Quadro de Gerador

Responder
Nataniel
Curioso
Curioso
Registado: 23 set 2016, 09:42
Has thanked: 8 times
Been thanked: 6 times
Contacto:

Quadro de Gerador

Mensagem por Nataniel »

Boa tarde

Tenho um gerador 80KVA trifásico, pretendo colocar em serviço e fornecer energia em algumas casas de vizinhos a redor.
A ideia e instalar um quadro com corte geral 125A, barramento e 6 saídas 50A.
A minha duvida está no seguinte:
1º Protecções das saídas, pode ser disjuntores (1P-N)? penso que seria melhor fusíveis NH, mas não tenho em stock
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Quadro de Gerador

Mensagem por jaimereis »

não pode.....
Jaime Reis
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Nataniel, sugiro que preencha o seu perfil e que esclareça onde quer fazer isso.
Em Portugal não pode instalar um gerador e fornecer energia aos vizinhos.

Noutros países desconheço a lei, mas conheço algumas realidades.

Parece-me exagerado ter saídas de 50A para uma moradia. Atenção aos cabos que vai usar na distribuição, se suportam essa corrente.
Atenção às correntes de curto-circuito à saída do gerador. Desse ponto de vista seria preferível o uso de fusíveis.
Nataniel
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Nataniel »

dsrsantos Escreveu:Nataniel, sugiro que preencha o seu perfil e que esclareça onde quer fazer isso.
Em Portugal não pode instalar um gerador e fornecer energia aos vizinhos.

Noutros países desconheço a lei, mas conheço algumas realidades.

Parece-me exagerado ter saídas de 50A para uma moradia. Atenção aos cabos que vai usar na distribuição, se suportam essa corrente.
Atenção às correntes de curto-circuito à saída do gerador. Desse ponto de vista seria preferível o uso de fusíveis.

Boas

Assim que puder vou preencher o meu perfil....pra já sou angolano, aqui em angola ainda é possível.

Quando ao 50A na saída não alimentará apenas uma única moradia.

A minha dúvida concerne no uso dos disjuntores ao invés dos fusiveis

Atentamente
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Nataniel Escreveu:A minha dúvida concerne no uso dos disjuntores ao invés dos fusiveis Atentamente
[/quote]

O disjuntor é melhor que fusivel.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nataniel
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Nataniel »

Mário Escreveu:Boas
Nataniel Escreveu:A minha dúvida concerne no uso dos disjuntores ao invés dos fusiveis Atentamente
O disjuntor é melhor que fusivel.

Cump.
Mário[/quote]

Boas Mário, também penso o mesmo, ficaria caro trocar fusíveis toda vez que queimar.
Não sei o consumo de cada moradia, penso distribuir 50A para 2 moradias, mas como é hábito de nós Angolano fazer "gato" (puxada ilegal ou dar um fio no vizinho) os fusíveis queimariam constantemente, daí pensei nos disjuntores.

Atentamente
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Nos fusiveis (bases) podem por até lá caber um de maior intensidade, no disjuntor já não é tão fácil, mas é possível, porem maior ou ligar directo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
FERNANDOF4333
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 out 2016, 15:48

Mensagem por FERNANDOF4333 »

Boa tarde: se eu fosse vc eu faria um quadro de força com barramentos de fases e fusível NH pois o fusível e mais apropriado para abrir o meu circuito e garantir o bom funcionamento do meu gerador, do quadro de força mandava para um quadro de distribuição que la teria meus disjuntores correto, sendo que teria que fazer primeiro o levantamento de cargar de cada vizinho , ai vc colocaria o disjuntor correto para cada vizinho e não esquecendo que se vc for colocar o disjuntor de 50A o cabo tem que estar na bitola certa de cada disjuntor,aqui na minha cidade o disjuntor de 50A e para cabo de 10mm2 ok... vc entendeu mais ou menos ......... do quadro de distribuição vc faz a distribuição para os seus vizinhos ok....
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”