esquemas de quadros elétrico com circuitos horizontal

Responder
ruirego
Curioso
Curioso
Registado: 24 nov 2008, 13:12
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

esquemas de quadros elétrico com circuitos horizontal

Mensagem por ruirego »

Boa tarde Forum,

o que acham dos esquemas de QE com os circuitos na horizontal?
estou muito habituado a "ler" o circuito na vertical, mais na horizontal dá jeito para colocar as legendas…

estou a considerar alterar o meu layout de QE, que acham? algum inconveniente que nao esteja a ver?

(junto exemplo em anexo)

tks
r^2
Anexos
IMG_0641.jpg
cumprimentos,
ruirego
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Has thanked: 83 times
Been thanked: 49 times
Contacto:

Re: esquemas de quadros elétrico com circuitos horizontal

Mensagem por LVirtual »

ja agora como leigo tenho 2 duvidas em relaçao ao desenho:

1ª - O traço que identifica o barramento de saida dos diferenciais nao deveria estar interrompido entre eles para se saber que disjuntores ligam a qual diferencial ou os disjuntores terem alguma notaçao que identifiquem sem duvidas o diferencial a que pertencem.

2ª - na coluna que identifica a fase em uso antes da legenda de funçao, nao deveria estar assinalada a fase L1 como sendo a fase em uso?

Tambem posso nao estar a interpetar bem o desenho mas o que tenho visto é num esquema monofasico a Fase ser semrpe denominada L1 e nao L3.

Essa forma de apresentação para mim é optima, tenho todas as informaçoes relevantes visiveis no primeiro olhar. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ruirego
Curioso
Curioso
Registado: 24 nov 2008, 13:12
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruirego »

LVirtual Escreveu: 09 set 2017, 17:56 ja agora como leigo tenho 2 duvidas em relaçao ao desenho:

1ª - O traço que identifica o barramento de saida dos diferenciais nao deveria estar interrompido entre eles para se saber que disjuntores ligam a qual diferencial ou os disjuntores terem alguma notaçao que identifiquem sem duvidas o diferencial a que pertencem.
-> correto, devia estar interrompido

2ª - na coluna que identifica a fase em uso antes da legenda de funçao, nao deveria estar assinalada a fase L1 como sendo a fase em uso?
-> é um exemplo tirado do livro "Guia Tecnico das Instalações Elétricas da Certiel", nao sabemos se o quadro faz parte de um projeto maior onde poderia estar a ser alimentado pela L3

Tambem posso nao estar a interpetar bem o desenho mas o que tenho visto é num esquema monofasico a Fase ser semrpe denominada L1 e nao L3.

Essa forma de apresentação para mim é optima, tenho todas as informaçoes relevantes visiveis no primeiro olhar. ;)
cumprimentos,
ruirego
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
é uma maneira diferente de apresentar o esquema, no entanto já existe pessoal a fazer algo idêntico, não tenho nada contra, e tudo fica esclarecido ao primeiro olhar.
Como já foi dito falta interromper o traço dos IDs para saber quantos disjuntores alimenta cada ID.
A questão de assinalar a fase de serviço L3, e não L1 ou L2, pode prender-se no caso de vários apartamentos com potencias iguais, em que outros estarão assinalados no projeto como sendo a fase de serviço a L1 ou a L2 e assim fica logo definida a questão da distribuição das fases e respetivo equilíbrio entre as mesmas.

ruirego Escreveu: 09 set 2017, 17:43 Boa tarde Forum,

o que acham dos esquemas de QE com os circuitos na horizontal?
estou muito habituado a "ler" o circuito na vertical, mais na horizontal dá jeito para colocar as legendas…

estou a considerar alterar o meu layout de QE, que acham? algum inconveniente que nao esteja a ver?

(junto exemplo em anexo)

tks
r^2
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

o dif de 30mA só protege a hidromassagem? não tem mais circuito nenhum na casa de banho?.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

ohmico Escreveu: 09 set 2017, 19:47 Boas,

o dif de 30mA só protege a hidromassagem? não tem mais circuito nenhum na casa de banho?.

Ohmico
Boas
Bem observado, pois a iluminação e tomadas a existirem no wc, devem também ser protegidas a 30mA
Cpts.
Energy
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

a hidromassagem pode nao ser na casa de banho. ja estive numa vivenda de luxo em cascais em que a cave era preenchida com uma sala so para hidromassagem, outra só para casa de banho, outra so para as maquinas de aquecimento do chão, outra parte só para a garagem...

ha malucos para tudo no que toca a escolher o desenho da casa.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 10 set 2017, 15:08 a hidromassagem pode nao ser na casa de banho. ja estive numa vivenda de luxo em cascais em que a cave era preenchida com uma sala so para hidromassagem, outra só para casa de banho, outra so para as maquinas de aquecimento do chão, outra parte só para a garagem...

Boas
Mas essa sala de hidromassagem, teria mais tomadas e tinha iluminação, logo proteção diferencial de 30mA para toda a instalação desse local.
Cpts.
Energy
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Contacto:

Mensagem por LVirtual »

ENERGY Escreveu: 10 set 2017, 15:49
LVirtual Escreveu: 10 set 2017, 15:08 a hidromassagem pode nao ser na casa de banho. ja estive numa vivenda de luxo em cascais em que a cave era preenchida com uma sala so para hidromassagem, outra só para casa de banho, outra so para as maquinas de aquecimento do chão, outra parte só para a garagem...

Boas
Mas essa sala de hidromassagem, teria mais tomadas e tinha iluminação, logo proteção diferencial de 30mA para toda a instalação desse local.
provavelmente sim, mas nao te sei dizer ja foi a 16 anos atras...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”