Barramento fase
Barramento fase
Boa tarde,
Já alguma vez tiveram de usaram um barramento de fase num quadro monofásico? Que tipo usar aquelas barras que se aparafusam ou as colocadas na calha Din?
Uma duvida que tenho, é se é possível (segundo as regras), colocar no borne de saida de fase de um Interruptor diferencial um pente e um condutor?
Já alguma vez tiveram de usaram um barramento de fase num quadro monofásico? Que tipo usar aquelas barras que se aparafusam ou as colocadas na calha Din?
Uma duvida que tenho, é se é possível (segundo as regras), colocar no borne de saida de fase de um Interruptor diferencial um pente e um condutor?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Barramento fase
Claro que pode.jdpcsm Escreveu: 17 ago 2017, 14:14 Boa tarde,
Essa ligação no int.dif. é para alimentar o circuito de proteção de um quadro parcial no quadro geral.
A alimentação do quadro parcial é feita a 6mm(como diz o regulamento), a ligação entre o int.dif e a proteção
do quadro parcial no quadro geral, pode ser feita a 6mm também, ou terá que ser a 10mm?
A PMA é 6,9kVA, a potência contratada 3,45kVA, o quadro parcial tem uma proteção (disjuntor 1P+N) no quadro geral de 25A.
Não encontro essa informação no regulamento.
Obrigado
A alimentação do quadro parcial é feita a 6mm(como diz o regulamento), a ligação entre o int.dif e a proteção
do quadro parcial no quadro geral, pode ser feita a 6mm também, ou terá que ser a 10mm?
A PMA é 6,9kVA, a potência contratada 3,45kVA, o quadro parcial tem uma proteção (disjuntor 1P+N) no quadro geral de 25A.
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boasjdpcsm Escreveu: 18 ago 2017, 09:55 Essa ligação no int.dif. é para alimentar o circuito de proteção de um quadro parcial no quadro geral.
Obrigado
Em primeiro lugar, se tem mais de um Q.E, deve ter no Q.E.G um interruptor de corte geral 2X40A. ou 4X40A conforme mono ou tri, depois desse interruptor de corte é que alimenta os vários IDs, e o disjuntor que protege a derivação ao Q.P.
Se a instalação elétrica tem uma PMA de 6.9Kvas, no Q.P corte geral deve ser de 40A e não de 25A.
Cpts.
Energy
Energy
O corte do quadro geral é de 40A 30mA, assim como o corte do quadro parcial no quadro geral, este é só int/seccionador não tem diferencial 40A, o diferencial está no parcial.
O disjuntor 1p+n 25A é para proteger o cabo de alimentação do quadro parcial, mesmo que um dia tenha 6,9kVA, 25A chega e sobra para uma garagem (até 15A quanto mais 25A). E os 25A, compre o principio da selectividade 1,6x em relação aos circuitos de tomadas 16A.
A minha duvida era entre usar um condutor de 6mm ou um de 10mm do para fazer as ligações dentro do quadro para alimentar o quadro parcia(ligações entre protecçoes).
O disjuntor 1p+n 25A é para proteger o cabo de alimentação do quadro parcial, mesmo que um dia tenha 6,9kVA, 25A chega e sobra para uma garagem (até 15A quanto mais 25A). E os 25A, compre o principio da selectividade 1,6x em relação aos circuitos de tomadas 16A.
A minha duvida era entre usar um condutor de 6mm ou um de 10mm do para fazer as ligações dentro do quadro para alimentar o quadro parcia(ligações entre protecçoes).
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 18 ago 2017, 23:00 O corte do quadro geral é de 40A 30mA, assim como o corte do quadro parcial no quadro geral, este é só int/seccionador não tem diferencial 40A, o diferencial está no parcial.
Fala em seletividade, então se em ambos os Q.E tem como corte geral IDs de 40/30mA, aonde está a seletividade?
Se tem condutor de 6 mm e proteção de 25A está correto, até poderia ter proteção de 32A que também estaria correto.
Se a derivação é de 6 mm, nada impede que a eletrificação desse disjuntor seja também a 6mm, eletrificação de secção inferior é que não será recomendado neste caso.
Nada recomendável, abrir dois tópicos relacionados com o mesmo assunto: viewtopic.php?f=4&t=20874
Cpts.
Energy
Energy
Primeiro que tudo obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa, pelos dois topicos, não fiz de propósito, acabei por falar nos dois da mesma coisa.
Em relação aos diferenciais, neste momento apenas está um no geral de 30mA, mas vou colocar brevemente um de 100mA no geral e colocar o de 30mA no parcial, para assim garantir a selectividade.
Em relação aos diferenciais, neste momento apenas está um no geral de 30mA, mas vou colocar brevemente um de 100mA no geral e colocar o de 30mA no parcial, para assim garantir a selectividade.
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 08:53 Primeiro que tudo obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa, pelos dois topicos, não fiz de propósito, acabei por falar nos dois da mesma coisa.
Atenção que no Q.G. pode ter necessidade de ter instalado um ID de 30mA se tiver por exemplo wc com banheira, ou no caso de uma moradia, ter tomadas no exterior.
Daí eu ter falado na instalação de um corte geral no Q.G e depois protegia com disjuntor a saída para o Q.P e no Q.P aí já podia ter como geral um ID de 30mA.
No Q.G depois do corte geral então instalava de seguida um ou mais IDs, conforme as necessidades e os €€€ disponíveis.
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 8K1b1LWUIw
Cpts.
Energy
Energy
Obrigado, a casa tem um quadro geral, e dois parciais, um para a garagem outro para a habitação no primeiro andar, no primeiro andar da habitação, em principio levará um diferencial para a cozinha e outro para o resto da casa (Wcs incluidos), pode ser desperdicio de dinheiro, mas em caso de defeito assim pelo menos, ficam isoladas duas áreas, é mais fácil detectar o local. Caso leve algum circuito no exterior, irá ser a partir do quadro parcial da garagem, que é o mais próximo, e este vai ter um diferencial de 30mA.
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 11:56 Obrigado, a casa tem um quadro geral, e dois parciais, um para a garagem outro para a habitação no primeiro andar, no primeiro andar da habitação, em principio levará um diferencial para a cozinha e outro para o resto da casa (Wcs incluidos), pode ser desperdicio de dinheiro, mas em caso de defeito assim pelo menos, ficam isoladas duas áreas, é mais fácil detectar o local. Caso leve algum circuito no exterior, irá ser a partir do quadro parcial da garagem, que é o mais próximo, e este vai ter um diferencial de 30mA.
Se vai ter 2 Q.P o melhor mesmo é optar por instalar um corte geral no Q.G e a partir deste alimenta as proteções dos 2 Q.P, e não tem o problema das seletividades, que custam dinheiro a implementar, e quando mal implementadas díspara tudo ao mesmo tempo.
Claro que quantos mais IDs instalar para proteger circuitos, mais fácil se torna a deteção de uma possível avaria, e fica melhor protegida a instalação.
E se quer melhor, porque não instalar disjuntores de corte de fase/neutro, fica 5*, e aqui a deteção de avaria é extremamente simples de detetar.
Cpts.
Energy
Energy
Vou colocar disjuntores 1P+N, assim quando existir um defeito isola totalmente o circuito, e na detecção de defeitos ajuda ainda mais a detectar o local, visto interromper o neutro.
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:38 Vou colocar disjuntores 1P+N, assim quando existir um defeito isola totalmente o circuito, e na detecção de defeitos ajuda ainda mais a detectar o local, visto interromper o neutro.
Seria assim que todas as instalações elétricas deveriam ser feitas, mas os €€€ não abundam na maioria dos clientes, e a economia leva a instalar disjuntores apenas de 1 polo, e nas instalações domesticas, etc, apenas um ID de corte de 30mA.
Cpts.
Energy
Energy
Penso que mais vale, gastar mais uns euros, até que a casa não leva assim tantos circuitos, e ficar bem feito.
Qual a vida útil de um disjuntor? Não sei ao certo, mas é bastante, se a pessoa diluir o dinheiro extra no tempo, até parece "menos", mas cada um sabe de si.
Qual a vida útil de um disjuntor? Não sei ao certo, mas é bastante, se a pessoa diluir o dinheiro extra no tempo, até parece "menos", mas cada um sabe de si.
-
- Team Apoio
Boasjdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:53 Penso que mais vale, gastar mais uns euros, até que a casa não leva assim tantos circuitos, e ficar bem feito.
Quem dera que todos pensassem assim, eu tenho disjuntores instalados à dezenas de anos e nunca os tive de substituir, pois estão em perfeito estado de funcionamento.
Cpts.
Energy
Energy
Pois, penso que a maioria das pessoas como não percebe as diferenças, olha para isso como um gasto desnecessário.
E também alguns eletricistas, para ganharem mais uns cobres, fazem logo os orçamentos, com o básico, pelo que tenho visto, o normal é tudo EFAPEL, tudo unipolar e um diferencial à cabeça, mas os preços que tenho visto, são tudo menos básicos.
Por exemplo recebi um orçamento para fazer a instalação electrica só para a habitação, e o orçamento só para mão de obra foi de 1500eur, trabalho de pedreiro à parte, o que acho elevado, 3 quartos, 1 sala, 2 casas de banho e uma cozinha.
Substituir condutores, colocar tomadas, interruptores, fazer os circuitos da cozinha, e o quadro.
E mais 600ur, de material.
2100eur material e mão de obra, quadro hager, o resto tudo efapel.
E também alguns eletricistas, para ganharem mais uns cobres, fazem logo os orçamentos, com o básico, pelo que tenho visto, o normal é tudo EFAPEL, tudo unipolar e um diferencial à cabeça, mas os preços que tenho visto, são tudo menos básicos.
Por exemplo recebi um orçamento para fazer a instalação electrica só para a habitação, e o orçamento só para mão de obra foi de 1500eur, trabalho de pedreiro à parte, o que acho elevado, 3 quartos, 1 sala, 2 casas de banho e uma cozinha.
Substituir condutores, colocar tomadas, interruptores, fazer os circuitos da cozinha, e o quadro.
E mais 600ur, de material.
2100eur material e mão de obra, quadro hager, o resto tudo efapel.