Determinar corrente através da potencia?!

Responder
littlejonny17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 ago 2016, 18:11
Has thanked: 1 time

Determinar corrente através da potencia?!

Mensagem por littlejonny17 »

Boa tarde, tenho uma dúvida que é muito simples de tirar, mas que me faz uma confusão enorme.

Conheço apenas a potencia que um inversor trifásco injeta num quadro elétrico de uma rede trifásica.

Preciso de determinar a secção de um cabo de cobre que liga o inversor e o quadro.

Como calculo a corrente? Através desta formula? P=1.73*U*I*cos(fi)?? Qual o valor de U a usar? 400 ou 230?

Isto para muitos é básico, mas sempre tive esta duvida...

Obrigado desde já.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Determinar corrente através da potencia?!

Mensagem por luisilva78 »

littlejonny17 Escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida que é muito simples de tirar, mas que me faz uma confusão enorme.

Conheço apenas a potencia que um inversor trifásco injeta num quadro elétrico de uma rede trifásica.

Preciso de determinar a secção de um cabo de cobre que liga o inversor e o quadro.

Como calculo a corrente? Através desta formula? P=1.73*U*I*cos(fi)?? Qual o valor de U a usar? 400 ou 230?

Obrigado desde já.
Se o sistema é trifásico, o U deve ser 400V. Se precisar de saber o porquê, o que lhe posso dizer é que a fórmula não está completa. O que deveria estar escrito era:
P=1.73*U_L*I_L*cos(fi)

onde:
I_L é a corrente na linha
U_L é a tensão na linha
consegue provar-se que a tensão na linha é, para qualquer sistema trifásio (seja qual seja a forma de ligação) a tensão na linha é 400V (ou melhor 398,37V).
littlejonny17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 ago 2016, 18:11
Has thanked: 1 time

Mensagem por littlejonny17 »

Alguém mais me confirma que é a tensão a usar para os calculos da corrente é 400V?
Obrigado!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

se o circuito é trifasico...no calculo usa-se a tensão composta...neste caso se é em Portugal e na rede publica será 400V
Jaime Reis
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Has thanked: 11 times
Been thanked: 16 times

Mensagem por alucas »

littlejonny17 Escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida que é muito simples de tirar, mas que me faz uma confusão enorme.

Obrigado desde já.
Boas, quando temos raíz três na fórmula = 1,73 logo estamos a falar no sistema trifásico = 400 Volts
pela formula tiramos para a corrente I = Potência a dividir / 1,73 X Uc x I x cos (fi)
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

alucas Escreveu: Boas, quando temos raíz três na fórmula = 1,73 logo estamos a falar no sistema trifásico = 400 Volts
pela formula tiramos para a corrente I = Potência a dividir / 1,73 X Uc x I x cos (fi)
Não estou a ver de onde vem essa lógica!
"quando temos na fórmula 1,73 LOGO estamos a falar no sistema trifásico"?
Porquê?
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Has thanked: 11 times
Been thanked: 16 times

Mensagem por alucas »

luisilva78 Escreveu:
alucas Escreveu: Boas, quando temos raíz três na fórmula = 1,73 logo estamos a falar no sistema trifásico = 400 Volts
Não estou a ver de onde vem essa lógica!
"quando temos na fórmula 1,73 LOGO estamos a falar no sistema trifásico"?
Porquê?
Lembre-se que P=U.I.cos fi - Se for circuito trifásico multiplique por (raiz de 3 = 1,73) e UC (tensão composta) =400 Volts

ou seja: P = raíz de 3 .U.I.cos fi (não consigo inserir o simbolo de raíz 3)
Responder

Voltar para “Dúvidas”