Temporizador com aquecedor

Responder
nebods
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 dez 2018, 21:14

Temporizador com aquecedor

Mensagem por nebods »

Olá a todos.
Peço a vossa ajuda para uma questão -- e peço desculpa se disser alguma asneira, porque sei pouco de eletricidade.
Tenho um aquecedor com potência de 1500 W.
Comprei um temporizador que tem como carga máxima 3680 W, pensando que seria seguro, mas o folheto diz que pode ser perigoso.
Conseguem explicar-me que riscos corro com a sua utilização e se existe uma solução para o utilizar de forma segura?
Muito obrigado pela ajuda!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Temporizador com aquecedor

Mensagem por nelmindo »

nebods Escreveu: 21 dez 2018, 21:25 Olá a todos.
Peço a vossa ajuda para uma questão -- e peço desculpa se disser alguma asneira, porque sei pouco de eletricidade.
Tenho um aquecedor com potência de 1500 W.
Comprei um temporizador que tem como carga máxima 3680 W, pensando que seria seguro, mas o folheto diz que pode ser perigoso.
Conseguem explicar-me que riscos corro com a sua utilização e se existe uma solução para o utilizar de forma segura?
Muito obrigado pela ajuda!
Ahahaahah

Só o fabricante é que pode desenvolver, para dizer que isso é perigoso.
nebods
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nebods »

Logo vi que ia apanhar gozo :?
Alguém sabe dizer-me mais qualquer coisa...?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Acho que não percebemos bem foi uma coisa, o fabricante diz que o equipamento não é seguro ou que não é seguro usar em equipamentos de aquecimento? Seja ela qual for a frase escrita, só o fabricante te pode responder.

Se o equipamento não é seguro, não deveria ter sido colocado à venda.

Se não é seguro usar com equipamentos de aquecimento, só vejo um motivo, o aquecimento provocar algum incêndio por estar coberto ou demasiado próximo de algo que possa arder, como foi ligado por relógio, não vai estar ninguém por perto para se aperceber.
nebods
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nebods »

Muito obrigado pela mensagem.
Tem toda a razão. Vou explicar mais em pormenor.

Pretendo utilizar o temporizador com um único objetivo: permitir que um aquecedor se ligue a determinada hora, quando eu estiver ausente. Não pretendo fazê-lo de forma muito frequente e terei o cuidado de não deixar nenhum material que possa arder próximo do aquecedor.

O temporizador traz a seguinte mensagem:
"Aparelhos de aquecimento e outros dispositivos semelhantes nunca devem permanecer sem monitorização durante o funcionamento.
Não é aconselhável conectar esse tipo de aparelhos ao cronómetro."

Os dados do aquecedor e do temporizador são os seguintes:

Aquecedor:
Jata mod. 207
1500W (850W)
220-240V
50/60Hz

Temporizador:
Programador Semanal Brennenstuhl DT V2
230V
50Hz
16A
3680W
Temperatura de serviço: -10ºC até +40ºC

Mais uma vez agradeço a ajuda.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

nebods Escreveu: 23 dez 2018, 12:20 Muito obrigado pela mensagem.
Tem toda a razão. Vou explicar mais em pormenor.

Pretendo utilizar o temporizador com um único objetivo: permitir que um aquecedor se ligue a determinada hora, quando eu estiver ausente. Não pretendo fazê-lo de forma muito frequente e terei o cuidado de não deixar nenhum material que possa arder próximo do aquecedor.

O temporizador traz a seguinte mensagem:
"Aparelhos de aquecimento e outros dispositivos semelhantes nunca devem permanecer sem monitorização durante o funcionamento.
Não é aconselhável conectar esse tipo de aparelhos ao cronómetro."

Os dados do aquecedor e do temporizador são os seguintes:

Aquecedor:
Jata mod. 207
1500W (850W)
220-240V
50/60Hz

Temporizador:
Programador Semanal Brennenstuhl DT V2
230V
50Hz
16A
3680W
Temperatura de serviço: -10ºC até +40ºC

Mais uma vez agradeço a ajuda.
O fabricante respondeu, que de uma forma geral e por motivos de segurança, os equipamentos de aquecimento devem ser ligados com pessoas por perto, para que de forma indirecta sirvam se vigilantes do seu bom funcionamento e em caso de anomalia, tomarem providencias desligando os equipamentos ou até no limite apagarem o fogo. Um temporizador não faz isso e porque os equipamentos de aquecimento são conhecimentos por terem apenas os sistemas de segurança mínimos exigidos e mesmo assim, em termos de qualidade são levados aos mínimos possíveis por motivos económicos.
nebods
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nebods »

Ou seja, é melhor aproveitar o Natal e oferecer o temporizador a quem goste de observar aparelhos a fazerem o seu trabalho...
Estou a brincar. Muito obrigado pela atenção que deu à minha questão.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

A empresa que vende/fabrica esse temporizador achou e bem que deveria colocar essa ressalva, unicamente pelo risco do equipamento de aquecimento provocar um incêndio e não pelo temporizador em si.

Infelizmente todos os anos se dão tragédias e nunca é de mais relembrar dos perigos, acredito também que muitas das vezes o problema não está nos equipamentos mas sim na forma como foram usados, por exemplo para secar roupa até a mesma se incendiar.

Esse aquecedor parece-me ser dos que funcionam a óleo, dispõem de proteções que em principio não deixam chegar ao estado de incêndio e no próprio aquecedor devem estar escritas indicações para não tapar o equipamento em uso.
nebods
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nebods »

Muito obrigado pelo comentário.
Como referi atrás, tenho o máximo cuidado com o aquecedor -- não o cubro com nada e afasto-o de possíveis fontes de ignição.
Preocupa-me apenas que o temporizador possa aquecer, entrar em curto-circuito, provocando por ex. faíscas, situação que vi relatada num outro fórum.
Acha que existe esse risco?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Um temporizador com defeito ou de qualidade de fabrico duvidosa pode provocar estragos mas a culpa não será do equipamento que lá ligamos, a não ser que esteja em sobrecarga e que por algum motivo não existam proteções adequadas na instalação.
nebods
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por nebods »

Mais uma vez, obrigado pela resposta.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”