Electricidade em Portugal 30% mais cara do que em Espanha
Autoridade da Concorrência e entidade reguladora já estão a investigar
Em Portugal, o preço da electricidade é 30% superior à vizinha Espanha. Os dados foram avançados hoje pelo presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Abel Mateus, durante uma audição parlamentar.
O presidente da AdC afirmou que “esta diferença de preços é algo que já estamos a investigar”, em parceria com a ERSE - Entidade Reguladora do Sector Eléctrico.
A inexistência de uma liberalização dos mercados do gás e electricidade e a excessiva concentração de produção e distribuição são apontadas por Abel Mateus como problemas sectoriais dominantes.
Apesar da existência do mercado ibérico de electricidade (MIBEL), alguns problemas estruturais na economia portuguesa estão na origem de tal diferença de preços.
Para além dos custos de produção serem cerca de 20% mais caros em Portugal, a interligação com Espanha é reduzida, congestionando as redes em 80% das horas. A diferença regulatória permite ainda ao consumidor final espanhol alguma subsidiação, o que não acontece em Portugal.
Durante a audição, dedicada ao balanço da actividade da entidade reguladora durante os últimos cinco anos, algumas questões foram levantadas.
O deputado social-democrata, Mário Patinha Antão, afirmou que o PSD tem “sérias preocupações com a forma como o Governo tem conduzido a sua política energética” e questionou o alargamento do prazo de exploração das barragens à EDP.
In
Diário Notícias Online