Alternar motores com CLP

Responder
Vicenteaf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 ago 2016, 13:12
Been thanked: 1 time

Alternar motores com CLP

Mensagem por Vicenteaf »

Olá pessoal tenho 18 anos, sou novo na área da automação e eletrica industrial, e por conhecimento quero fazer um CLP alternar entre 4 motores, ja tentei fazer utilizando o simulador clic02 da weg. para 2 motores consegui, mas para 4 até agora não. esse sistema geralmente é usado em bombas de recalque que alterna os motores (bombas) a cada vez em que a chave boia é acionada. Alguém pode me explicar/ensinar como posso conseguir realizar essa troca utilizando o clp linguagem ladder ?

Existe pouco conteúdo a respeito, quem sabe do assunto geralmente não quer ensinar. Desde já agradeço!
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Alternar motores com CLP

Mensagem por BLima »

Viva!

Se quer que a bomba seja alternada a cada accionamento de uma entrada, faça esse input incrementar um contador que posteriormente com um comparador poderá ver qual a bomba a accionar.

Tipo:

Contador := 1 -> Bomba 01
Contador := 2 -> Bomba 02
Contador := 3 -> Bomba 03
Contador := 4 -> Bomba 04

Se contador for superior a 4, accionar a 4 e voltar a pôr a variável a 1 no próximo impulso de flanco positivo.

Poderia fazer com um shift register onde tinha um bit a andar para a esquerda, mas pode ser de percepção mais difícil.

Não esqueça que tem que ter inputs que avalie se a bomba está disponível electricamente antes de accioná-la.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Mensagem por luisilva78 »

Que raio é um CLP? O termo universal é PLC e na gíria (em Português) é conhecido por autómato. Se não fosse a parte final do post onde se fala de "ladder", ficava sem saber do que estava a falar (já agora porque não diz também linguagem "escada"?).
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Has thanked: 2 times
Been thanked: 8 times

Mensagem por rui14 »

PLC: Programmable Logic Controller
CLP: Controlador lógico programável
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

rui14 Escreveu:PLC: Programmable Logic Controller
CLP: Controlador lógico programável
Eu sei o que querem dizer as siglas. Apenas quis salientar que ninguém (pelo menos que eu conheça) se refere a esse aparelho como CPL. Também quis salientar a ideia que os PLC's são programados em ladder, mas os CPL's são programados em escada.
Vicenteaf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Vicenteaf »

luisilva78 Escreveu:Que raio é um CLP? O termo universal é PLC e na gíria (em Português) é conhecido por autómato. Se não fosse a parte final do post onde se fala de "ladder", ficava sem saber do que estava a falar (já agora porque não diz também linguagem "escada"?).
Amigo, como eu disse sou novo na área, me desculpe o erro em que não errei
CLP é um termo traduzido amigo, e linguagem ladder não pode ser traduzida da mesma forma por ser uma linguagem de programação.
Seja menos ignorante em suas próximas respostas.
Responda apenas o que foi pedido.
Abraços!

fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlad ... m%C3%A1vel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_ladder
Vicenteaf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Vicenteaf »

BLima Escreveu:Viva!

Se quer que a bomba seja alternada a cada accionamento de uma entrada, faça esse input incrementar um contador que posteriormente com um comparador poderá ver qual a bomba a accionar.

Tipo:

Se contador for superior a 4, accionar a 4 e voltar a pôr a variável a 1 no próximo impulso de flanco positivo.

Poderia fazer com um shift register onde tinha um bit a andar para a esquerda, mas pode ser de percepção mais difícil.

Não esqueça que tem que ter inputs que avalie se a bomba está disponível electricamente antes de accioná-la.
Obrigado pela resposta ajudou muito.
Poderia me dar um exemplo pratico ?
Abraços
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Eu apresentei um conceito. Agora aplique-o ao seu caso ou melhore o que eu disse. Não trabalhe sobre uma base que não foi criada por si, pois perde mais tempo a interpretar o meu código do que a fazer. Escreva numa folha de papel o grafcet do que pretende, pois ajuda muito.

Desconheço em que linguagem programa e todos os exemplos que tenho, são em têm particularidades próprias de cada projecto.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Penso que as fontes citadas não serão as mais correctas para justificar aquilo que não tem justificação. Estas fontes estão em português do Brasil e não serão as mais correctas. Por exemplo, a primeira tem pérolas como as seguintes:
monitorar
controle
umidade
eletrônico
IHM - querendo-se referir a HMI (Humman Machine Interface), imagino eu

Outro exemplo, é o seguinte parágrafo:
"As entradas são os meios de comunicação do CLP com o processo a ser controlado. São as interfaces que permitem ao PLC receber informações sobre o processo, é onde entram os sinais de um termostato, chaves fim-de-curso, botoeiras, medidores de pressão, vazão, e todos os tipos de dispositivos usados para monitorar o processo e fornecer um retorno de informação ao CLP. As entradas podem ser digitais ou analógicas e ainda podem ser intenas ou externas. As entradas externas são aquelas por onde entrará o sinal enviado por um sensor ao PLC e as internas são aquelas que recebem sinal de outro, como por exemplo, o contato de um temporizador utilizado para ligar outro componente interno ou uma saída externa."

onde nuns locais é usado o termo PLC, noutros é usado o termo CLP e com erros ortográficos pelo meio.

Repare que na fonte que utiliza para justificar a utilização do termo "linguagem ladder" também figura exactamente o contrário (uma tentativa de tradução do termo ladder):

"Atualmente, a linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é um auxílio gráfico (...)"

Já agora porque não "traduzem" outras siglas dessas páginas? Como por exemplo:
MAA em vez de RAM;
MSL em vez de ROM;
EPROM ficaria MSLA;
e como não, EEPROM, ficaria MSLAE;
CPU já vi muitas vezes traduzida como UCP mas nestes textos não figura assim;
etc. (este é latim, se calhar está na altura de pensar em traduzi-lo também, uma vez que o latim até é uma língua morta).

Conclusão, os brasileiros traduzem tudo e mais alguma coisa (até criaram várias novas palavra para substituir palavras em bom português completamente válidas como é o caso de "esporte" para "desporto"), mas esquecem-se que algumas palavras ou termos não podem (ou devem) ser traduzidos porque são criados na língua inglesa com o intuito de serem universais (e por vezes são "brincadeiras" que só funcionam nessa língua, como RAM e ROM) e que não são utilizados (e portanto conhecidos) em mais local nenhum do mundo sem ser no Brasil. Como eu estou em Portugal prefiro os termos internacionais que é com esses que estou habituado a trabalhar (ou então os termos da gíria como disse em cima).

Bons estudos (e cuidado com as fontes que escolhe).
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

luisilva78 Escreveu:Penso que as fontes citadas não serão as mais correctas para justificar aquilo que não tem justificação. Estas fontes estão em português do Brasil e não serão as mais correctas. Por exemplo, a primeira tem pérolas como as seguintes:
monitorar
controle
umidade
eletrônico
IHM - querendo-se referir a HMI (Humman Machine Interface), imagino eu

Outro exemplo, é o seguinte parágrafo:
"As entradas são os meios de comunicação do CLP com o processo a ser controlado. São as interfaces que permitem ao PLC receber informações sobre o processo, é onde entram os sinais de um termostato, chaves fim-de-curso, botoeiras, medidores de pressão, vazão, e todos os tipos de dispositivos usados para monitorar o processo e fornecer um retorno de informação ao CLP. As entradas podem ser digitais ou analógicas e ainda podem ser intenas ou externas. As entradas externas são aquelas por onde entrará o sinal enviado por um sensor ao PLC e as internas são aquelas que recebem sinal de outro, como por exemplo, o contato de um temporizador utilizado para ligar outro componente interno ou uma saída externa."

onde nuns locais é usado o termo PLC, noutros é usado o termo CLP e com erros ortográficos pelo meio.

Repare que na fonte que utiliza para justificar a utilização do termo "linguagem ladder" também figura exactamente o contrário (uma tentativa de tradução do termo ladder):

"Atualmente, a linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é um auxílio gráfico (...)"

Já agora porque não "traduzem" outras siglas dessas páginas? Como por exemplo:
MAA em vez de RAM;
MSL em vez de ROM;
EPROM ficaria MSLA;
e como não, EEPROM, ficaria MSLAE;
CPU já vi muitas vezes traduzida como UCP mas nestes textos não figura assim;
etc. (este é latim, se calhar está na altura de pensar em traduzi-lo também, uma vez que o latim até é uma língua morta).

Conclusão, os brasileiros traduzem tudo e mais alguma coisa (até criaram várias novas palavra para substituir palavras em bom português completamente válidas como é o caso de "esporte" para "desporto"), mas esquecem-se que algumas palavras ou termos não podem (ou devem) ser traduzidos porque são criados na língua inglesa com o intuito de serem universais (e por vezes são "brincadeiras" que só funcionam nessa língua, como RAM e ROM) e que não são utilizados (e portanto conhecidos) em mais local nenhum do mundo sem ser no Brasil. Como eu estou em Portugal prefiro os termos internacionais que é com esses que estou habituado a trabalhar (ou então os termos da gíria como disse em cima).

Bons estudos (e cuidado com as fontes que escolhe).
Eu já consegui bloquear um brasileiro mentalmente, quando lhe perguntei se traduziram à letra o CPL e porque é que não traduziram à letra o simples LED?...

E porque é que insistem em usar o plugue e o soquete, para dizer ficha e tomada? Não me choca quando dizem placa-mãe (motherboard) ou bolsa de ar (air-bag)... agora aportuguesar palavras inglesas, para as quais já existem tradução, é triste...
Mas terminemos o assunto por aqui, quem quiser lançar discussão sobre este tema, que use o separador "conversas de café"
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

nelmindo Escreveu:
luisilva78 Escreveu: (...)
Eu já consegui bloquear um brasileiro mentalmente, quando lhe perguntei se traduziram à letra o CPL e porque é que não traduziram à letra o simples LED?...

E porque é que insistem em usar o plugue e o soquete, para dizer ficha e tomada? Não me choca quando dizem placa-mãe (motherboard) ou bolsa de ar (air-bag)... agora aportuguesar palavras inglesas, para as quais já existem tradução, é triste...
Mas terminemos o assunto por aqui, quem quiser lançar discussão sobre este tema, que use o separador "conversas de café"
Não me apercebi no primeiro post que o Vicenteaf era brasileiro, daí a minha resposta, que foi simplesmente para alertar um estudante (que eu pensava ser Português) para o facto de os termos que existem na "literatura" on-line serem termos que não se usam em Portugal por essa "literatura" ser criada por brasileiros e para brasileiros.

No entanto mesmo o utilizador sendo brasileiro e responde:
Vicenteaf Escreveu: Amigo, como eu disse sou novo na área, me desculpe o erro em que não errei
CLP é um termo traduzido amigo, e linguagem ladder não pode ser traduzida da mesma forma por ser uma linguagem de programação.
Seja menos ignorante em suas próximas respostas.
Responda apenas o que foi pedido.
Abraços!

fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Controlad ... m%C3%A1vel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_ladder
não consigo ficar calado.

Que traduzam também RAM e EEPROM, porque não são linguagens de programação, e pela lógica apresentada, podem ser traduzidas. Essa do LED nunca me tinha lembrado, por acaso :).

Concordo que é melhor ficar com o tema por aqui (que já agora, na minha opinião, é tão adequado para estar na secção de problemas eléctricos, como o tema original do post).
Claudiorss
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 out 2016, 12:47
Has thanked: 2 times

Mensagem por Claudiorss »

BLima Escreveu:Viva!

Tipo:

Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”