Boa tarde a todos
Antes de começar a descrever a minha duvida peço a todos compreensão pois a electricidade nao é a minha praia pelo que se disser alguma "calinada" nao estranhem
Tenho a seguinte situação. Comprei casa e na cozinha tenho um comutador daqueles que tem no primeiro botao 0/1 e no segundo botao 1/2. Presumo que seja o ON/OF para a maquina 1/ maquina 2
Acontece que junto as maquinas tenho 2 tomadas electricas em que uma nao estava a ser utilizada mas liguei la uma maquina e nao funciona (tudo bem, pode ser da maquina)
Na outra tomada (supostamente vem da comutador) a outra maquina tambem nao funciona e é aqui que vem a minha estranheza
Todo este texto serve para questionar o que possa estar eventualmente a fazer mal para que nao funcionem uma vez que corrente existe em ambas as tomadas. Sera que é apenas um azar do caraças e as 2 maquinas que vinham com a casa ja estao KO?
Obrigado a todos pelo tempo dispendido
Comutador das maquinas de lavar
Re: Comutador das maquinas de lavar
A tecla que indica 0 e 1 é basicamente, ligado = 1 e desligado = 0.
A outra tecla é para escolher qual a tomada /máquina que se quer operar.
Resumindo, experimente colocar a tecla 0/1 na posição 1 e certamente uma das tomadas irá funcionar.
Rui
A outra tecla é para escolher qual a tomada /máquina que se quer operar.
Resumindo, experimente colocar a tecla 0/1 na posição 1 e certamente uma das tomadas irá funcionar.
Rui
Bom dia Rui
Experimentei o que indicou mas nada... no entanto a corrente passa.
Será mesmo azar e as 2 maquinas estao KO?
Experimentei o que indicou mas nada... no entanto a corrente passa.
Será mesmo azar e as 2 maquinas estao KO?
Testa as máquinas noutras tomadas. Já agora com um candeeiro de secretária as tomadas com comutador funcionam?
Boa tarde
É possivel transformar a tomada onde está o comutador numa tomada electrica?
Se sim, existe algum esquema que eu possa seguir ou o melhor mesmo é chamar um electricista?
Obrigado
É possivel transformar a tomada onde está o comutador numa tomada electrica?
Se sim, existe algum esquema que eu possa seguir ou o melhor mesmo é chamar um electricista?
Obrigado
É possível, desmontas os comutadores, compras ligadores e fica directo. Não sei quais são os teus conhecimentos da área, se assim entenderes podes tirar uma foto das ligações (na parte de trás dos comutadores) que sempre dá para ser mais explícito.