistências já devem ter passado por eu tempo de vida dando origem a um funcionamento anormal. ...
Mas nesse caso o contador nao disparava na mesma com tudo desligado á excepção do forno?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas se não for o consumo simultaneo não estou a ver outro motivo pois diz que tudo desligado não dispara pergunto o que dispara no quadro geral?
Pois é muito estranho porque sempre trabalhou com outras coisas em simultaneo e agora é isto. Só se está a puxar mais pela eletricidade do que antes e não aguenta
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. qual a potencia que tem? a mim parece-me que é 15a que marca no dijuntor da edp é possivel que o dijuntor se tenha tornado sensivel por a carga estar perto do limite dele ou seja 15a e agora exije mais potencia fora disto não vejo outro motivo pois se fosse do forno disparava mais vezes cump
O que está a disparar é o diferencial marcado como geral e não o limitador de potência, o facto da fotografia estar de pernas para o ar não ajuda.
O diferencial tem como função a proteção. Esse equipamento vê a diferença entre entre a "ida e o regresso" e se for superior ao valor que se encontra indicado, dispara. Só o forno não dispara porque a diferença não é suficiente mas em conjunto com outros equipamentos já se torna suficiente para provocar o disparo.
Uma chamada de atenção, o quadro elétrico apenas deve ter equipamentos e objetos que pertençam ao quadro elétrico. Pilhas, lâmpadas e outros objetos não devem ser guardados no quadro elétrico.
O diferencial tem como função a proteção. Esse equipamento vê a diferença entre entre a "ida e o regresso" e se for superior ao valor que se encontra indicado, dispara. Só o forno não dispara porque a diferença não é suficiente mas em conjunto com outros equipamentos já se torna suficiente para provocar o disparo.
Uma chamada de atenção, o quadro elétrico apenas deve ter equipamentos e objetos que pertençam ao quadro elétrico. Pilhas, lâmpadas e outros objetos não devem ser guardados no quadro elétrico.
- travassos
- Curioso
- Registado: 01 ago 2010, 18:50
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 5 times
De facto na foto o diferêncial é que está desarmado.
O mais provável, pelo que diz, é que tenha uma pequena fuga de corrente no forno (resistências) e que somadas a outras pequenas fugas façam o diferêncial disparar quando tem o forno ligado em simultâneo com outros equipamentos.
O mais provável, pelo que diz, é que tenha uma pequena fuga de corrente no forno (resistências) e que somadas a outras pequenas fugas façam o diferêncial disparar quando tem o forno ligado em simultâneo com outros equipamentos.
Travassos
Bom dia "Raquel"
Relativamente ao assunto supracitado e que aqui coloca, gostaria de lhe deixar algumas dicas sobre o seu problema.
1º - Tanto eu como os diversos participantes do fórum, apenas, lhe podemos ajudar se efetivamente indicar qual dos aparelhos de proteção dispara.
2º - Pelo que li e, depois de ter visto as fotos por si colocadas, deduzo o seguinte:
1º - Tal como aqui já foi dito, poderá haver num dos circuitos onde estão ligados os outros aparelhos elétricos ou até mesmo na placa do forno, uma pequena fuga de corrente para a terra. A qual, apesar de pequena, somada à corrente de neutro pode influenciar o disparo do diferencial.
2º - Será que a EDPD substituiu o contador sem que tivesse conhecimento?
3º - Poderemos estar aqui também na presença da saturação térmica do disjuntor da EDPD. O qual, após saturação do dito elemento deve ser substituído.
Esta parece-me ser a razão real para o disparo que diz existir. Porque caso fosse uma passagem à terra atuaria o interruptor diferencial do quadro geral da instalação.
Espero ter ajudado. Disponha sempre desde que a possa aconselhar de forma correta.
CPtos
JAG
Relativamente ao assunto supracitado e que aqui coloca, gostaria de lhe deixar algumas dicas sobre o seu problema.
1º - Tanto eu como os diversos participantes do fórum, apenas, lhe podemos ajudar se efetivamente indicar qual dos aparelhos de proteção dispara.
2º - Pelo que li e, depois de ter visto as fotos por si colocadas, deduzo o seguinte:
1º - Tal como aqui já foi dito, poderá haver num dos circuitos onde estão ligados os outros aparelhos elétricos ou até mesmo na placa do forno, uma pequena fuga de corrente para a terra. A qual, apesar de pequena, somada à corrente de neutro pode influenciar o disparo do diferencial.
2º - Será que a EDPD substituiu o contador sem que tivesse conhecimento?
3º - Poderemos estar aqui também na presença da saturação térmica do disjuntor da EDPD. O qual, após saturação do dito elemento deve ser substituído.
Esta parece-me ser a razão real para o disparo que diz existir. Porque caso fosse uma passagem à terra atuaria o interruptor diferencial do quadro geral da instalação.
Espero ter ajudado. Disponha sempre desde que a possa aconselhar de forma correta.
CPtos
JAG
Eu andei a limpar o forno com água lá dentro e agora o carro vai abaixo. Será que alguém já teve uma situação destas?
Possivelmente é o diferencial que está a disparar. Não há muito a fazer a não ser deixar secar completamente a água toda e esperar que não esteja a danificar irremediavelmente alguma coisa.Soniac Escreveu: 11 ago 2021, 20:06 Eu andei a limpar o forno com água lá dentro e agora o carro vai abaixo. Será que alguém já teve uma situação destas?
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Reforço o que o João disse. E caso pense em abrir o forno (desmontar peças) deve desligar a alimentação eléctrica do forno e utilizar EPI's (Equipamentos de proteção Individual) para sua segurança.