nunomota Escreveu: 17 ago 2017, 19:43
Boa tarde,
todo o que colocar na OB100, apenas será executado na transição de "stop" para "run" do PLC. A OB100 é executada antes da OB1, OB main do PLC.
Na Siemens para a gama S7-200, já existe um bit de first cycle, um bit sempre a "1", bits intermitente a diferentes frequências,...., todos eles bits de "sistema", basta apenas utilizar sem ser necessário fazer mais nada.
Espero ter ajuda.
Bom trabalho.
Abraço.
Coisa que não acontece no S7-300, que obriga a criar a OB100, certo?
Mas vamos filosofar um pouco

Afinal para que serve o bit de 1ºciclo? Pela vista do grafcet, apenas para indicar qual etapa fica energizada no momento de arranque. Apenas assim faz sentido que a transição influencia as restantes etapas do grafcet. Estou certo?
No S7-300, que obriga a criação do OB100 - se a minha primeira frase estiver certa - podemos contornar a situação fazendo com que a transição imediatamente a seguir à etapa 0 active também a etapa 0. Pela regras do grafcet isto não faz qualquer sentido e está totalmente errado. Mas foi esta a maneira que arranjei para dar a volta...mas não resulta em todos os casos.
Pretendo fazer as coisas correctas, daí a minha busca pela maneira de configurar o OB100. Ainda não cheguei lá, mas daqui a umas horas já partilho novo status da coisa!
Nota: O OB100 vai activar um bit, passando o mesmo de 0 para 1. Esse bit fica a nível alto durante todo o tempo em que o autómato estiver com o botão de start no modo run, certo? Quando se diz "
executado uma vez" é que vai ser feito o set apenas, o reset será feito no momento em que desliga, certo?
Obrigado