Um ano e meio depois da liberalização do mercado de electric

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Um ano e meio depois da liberalização do mercado de electric

Mensagem por admin »

Um ano e meio depois da liberalização do mercado de electricidade apenas 162 mil clientes estão no mercado
09.04.2008 - 17h48
Por Lusa
Mais de um ano e meio depois da abertura total do mercado eléctrico, o número de clientes no mercado liberalizado é de 162 mil, permanecendo a grande maioria na tarifa, referem dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Dos cerca de 6 milhões de consumidores de electricidade existentes no país, apenas 162.134 estão no mercado, dos quais a maioria (158.874) são consumidores domésticos.

Seguem-se as pequenas empresas, com 2.894 clientes, e a média indústria, com 365 clientes, a comprar electricidade no mercado.

Dos 194 grandes consumidores, em alta tensão, apenas um está no mercado e dos 23 de muito alta tensão nenhum compra no mercado, estando todos na tarifa.

A principal empresa a actuar no mercado é a EDP Comercial, que agrega 98,7 por cento dos clientes, seguida da Endesa Energia, com 0,8 por cento dos clientes, a Unión Fenosa com 0,4 por cento e finalmente a Iberdrola com apenas 0,1 por cento.

Mesmo assim, em apenas meio ano, o número de clientes no mercado praticamente duplicou dos 88.266 em Setembro de 2007 para os actuais 162 mil.

O aprofundamento do mercado ibérico de electricidade tem-se feito por pequenos passos e a existência de tarifas, a par com o mercado livre, não tem ajudado a uma maior liberalização.

Entre as principais medidas de dinamização do mercado grossista falta ainda a implementação do mecanismo harmonizado de garantia de potência, que espera a aprovação dos governos de Portugal e Espanha, e o reforço da capacidade de interligação entre Portugal e Espanha.

Quanto ao mercado retalhista, é fundamental harmonizar com Espanha as regras e procedimentos para a mudança de comercializador, ter um plano harmonizado para a substituição dos contadores de electricidade e tarifas de acesso convergentes.
Fonte http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1325317
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”