E desta vez é que é.Terei de fazer o meu primeiríssimo projecto eléctrico, o que até nem é nada complicado á partida, suponho eu...
É apenas o seguinte:
numa zona balnear, está a ser pedido a rede de iluminação publica + rede eléctrica até á entrada da praia (rede aérea). Daí para a frente, é necessário abastecer de energia os 3 apoios de praia (bares) que irão surgir, assim como umas instalações sanitárias (esta só requer iluminação).
Tratando-se de uma chegada por rede aérea, não sei bem como fazer o projecto eléctrico para abastecer os apoios de praia...o que eu pretendia era que não ficassem postes colocados nas dunas, e aproveitar os passadiços de madeira para lá fixar os cabos de energia, seja artavés de tubagem PVC ou calha técnica...
Mas portanto, na minha óptica processava-se da seguinte maneira:
No fim da linha de IP e rede eléctrica, fazer um armário de distribuição EDP (não sei se é possível, pois este ficaria junto à praia) e a partir deste armário levar a energia aos 3 apoios de praia e às instalações sanitárias. Agora, o ideal seriam existir 3 contadores (1 por apoio) localizados dentro dos bares, isto para não ser necessário construir um murete para albergar os 3 contadores e as 3 portinholas (se é que estas são necessárias). Então, bastaria um projecto onde se indicasse o armário de distribuição e o traçado dos cabos até ao quadro eléctrico dos bares, certo? Como prevejo que os apoios de praia só necessitem de alimentar uma arca de gelados, 1 ou 2 frigorificos, 1 maquina de café, 1 microondas, torradeira, além de outras coisas menores (radio, tv, registadora) julgo que 4,6 kVA serão suficientes.
Os cabos de alimentação podem ser então do tipo LVAV 0,6/1 kV de 4x16mm^2 ? Ou será melhor LXS 4x16?? é pra ficar embebidos em tubos, junto ao mar...não são enterrados...
O que têm a dizer? eu vou postando aqui mais coisas, mas pra já vai só isto..
é dinâmico