Tive que substituir uma bomba de circulação de ventiloconvectores, a bomba nova (Grundfos NB 32-200/176 A F A BAQ, não é exactamente a bomba instalada, mas só varia nos diâmetros) ainda estava dentro da caixa de cartão de origem á dois anos.Foi portanto, decidido substituir a velha pela nova, porque a velha parece que perdia agua por varios sitios.
Na primeira intervenção,
Tirei as 3 chapas dos shunts que vinham na caixa de ligações do motor e liguei o U V W á placa de bornes U1 V1 W1 respectivamente e X Y Z á placa de bornes U2 V2 W2 (como está na foto) e respectivo ensaio.
O arranque em Y correu bem mas quando entrava o Δ o motor fazia um ruído que parecia falta de fase, e eu desligava no comando do quadro.
Troquei mais algumas vezes os fios na bomba,mais uns ensaios e antes que queima-se algo decidi deixar ligado em Y.
Na segunda intervenção, já com a ajuda de um colega também com alguma experiência neste tipos de ligações.
Substituiu-se o relé temporizado por outro usado que estava em funcionamento.(não percebi o porquê dessa decisão), mais uns ensaios, mais umas trocas de fios no motor e tudo na mesma. Agora é que vem a parte interessante, levantamos todos os fios do motor e ligamos conforme tínhamos visto em um esquema da net, ao ensaiar-mos...BUM...

Sendo assim lá ficou ele outra vez a trabalhar em Y.
Na terceira intervenção, foram lá o meu chefe e o chefe do meu chefe.
Medimos a resistência do motor, entre fases e fases á massa e o valor das resistências eram todas próximas do infinito (achei estranho que depois do primeiro estoiro ainda dar medidas próximas de infinito).(tenho pouca experiência com o Mega)
Resumidamente, eles mudaram 2 fases á entrada do contactor de linha com o de Δ umas 3 vezes ...mas numa destas trocas de fases deixaram as pontas do x y z levantadas e ... BUM...

Perguntas:
Que se passa com o motor quando entra em Δ?
Fiz bem as medidas com o megaohmímetro?
Porquê 90A quando ligado em Δ?
Obrigado a todos