Quadro de entrada de protecção.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Quadro de entrada de protecção.
Gostava de ser esclarecido e talvez por este forum possa saber se numa loja de atendimento ao público c/área de + ou - 200m2 o quadro possa ter só um interrupetor como corte geral de 40A/30MA uma vez que vai ser pedido 20,7KVA e depois dijuntores de protecção aos diversos circuitos ou se tenho de ter um interrupetor de corte geral 40A e subdividir um int/dif para cada luz,tomadas,ventiladores? e depois os dijuntores de protecção aos diverso circuitos. desculpem a ignorância, é que andamos sempre a aprender. 

- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Quadro de entrada de protecção.
Boas
Em primeiro lugar deves consultar a regras técnicas, lá vais verificar que no minimo tens que ter 2 circuitos independentes de iluminação normal entre outros tipos de circuitos de iluminação.
deppois disso as duvidas que restarem diz.
Em primeiro lugar deves consultar a regras técnicas, lá vais verificar que no minimo tens que ter 2 circuitos independentes de iluminação normal entre outros tipos de circuitos de iluminação.
deppois disso as duvidas que restarem diz.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Tal como disse o RebeloCruz dá primeiro uma olhadela nas regras técnicas mais concretamente
no ponto "801.2 - Estabelecimentos recebendo público"
Se ainda não tiveres as RTIEBT, podes facilmente encontrar aqui no fórum.
Mas em relação á tua pergunta em concreto terás de ter vários diferenciais e distribuir
no mínimo dois para iluminação (25A/300mA) um para tomadas (40A/30mA) e já agora
um para alimentações especificas (40A/30mA).
Ainda em relação á iluminação, na zona de público terás de ter no mínimo dois circuitos de
ilum. normal e dois de ilum. de emerg. (distribuidos pelos dois diferenciais) os blocos autónomos
teram de ter telecomando (para os colocar em repouso no período em que o estabelecimento está
encerrado ao público).
As tomadas teram de ter alvéolos protegidos.
Mas em relação á tua pergunta em concreto terás de ter vários diferenciais e distribuir
no mínimo dois para iluminação (25A/300mA) um para tomadas (40A/30mA) e já agora
Ainda em relação á iluminação, na zona de público terás de ter no mínimo dois circuitos de
ilum. normal e dois de ilum. de emerg. (distribuidos pelos dois diferenciais) os blocos autónomos
teram de ter telecomando (para os colocar em repouso no período em que o estabelecimento está
encerrado ao público).
As tomadas teram de ter alvéolos protegidos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Viva.
Pegando neste topico, tenho a mesma duvida:
"Num estabelecimento que vai ter acesso a público o quadro deve estar protegido com interrruptores de alta sensabilidade 30MA para Tomadas ?"
Estive a ver as RTIEBT e nada dizem sobre a protecçao de alta sensibilidade das tomadas, apenas que tem de ter obturadores.
Caso pratico: num cafe, com tomadas no balcao (do lado de dentro, ao serviço dos empregados, para ligarem aparelhos), essas tomadas teem de ser protegidas por circuito a 30mA?
Eu julgo que nao, mas tenho a duvida...
"Num estabelecimento que vai ter acesso a público o quadro deve estar protegido com interrruptores de alta sensabilidade 30MA para Tomadas ?"
Estive a ver as RTIEBT e nada dizem sobre a protecçao de alta sensibilidade das tomadas, apenas que tem de ter obturadores.
Caso pratico: num cafe, com tomadas no balcao (do lado de dentro, ao serviço dos empregados, para ligarem aparelhos), essas tomadas teem de ser protegidas por circuito a 30mA?
amoreira Escreveu:Tal como disse o RebeloCruz dá primeiro uma olhadela nas regras técnicas mais concretamente
.
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Boa tarde, não é obrigatório o uso de 30mA. quando muito pode ter esse cuidado "extra".gemini Escreveu:Viva.
amoreira Escreveu:Tal como disse o RebeloCruz dá primeiro uma olhadela nas regras técnicas mais concretamente
.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com