Ligação equipotencial
-
- Curioso
- Registado: 23 jan 2012, 11:51
- Has thanked: 41 times
Ligação equipotencial
Boa tarde,
Faz sentido ligar à terra, uma janela ou porta que estao instaladas, numa parede onde só existe tijolo e cimento?
Em contacto com elementos metálicos, como vigas ou pilares até compreendo, porque a resistência de terra destas estruturas, pode ser diferente da terra de serviço, agora numa situação destas?
Estou a perguntar, porque não entendo e gosto de saber o porquê das coisas. Só se for no sentido de garantir a cem por cento que é tudo ligado à terra.
E já agora, o que entendem por, corpo dos elementos sanitários metálicos?
Obrigado
Faz sentido ligar à terra, uma janela ou porta que estao instaladas, numa parede onde só existe tijolo e cimento?
Em contacto com elementos metálicos, como vigas ou pilares até compreendo, porque a resistência de terra destas estruturas, pode ser diferente da terra de serviço, agora numa situação destas?
Estou a perguntar, porque não entendo e gosto de saber o porquê das coisas. Só se for no sentido de garantir a cem por cento que é tudo ligado à terra.
E já agora, o que entendem por, corpo dos elementos sanitários metálicos?
Obrigado
Re: Ligação equipotencial
Se é susceptível de ficar a um potencial diferente do potencial dos outros elementos condutores, então deve ser ligado à ligação equipotencial.
Corpo dos elementos sanitários metálicos é por exemplo uma banheira de metal ou um lavatório em inox.
Corpo dos elementos sanitários metálicos é por exemplo uma banheira de metal ou um lavatório em inox.
-
- Curioso
Obrigado joao.pt,
Foi o que pensei, como cada caso é um caso, então mais vale generalizar e assim garantir a equipotencialidade. A regra é só para a casa de banho ou para qualquer divisão, estou a pensar mais em janelas/portas de alumínio?
Tem de ser feito com ligadores bi-metalico, cu-al? Onde consigo comprar, porque andei a ver e não é facil?
Fiquei na duvida se as torneiras era consideradas ou não, assim está esclarecido
Obrigado
Foi o que pensei, como cada caso é um caso, então mais vale generalizar e assim garantir a equipotencialidade. A regra é só para a casa de banho ou para qualquer divisão, estou a pensar mais em janelas/portas de alumínio?
Tem de ser feito com ligadores bi-metalico, cu-al? Onde consigo comprar, porque andei a ver e não é facil?
Fiquei na duvida se as torneiras era consideradas ou não, assim está esclarecido

Obrigado
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Registado: 23 fev 2017, 23:30
- Has thanked: 83 times
- Been thanked: 49 times
- Contacto:
porque o assunto me interessa fui fazer uma pesquisa rapida e encontrei esta ficha tecnica da CERTIEL mais.
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
como tem um desenho bem explicito duma casa de banho, achei que podera ser util para entender as ligaçoes equipotenciais neste topico.
como é uma ficha de 2007 pergunto se ainda se mantem a mesma norma igualzinha a esta ou se ja foi alterada alguma coisa.
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
como tem um desenho bem explicito duma casa de banho, achei que podera ser util para entender as ligaçoes equipotenciais neste topico.
como é uma ficha de 2007 pergunto se ainda se mantem a mesma norma igualzinha a esta ou se ja foi alterada alguma coisa.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
-
- Curioso
Penso que se mantém, mas não tenho 100% certeza.
A duvida que tenho é, se só se aplica nos wc ou também no resto da casa.
A duvida que tenho é, se só se aplica nos wc ou também no resto da casa.
Na ligação equipotencial principal devem ser ligadas as canalizações metálicas do edifício e as partes metálicas da construção.
-
- Curioso
Então qualquer janela ou porta de alumínio, em qualquer divisão deverá ser ligada?
Pell que li a ligação só é necessária se o WC possuir bandeira ou chuveiro, para tomar banho.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
E corrimões e grades de inox nas varandas e escadas?jdpcsm Escreveu: 14 ago 2017, 13:44 Então qualquer janela ou porta de alumínio, em qualquer divisão deverá ser ligada?
A banca de inox da cozinha?
A escada metálica extensível que vai para o sótão?
A mesa de jantar em inox com tampo de vidro?
Resposta: Não.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasnelmindo Escreveu: 15 ago 2017, 23:50E corrimões e grades de inox nas varandas e escadas?jdpcsm Escreveu: 14 ago 2017, 13:44 Então qualquer janela ou porta de alumínio, em qualquer divisão deverá ser ligada?
A banca de inox da cozinha?
A escada metálica extensível que vai para o sótão?
A mesa de jantar em inox com tampo de vidro?
Resposta: Não.
Atenção que a bancada de inox da cozinha caso exista, deve ter ligação de terra.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Uma casa de banho tem uma janela de madeira, que vai ser trocada para alumínio, num caso destes, a janela vem com o local para colocar o terminal de terra, ou é preciso alertar quem vai fazer a janela para isso?
E numa porta de cassete de wc, em que a estrutura é metálica mais vai ficar dentro da parede, também tem de ter o terminal acessível, à vista?
Que diametro de tubo usam para o condutor de terra?
Obrigado
E numa porta de cassete de wc, em que a estrutura é metálica mais vai ficar dentro da parede, também tem de ter o terminal acessível, à vista?
Que diametro de tubo usam para o condutor de terra?
Obrigado
-
- Curioso
- Registado: 08 nov 2013, 21:23
- Has thanked: 21 times
- Been thanked: 5 times
Boa noite, vou desenterrar este tópico 

Ao aplicar um termoacumulador numa casa de banho, é necessário fazer ligações equipotenciais das tubagens de água? As tubagens estão visíveis, se é que isso faz diferença para a questão.Nas casas de banho, deve ser feita uma ligação equipotencial suplementar que interligue todos os elementos condutores existentes nos volumes 0, 1, 2 e 3 com os condutores de protecção dos equipamentos colocados nesses volumes.