baixada

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

baixada

Mensagem por pedro caetano »

boa tarde. a questão é Estou a fazer ainstalação de uma moradia que dista cerca de 150m do ramal aereo que vai alimenta-la. tenho ouvido varias versões sobre o modo de como fazer a baixada. uns dizem que coloco a caixa do contador e p100 junto da casa e a edp faz o ramal aereo ate ali com postes. outros dizem que coloco as caixas junto desse ramal aereo. e depois tem que se colocar um cabo de aluminio de 90 a 100mm pois a potençia sera para 30a trifasica. levando depois 2 caixas para fazer as ligacões do aluminio com o cobre. qual destas questões é a correta? obrigado
AJFR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jul 2010, 19:46
Been thanked: 4 times

Re: baixada

Mensagem por AJFR »

O que está correto é colocar a P100 e cx de contador no limite da propriedade e junto da via publica e depois passar um cabo de aluminio até à moradia, pois fica mais economico do que cobre, para isso tem de fazer duas transições de aluminio/cobre, pode ser feito em cx P100.

cumprimentos,
Armando Rodrigues
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

AJFR Escreveu: 29 jul 2017, 15:48 O que está correto é colocar a P100 e cx de contador no limite da propriedade e junto da via publica e depois passar um cabo de aluminio até à moradia, pois fica mais economico do que cobre, para isso tem de fazer duas transições de aluminio/cobre, pode ser feito em cx P100.

cumprimentos,
Armando Rodrigues
ok é o que sempre pensei pois o limite de propriedade fica junto a via publica. agora digam-me o cliente pode pedir a outro eletricista que faça este ramal? colocando eu as caixas. pois as ligaçoes exijem algumas ferramentas que não disponho. obrigado
AJFR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por AJFR »

No que diz respeito ao cabo, para não passar a queda de tensão admissivel (1.5%), pode utilizar cabo monocondutor LXV 1x95 (4 condutores) em tubo de 90 mm de diâmetro.
AJFR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por AJFR »

Sim, pode pedir a outro eletricista, mas para pedir a vistoria à CERTIEL, não sei se é o caso, só um eletricista é que pode assumir a responsabilidade da execução
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

AJFR Escreveu: 29 jul 2017, 16:07 Sim, pode pedir a outro eletricista, mas para pedir a vistoria à CERTIEL, não sei se é o caso, só um eletricista é que pode assumir a responsabilidade da execução
quanto á vistoria não ha problema. o problema é que neste caso pareçia simples. A casa que esta em construçao esta junto a outra que tem luz ligada e é do mesmo dono. as entradasficam a 40m junto da estrada. mas o dono pensa mais tarde alugar esta , logoachou melhor fazer nova baixada em sentido inverso o que é muito longe. não sei se pode colocar a entrada desta junto da outra.obrigado
AJFR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por AJFR »

Se o acesso às duas casas for o mesmo?
mas atenção devia certificar a 2ª, pois se ele alugar depois não consegue contratar novo contador sem ter a certificação.
Responder

Voltar para “Dúvidas”