Na instalação residencial que estou a projetar tenho um quadro de domótica, numa localização central e alimentado pelo quadro de entrada. Nesse quadro vão estar os módulos lógicos de domótica, as fontes de alimentação e os actuadores (válvulas de solenoide a 230V) do sistema de aquecimento central. Para além disso a partir dele vai ser alimentada uma pequena bomba circuladora, e estou a considerar colocar também uma tomada para o que for necessário. A potência total é bastante baixa.
Inicialmente estava a pensar alimentar o quadro a fio de 2.5mm e protegê-lo com um disjuntor de 16A no quadro de entrada. Localmente teria só um interruptor geral. Penso que desta forma a canalização (incluindo a tomada) estaria protegida, embora não os aparelhos fixos. Começo a achar que é uma má solução, mas será aceitável?
Surgiu depois a dúvida se deveria ou não proteger localmente a bomba e a tomada. Protegendo a tomada (porque a bomba será de baixa potência), tenho de ter cuidado para não perder selectividade entre esse disjuntor e o da alimentação do quadro. Por outro lado, se mantiver a selectividade e houver um curto-circuito na tomada ou na bomba não me vai o sistema de domótica todo abaixo.

A solução que estou a considerar agora é então a alimentar o quadro a fio de 4mm, e disjuntor de 25A. Protejo a tomada localmente a 16A, a bomba ao que for necessário (será pré-instalação), e o restante equipamento com um disjuntor de 2A p.ex. Faz sentido? Na minha cabeça é sobre-sobredimensionar esse quadro, mas não ficará assim muito mais caro.
Em alternativa, protegeria a tomada a 10A, e mantinha alimentação a 2.5 para o quadro, com disjuntor de 16 ou 20A.
Finalmente não sei se deva proteger individualmente os dispositivos, já que consomem correntes baixíssimas. Acham que é razoável uma protecção com disjuntor de 2A para todos os aparelhos, sendo que no conjunto não devem consumir mais de 0.5A?
Provavelmente a solução é bem óbvia, mas gostava de ter a opinião de quem já faz isto há mais tempo. Obrigado!