Alternar motores com CLP

Responder
Vicenteaf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 ago 2016, 13:12
Been thanked: 1 time

Alternar motores com CLP

Mensagem por Vicenteaf »

Olá pessoal tenho 18 anos, sou novo na área da automação e eletrica industrial, e por conhecimento quero fazer um CLP alternar entre 4 motores, ja tentei fazer utilizando o simulador clic02 da weg. para 2 motores consegui, mas para 4 até agora não. esse sistema geralmente é usado em bombas de recalque que alterna os motores (bombas) a cada vez em que a chave boia é acionada. Alguém pode me explicar/ensinar como posso conseguir realizar essa troca utilizando o clp linguagem ladder ?

Existe pouco conteúdo a respeito, quem sabe do assunto geralmente não quer ensinar. Desde já agradeço!
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Alternar motores com CLP

Mensagem por BLima »

Viva!

Se quer que a bomba seja alternada a cada accionamento de uma entrada, faça esse input incrementar um contador que posteriormente com um comparador poderá ver qual a bomba a accionar.

Tipo:

Contador := 1 -> Bomba 01
Contador := 2 -> Bomba 02
Contador := 3 -> Bomba 03
Contador := 4 -> Bomba 04

Se contador for superior a 4, accionar a 4 e voltar a pôr a variável a 1 no próximo impulso de flanco positivo.

Poderia fazer com um shift register onde tinha um bit a andar para a esquerda, mas pode ser de percepção mais difícil.

Não esqueça que tem que ter inputs que avalie se a bomba está disponível electricamente antes de accioná-la.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »