Portugal está a instalar 180 megawatts de energia solar sem subsídios
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Portugal está a instalar 180 megawatts de energia solar sem subsídios
Depois da energia eólica, Portugal vive agora uma euforia de desenvolvimento de energia solar fotovoltaica. E sem apoios à produção, ao contrário do que aconteceu nos projectos anteriores.
"Neste momento estão em curso a instalação de 180 megawatts (MW) de projectos solares fotovoltaicos já aprovados e sem tarifas subsidiadas", disse o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, esta terça-feira, 19 de Julho.
As declarações tiveram lugar durante a apresentação do "BP Statistical Review of World Energy 2016" que teve lugar no ISCTE-IUL em Lisboa.
No seu discurso, Jorge Seguro Sanches sublinhou que nos últimos cinco anos as "energias renováveis representaram em média cerca de 50% do consumo" no país. E que depois da eólica urge agora apostar na produção solar.
"O aproveitamento do potencial solar em Portugal é estratégico para o reforço das renováveis em Portugal. E a produção solar reúne todas as condições para a produção sem subsídios e sem tarifas "feed-in"", começou por destacar o governante.
Seguro Sanches sublinhou que as renováveis em Portugal até 2015 "foram sempre subsidiadas pelos consumidores" e que este foi o "caminho correcto" a fazer. Mas a "mudança tecnológica" dos últimos anos "permitiu criar as condições para que hoje as renováveis sejam competitivas com todas as outras energias", afirmou.
Neste contexto apontou que a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEG) e a REN estão a trabalhar no "sentido de identificar no sul do país os melhores locais" para instalar centrais solares fotovoltaicas "para que o país possa aproveitar no futuro as interligações eléctricas", pois o país hoje é excedentário na produção de energia eléctrica, para países como Espanha ou no futuro Marrocos e França.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... idios.html
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum