Caros amigos hoje comprei dois comutadores de escada duplos para 2 lampadas e gostaria como é feita a ligação, se alguém puder ajudar agradecia.
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ ... 13a5e56945
Ajudem me
Re: Ajudem me
Obrigado, mas o comutador tem 6 pinos, sendo assim as entradas são por baixo e as saídas por cima
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Bom dia.
O esquema acima postado pelo colega indica como deve fazer as ligações.
Um comutador recebe a fase e transporta 4 retornos ao outro comutador para fazer a comutação a dupla, ou seja, 2 retornos farão a comutação para um ponto de luz e os outros 2 para outro ponto de luz, e neste comutador seguem mais 2, um para cada ponto ponto de luz. O neutro vai direto aos pontos de luz.
Basicamente a fase é interrompida no comutador e os 2 fios fazem aquilo que é chamado de "vai e vem", abrem e fecham o circuito por forma a cada comutador poder fazer o on / off em cada posição.
Indico outra imagem para o ajudar:

Caso tenha dúvidas indique o modelo dos seus comutadores.
Cumprimentos.
O esquema acima postado pelo colega indica como deve fazer as ligações.
Um comutador recebe a fase e transporta 4 retornos ao outro comutador para fazer a comutação a dupla, ou seja, 2 retornos farão a comutação para um ponto de luz e os outros 2 para outro ponto de luz, e neste comutador seguem mais 2, um para cada ponto ponto de luz. O neutro vai direto aos pontos de luz.
Basicamente a fase é interrompida no comutador e os 2 fios fazem aquilo que é chamado de "vai e vem", abrem e fecham o circuito por forma a cada comutador poder fazer o on / off em cada posição.
Indico outra imagem para o ajudar:

Caso tenha dúvidas indique o modelo dos seus comutadores.
Cumprimentos.
boas.
para que o possamos ajudar, seria de todo conveniente referir o tipo de fabricante e o modelo.
Há, muitos modelos que precisam de um shunt exterior, isto é, repicar a fase.
por isso como já referido noutros emails, haveria toda a vantagem em informar qual o tipo de aparelhagem e fabricante, para que o possamos ajudar de forma conveniente.
CP
JAG
para que o possamos ajudar, seria de todo conveniente referir o tipo de fabricante e o modelo.
Há, muitos modelos que precisam de um shunt exterior, isto é, repicar a fase.
por isso como já referido noutros emails, haveria toda a vantagem em informar qual o tipo de aparelhagem e fabricante, para que o possamos ajudar de forma conveniente.
CP
JAG