Olá a todos,
Hoje o meu portão caiu e preciso solda-lo. Tenho uma maquina de eletrodos de 160A que pretendo utilizar.
O contador é de 15 Amperes.
O portão dista da casa 120 metros, pretendo levar a corrente por um cabo FVV 3x2.5mm.
As minhas dúvidas são:
1º Existirá uma grande quebra de tensão?
2º O cabo poderá derreter?
3º Comprometo toda a instalação da casa se houver um problema de queda de tensão?
4º Derrete primeiro o cabo ou o quadro vai abaixo?
5º a queda de tensão provoca danos nas ferramentas eletricas? (rebarbadora e maquina de soldar)
puxar uma extensão para soldar portão
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 set 2017, 21:20
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: puxar uma extensão para soldar portão
(Respostas a azul)Manuel1982 Escreveu: 11 set 2017, 23:03 Olá a todos,
Hoje o meu portão caiu e preciso solda-lo. Tenho uma maquina de eletrodos de 160A que pretendo utilizar.
O portão dista da casa 120 metros, pretendo levar a corrente por um cabo FVV 3x2.5mm.
As minhas dúvidas são:
Se a tensão na origem for na ordem dos 230V terá uma queda de tensão aprox. 6,13% (14,1V)
2º O cabo poderá derreter? Não
3º Comprometo toda a instalação da casa se houver um problema de queda de tensão? Em princípio Não, mas por precaução desligue os outros equipamentos enquanto estiver a soldar.
4º Derrete primeiro o cabo ou o quadro vai abaixo? Nem uma coisa nem outra.
5º a queda de tensão provoca danos nas ferramentas eletricas? (rebarbadora e maquina de soldar) A queda de tensão só existe com a carga ligada a situação mais desfavorável será quando tem a máquina de soldar ligada que é o equipamento de maior consumo, se a potência contratada que segundo diz são 3,45KVA (15Amp) não disparar consegue soldar.
Cumprs.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Enviou: 31 vezes
- Agradecimento recebido: 78 vezes
Re: puxar uma extensão para soldar portão
Embora a máquina seja de 160A, não quer dizer que absorva 160A da rede. Esse valor quer dizer que consegue fornecer 160A à peça que está a soldar (mas com uma tensão muito mais baixa que os 230V da rede) e realiza isto enquanto está a tirar muito nos que os 160A da rede.Manuel1982 Escreveu: 11 set 2017, 23:03 Olá a todos,
As minhas dúvidas são:
2º O cabo poderá derreter?
3º Comprometo toda a instalação da casa se houver um problema de queda de tensão?
4º Derrete primeiro o cabo ou o quadro vai abaixo?
5º a queda de tensão provoca danos nas ferramentas eletricas? (rebarbadora e maquina de soldar)
Se o contador é de 15A nunca poderá fornecer mais que esse valor (portanto um valor superior fará disparar a protecção do fornecedor). Sendo assim, não se preocupe com a questão de o cabo poder derreter (o cabo de 2.5mm2 está preparado para os 15A).