Erro de Projecto - Como Sair Desta?
Erro de Projecto - Como Sair Desta?
Olá, a cerca de 1 ano estava desempregado e com pouca experiência no ramo de AVAC. Foi então que surgiu uma oportunidade de efectuar um projecto, embora nunca tivesse feito projecto, acabei por aceitar pois estava desempregado e com pouco dinheiro.
Falei com o requerente que disse-me que seria algo simples, e que podia pedir ajuda ao fornecedor etc.
Assim foi, fiz o projecto e a obra foi executada, depois foi me pedido que executa-se as telas finais e assim fiz.
Agora +/- 1 um ano depois e com a chegada do calor, vieram me dizer que o sistema de AVAC montado não está a funcionar, e que o cliente vai pedir uma fiscalização a obra a fim de apurar a viabilidade do projecto.
Pequei no projecto e fui falar com um eng.º Projectista que garante que eu errei na projecção das condutas!
Portanto, quando efectuarem a fiscalização vão se aperceber do meu erro.
1. - Existe alguma coisa que eu possa fazer para me proteger?
2. - Quais as consequências?
3. - Terei de pagar do meu bolso uma nova instalação?
Estou com um grande problema em mãos e não sei como minimizar os danos...
Falei com o requerente que disse-me que seria algo simples, e que podia pedir ajuda ao fornecedor etc.
Assim foi, fiz o projecto e a obra foi executada, depois foi me pedido que executa-se as telas finais e assim fiz.
Agora +/- 1 um ano depois e com a chegada do calor, vieram me dizer que o sistema de AVAC montado não está a funcionar, e que o cliente vai pedir uma fiscalização a obra a fim de apurar a viabilidade do projecto.
Pequei no projecto e fui falar com um eng.º Projectista que garante que eu errei na projecção das condutas!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Erro de Projecto - Como Sair Desta?
Boasedsr Escreveu: 22 ago 2018, 11:55 Olá, a cerca de 1 ano estava desempregado e com pouca experiência no ramo de AVAC. Foi então que surgiu uma oportunidade de efectuar um projecto, embora nunca tivesse feito projecto, acabei por aceitar pois estava desempregado e com pouco dinheiro.
Na verdade está metido em problemas, mas deve verificar também se o Instalador instalou todo o equipamento que projetou, e se cumpre todas as caraterísticas da memoria descritiva do seu projeto.
Pois existem Instaladores que alteram as condutas, alteram as maquinas e depois quando o cliente reclama limitam-se a dizer que cumpriram o projeto.
Ainda à pouco tempo numa obra verifiquei que o cliente pagou uma extração nova, as condutas eram novas a caixa do motor era grande e nova, mas o motor que lá colocaram dentro já era usado logo este cliente foi enganado.
O Instalador também foi sacana, ou também era fraco, senão deveria-lhe ter chamado à atenção para o erro de projeto que diz existir.
Neste seu caso deve aconselhar-se com um bom Advogado, não deve olhar a dinheiro e contratar mesmo um bom Gabinete de Advocacia, para analisarem a memoria descritiva do seu projeto e verificarem se lá existe algo que lhe minimize os custos de indeminização, etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Pois é... uma situação muito delicada...
já voltou a confirmar se de fato existe algum erro no seu projeto? Confirmou se as condutas de fato estão mal dimensionadas?
Se for apenas esse o dito erro, dos males piores que poderão advir, até pode ser que consiga resolver a situação de forma "silenciosa".
Mas analise bem o projecto, se continuar com dúvidas procure aconselhar-se junto de alguém dotado do conhecimento e experiência necessárias e tente encontrar um caminho que simplifique o processo sem grandes "barulhos".
Posteriormente e, tal como o colega indicou, será sensato começar a precaver o futuro e procurar apoio juridico, pois se não conseguir minimizar os problemas vai mesmo precisar de um representante legal...
Tente partilhar o seu projeto e pode ser que consiga algumas opiniões que o agilizem ...
Até lá... Boa Sorte!!!
já voltou a confirmar se de fato existe algum erro no seu projeto? Confirmou se as condutas de fato estão mal dimensionadas?
Se for apenas esse o dito erro, dos males piores que poderão advir, até pode ser que consiga resolver a situação de forma "silenciosa".
Mas analise bem o projecto, se continuar com dúvidas procure aconselhar-se junto de alguém dotado do conhecimento e experiência necessárias e tente encontrar um caminho que simplifique o processo sem grandes "barulhos".
Posteriormente e, tal como o colega indicou, será sensato começar a precaver o futuro e procurar apoio juridico, pois se não conseguir minimizar os problemas vai mesmo precisar de um representante legal...
Tente partilhar o seu projeto e pode ser que consiga algumas opiniões que o agilizem ...
Até lá... Boa Sorte!!!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
As condutas estão mal dimensionadas porquê?
São pequenas para o caudal?
São pequenas para o chilher ou não há renovações de ar?
Ou não dá rendimento que se quer (pouco frio, ou calor)?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
São pequenas, as condutas são de ø150, quando deveriam ser de ø300 pelo que não dá o rendimento pretendido.Mário Escreveu: 23 ago 2018, 09:28 Boas
Cump.
Mário
O Chiller está bem projectado, os ventiloconvectores também, o problema está mesmo nas condutas...
O problema é que se trata de uma clínica, a para efectuar a alteração das condutas, a clínica tem de fechar...lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 21:49 Pois é... uma situação muito delicada...
Até lá... Boa Sorte!!!
- Mário
- Team Apoio
Boas
Pois é, vai-te custar dinheiro. Fala com um advogado e rápido, para ver se consegue minimizar a situação.
Cump.
Mário
Pois é, vai-te custar dinheiro. Fala com um advogado e rápido, para ver se consegue minimizar a situação.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boasedsr Escreveu: 23 ago 2018, 12:31O problema é que se trata de uma clínica, a para efectuar a alteração das condutas, a clínica tem de fechar...lcmmonteiro Escreveu: 22 ago 2018, 21:49 Pois é... uma situação muito delicada...
Até lá... Boa Sorte!!!
Tentem fazer a alteração ao fim de semana e por fases, a fim de a Clinica não fechar.
É lamentável, e muito estranho que o Instalador que deveria ser experiente, não tenha alertado para o erro de projeto.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
Boas
O instalador não tem que se pronunciar sobre o projecto, desde que as condutas estejam a bater certo, está bem.
Cump.
Mário
O instalador não tem que se pronunciar sobre o projecto, desde que as condutas estejam a bater certo, está bem.
Cump.
Mário
-
- Team Apoio
BoasMário Escreveu: 23 ago 2018, 23:01 Boas
Cump.
Mário
Eu diria que eticamente não deveria ser assim, errar é humano, eu pelo menos quando deparo com um erro de projeto alerto de imediato o Projetista, para depois eu não ter chatices com o cliente.
Eu tive uma Obra Publica à meia dúzia de anos atras, em que informei o Projetista, e este nada fez, solicitei ao Eng.º da Obra que ficasse escrito no livro de obra, e passados uns dias o Projetista veio todo aflito à obra, para vermos a forma mais fácil de resolvermos o erro de projeto, mas teve azar a obra já estava toda estucada, e como tal toda a rede de tubagem concluída, na reunião de obra seguinte o Projetista estava presente e o Dono da Obra só faltou chama-lo de Santinho, é alguém que anda por vezes aqui no Fórum, e acredito que lhe serviu de emenda para numa próxima dar mais atenção ao Instalador.
Um Instalador por norma também vende projetos, logo deveria ter o bom senso de alertar para este eventual erro de projeto em condutas, mas esta é a minha opinião e respeito todas as outras.
Cpts.
Energy
Energy
Boa tarde,
Não percebi bem se falou com o projectista ou com um projectista.
Assinou o projecto e seu termo de responsabilidade?
Uma das soluções, apesar de não ser de todo a mais correta poderá ser ver com o fabricante da UTA/Ventilador a possibilidade de mudar a relação de Polies de forma a aumentar a pressão estática.
Atenção que caso seja possível e funcione, as condutas deverão ser revestidas uma vez que irá aumentar o ruído.
MC,
Saari.
Não percebi bem se falou com o projectista ou com um projectista.
Assinou o projecto e seu termo de responsabilidade?
Uma das soluções, apesar de não ser de todo a mais correta poderá ser ver com o fabricante da UTA/Ventilador a possibilidade de mudar a relação de Polies de forma a aumentar a pressão estática.
Atenção que caso seja possível e funcione, as condutas deverão ser revestidas uma vez que irá aumentar o ruído.
MC,
Saari.