Boas tardes.
Tenho um projetor de Leds (novo: este) com sensor que quando desligado fica a piscar muito ténuamente.
É de 2400 Lm, 30W e dá para voltagens de 100 a 240 V
O sensor está ligado à fase e o neutro vai direto à lâmpada. Não há ligações trocadas nas caixas de derivação. O projetor não está ligado a um dimmer, mas há dimmers em casa.
Mesmo desligando o disjuntor (a fase), o led fica a piscar o que indica que é o neutro que o alimenta.
Outro projetor diferente e lâmpadas leds no interior do mesmo edifício partilhando o mesmo circuito funcionam sem anomalias.
Foi comprado na http://www.virtualleds.com e custou 55€, vem equipado com chips SMD5630 de última geração, pelo que não penso que seja de gama baixa?
Digo isto porque alguns posts sugerem que os leds que piscam sejam dos de gama baixa.
O projetor foi testado na casa de um amigo e o problema não se reproduz, o que indica que há um problema na instalação da garagem onde está o projetor, mas fica com um restinho de energia durante uns segundos até ficar completamente apagado.
O projetor só tem um IP de 44, será um problema tê-lo à chuva?
Sei que esta questão já foi aqui discutida, já li os posts sobre isso e uns dizem que é por serem leds de gama baixa, outros sugerem que é por ter uma linha com tensão perto do neutro. Tenho a fase, o neutro e a terra tudo no mesmo tubo. Há quem fale em condensadores como solução.
Posso tentar desligar tudo em casa para ver se é algum componente que está a mandar energia para o neutro, um dimmer, um transformador, etc.
Mas o que me pergunto é: qual o problema do led piscar? Vai-se estragar mais depressa? Gasta muita luz? O facto de piscar não incomoda muito já que está na rua e mal se vê. O que me incomoda é saber que alguma coisa está errada.
Cumprimentos.
David.
Projetor LED pisca quando sensor desliga
- yoramdavid
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 mar 2017, 23:22
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
- LVirtual
- Electricista de 1ª
- Registado: 23 fev 2017, 23:30
- Has thanked: 83 times
- Been thanked: 49 times
- Contacto:
Re: Projetor LED pisca quando sensor desliga
boa tarde.
estive a ler a propaganda do vendedor desse projector e metade é so palha para encher o olho dos compradores.
primeiro os led's nao sao desginados por chips de alta potencia, como está la escrito: "Chips LED SMD de alta potência de última geração"
Chips, sao comummente designados os circuitos integrados, chamar chip a um led é o mesmo que chamar veiculo locomotor a um skate ou algo do genero...
è preciso saber se essa intermitencia acontece desde a primeira vez que foi ligado o porjector ou se so aconteceu a partir duma dada altura.
IP44 quer dizer que pode apanhar chuvadas directamente em cima sem perda de isolamento.
tem aqui a descriçao de como perceber a tabela IP: https://en.wikipedia.org/wiki/IP_Code
como isso trabalha a 230V eventualmente pode haver uma passagem de corrente no cabo ou na ligaçao dos fios dentro do projector.
O neutro nunca alimenta nada. Se ha tensao e corrente no neutro( fio azul) quer dizer que ou o fio esta mal ligado ou o isolamento dos fios perdeu-se e passa corrente da Fase (fio preto) para o neutro e eventualmente tambem para o terra.
Todos os paineis e projectores de led's bem como lampadas led nao funcionam com sinais fixos. os led's propriamente ditos estao constantemente a receber sinais de alimentaçao pulsados mas como a frequencia de trabalho é muito alta, o olho humano nao se apercebe dessa cintilaçao. quando conseguimos aperceber-nos dessa alimentaçao pulsada é proque a frequencia de trabalho do circuito esta muito baixa o que pdoe indiciar avaria no circuito controlador. avaria essa que tambem pode estar a ser provocada pelos cabos de alimentaçao se estiverem ligados de forma errada. de qualquer maneira é necessario que esse projector esteja ligado à terra atraves do quadro electrico.
Convem rever a cablagem de ligaçao disso. é facil perceber se o fio azul (neutro) tem corrente com um busca polos. se acender a lampada do busca-polos entao algo de errado se passa com as ligaçoes electricas. Atenção aos choques electricos
Nem sempre matam, mas sempre fazem mossa...
estive a ler a propaganda do vendedor desse projector e metade é so palha para encher o olho dos compradores.

primeiro os led's nao sao desginados por chips de alta potencia, como está la escrito: "Chips LED SMD de alta potência de última geração"
Chips, sao comummente designados os circuitos integrados, chamar chip a um led é o mesmo que chamar veiculo locomotor a um skate ou algo do genero...
è preciso saber se essa intermitencia acontece desde a primeira vez que foi ligado o porjector ou se so aconteceu a partir duma dada altura.
IP44 quer dizer que pode apanhar chuvadas directamente em cima sem perda de isolamento.
tem aqui a descriçao de como perceber a tabela IP: https://en.wikipedia.org/wiki/IP_Code
como isso trabalha a 230V eventualmente pode haver uma passagem de corrente no cabo ou na ligaçao dos fios dentro do projector.
O neutro nunca alimenta nada. Se ha tensao e corrente no neutro( fio azul) quer dizer que ou o fio esta mal ligado ou o isolamento dos fios perdeu-se e passa corrente da Fase (fio preto) para o neutro e eventualmente tambem para o terra.
Todos os paineis e projectores de led's bem como lampadas led nao funcionam com sinais fixos. os led's propriamente ditos estao constantemente a receber sinais de alimentaçao pulsados mas como a frequencia de trabalho é muito alta, o olho humano nao se apercebe dessa cintilaçao. quando conseguimos aperceber-nos dessa alimentaçao pulsada é proque a frequencia de trabalho do circuito esta muito baixa o que pdoe indiciar avaria no circuito controlador. avaria essa que tambem pode estar a ser provocada pelos cabos de alimentaçao se estiverem ligados de forma errada. de qualquer maneira é necessario que esse projector esteja ligado à terra atraves do quadro electrico.
Convem rever a cablagem de ligaçao disso. é facil perceber se o fio azul (neutro) tem corrente com um busca polos. se acender a lampada do busca-polos entao algo de errado se passa com as ligaçoes electricas. Atenção aos choques electricos

Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
- yoramdavid
Obrigado Sr. Sílvio Santos.
Sim, o projetor cintila desde a primeira utilização.
Entrei em contacto com o vendedor e o mesmo aconselhou a trocar por outro já que está na garantia.
As ligações estão todas corretas, foram verificadas por um eletricista e não há de facto corrente que se veja no neutro já com com o busca polos o mesmo não acende.
Vou proceder à devolução e ver se o outro se porta melhor.
Cumprimentos.
David.
Sim, o projetor cintila desde a primeira utilização.
Entrei em contacto com o vendedor e o mesmo aconselhou a trocar por outro já que está na garantia.
As ligações estão todas corretas, foram verificadas por um eletricista e não há de facto corrente que se veja no neutro já com com o busca polos o mesmo não acende.
Vou proceder à devolução e ver se o outro se porta melhor.
Cumprimentos.
David.
- yoramdavid
Sim eu sei. Se tivesse lido o meu primeiro post teria visto que sei disso. Li muitos posts "com receitas para todos os gostos".nelmindo Escreveu: 09 abr 2017, 15:59 Problema já relatado e com receitas para todos os gostos. Fazer uma pesquisa pelo forúm
Cada caso é um caso diferente.
O problema foi resolvido com a troca por outro projetor.
Se fosse um problema relatado numa dessas "com receitas para todos os gostos", porque não piscam todas as outras luzes e projetores leds que há no mesmo circuito?
Era problema do projetor mesmo.
Obrigado.
Cumprimentos.