iluminação de emergência
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
iluminação de emergência
Gostava de saber se num espaço publico , loja , parqueamento , sou obrigado a passar uma linha para alimentar a iluminação de emergência , sou ?
Num escritório , penduramos a iluminação de emergência na linha normal de lâmpadas ... o responsável disse não haver problemas ...
No entanto num parqueamento já disse que queria um circuito à parte ...
Em ambos os casos ele diz que está dentro da legalidade e que passa ... será ?
Obrigados
Num escritório , penduramos a iluminação de emergência na linha normal de lâmpadas ... o responsável disse não haver problemas ...
Obrigados
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: iluminação de emergência
Boas,quero aprender Escreveu:Gostava de saber se num espaço publico , loja , parqueamento , sou obrigado a passar uma linha para alimentar a iluminação de emergência , sou ?
Obrigados
A emergencia não tem cortes, o correcto é fazer um circuito directo para emergencia, em qualquer dos casos.
Só quando faço remodulação em que não há acesso ao quadro, é que aproveito alimentações existentes de iluminação.
Cump.
Rochinha
Rochinha
Deixo aqui as alíneas que considero serem explícitas para este caso.
As canalizações das instalações de segurança devem satisfazer às regras indicadas na secção 801.2.1.3.1 e às regras seguintes:
(...)
b) Devem ser distintas das canalizações das restantes instalações;
(...)
801.2.1.5.3.2.5.2 - A iluminação de circulação de cada caminho de evacuação de comprimento superior a 15 m e que conduza o público para o exterior e a iluminação de ambiente devem, cada uma delas, ser repartida, no mínimo, por dois circuitos distintos, com percursos tão diferentes quanto possível e concebidos por forma a que, em caso de falha de um desses circuitos, a iluminação ainda seja suficiente.
-
- Velha Guarda
Isto de facto no nosso Portugal não tem explicação ...
Percebi do comentário dos colegas que iluminação de emergência em espaços públicos tem sempre um circuito próprio ...
Percebi do comentário dos colegas que iluminação de emergência em espaços públicos tem sempre um circuito próprio ...
Sim, segundo as regras tem de ter circuito distinto do resto e para além disso se estivermos a falar de corredores com mais de 15m tem de ser subdividido em 2 circuitos.
Encontramos de tudo, desde blocos que estão só a enfeitar, outros ligados a uma tomada que está próxima, etc.
Encontramos de tudo, desde blocos que estão só a enfeitar, outros ligados a uma tomada que está próxima, etc.
-
- Velha Guarda
obrigado , muito obrigado pela Vossa ajuda ...
hoje em dia tem-se que usar dois manuais de regras técnicas ... mas efim
hoje em dia tem-se que usar dois manuais de regras técnicas ... mas efim
-
- Curioso
- Registado: 14 mar 2016, 12:33
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Boa noite
Deixo aqui link para livro de um seminário que me foi cedido por um professor. Certo é que é de 2012 e é provável que já tenha mudado alguma coisa desde então.
https://www.dropbox.com/sh/6obzvypj0tmf ... -Xgla?dl=0
Espero que ajude
Deixo aqui link para livro de um seminário que me foi cedido por um professor. Certo é que é de 2012 e é provável que já tenha mudado alguma coisa desde então.
https://www.dropbox.com/sh/6obzvypj0tmf ... -Xgla?dl=0
Espero que ajude
______________________________________________________________________________________________________
"Quando não aprenderes nada com alguém mais velho, é porque não estás a fazer os possíveis para aprender!!!!"
"Quando não aprenderes nada com alguém mais velho, é porque não estás a fazer os possíveis para aprender!!!!"
-
- Velha Guarda
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
A iluminação de emergência deve na generalidade das situações alimentada pelo mesmo circuito da iluminação normal, derivando deste a montante do dispositivo de comando da iluminação normal e a jusante do dispositivo de protecção. (figura 1a da ficha técnica 11 da certiel).
se os circuitos são independentes tem de haver um contacto associado ao dispositivo de protecção da iluminação normal, que active a iluminação de emergência (figura 1b da ficha técnica 11 da certiel).
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
A questão dos dois circuitos é que para determinadas situações as RTIEBT dizem que a iluminação normal tem de estar pendurada em dois diferenciais distintos de modo a que a falha de um não prive o local de iluminação. Isto acontece não so para o caso sos corredores, já falado, como para estabelecimentos recebendo publico com mais de 200 pessoas (penso ser este o valor).
Em todo o caso, se recebe público, tem de ter telecomando...
se os circuitos são independentes tem de haver um contacto associado ao dispositivo de protecção da iluminação normal, que active a iluminação de emergência (figura 1b da ficha técnica 11 da certiel).
https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
A questão dos dois circuitos é que para determinadas situações as RTIEBT dizem que a iluminação normal tem de estar pendurada em dois diferenciais distintos de modo a que a falha de um não prive o local de iluminação. Isto acontece não so para o caso sos corredores, já falado, como para estabelecimentos recebendo publico com mais de 200 pessoas (penso ser este o valor).
Em todo o caso, se recebe público, tem de ter telecomando...
-
- Velha Guarda
dsrsantos ,
então abaixo de 200 pessoas ( loja ) não necessita de circuito próprio para emergência ?
e abaixo de 200 pessoas necessita de telecomando ?
obrigado
então abaixo de 200 pessoas ( loja ) não necessita de circuito próprio para emergência ?
e abaixo de 200 pessoas necessita de telecomando ?
obrigado
É obrigatória iluminação de segurança para locais onde possam permanecer mais do que 50 pessoas.
O uso de telecomando é obrigatório obviamente quando são aplicados blocos autónomos.
O uso de telecomando é obrigatório obviamente quando são aplicados blocos autónomos.
Última edição por joao-pt em 30 mar 2016, 22:34, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
então naquela loja ele estava certo ao fazer um único circuito ?
a loja tem 10 pessoas no máximo ...
a loja tem 10 pessoas no máximo ...
Do meu ponto de vista não existe total clareza nas regras, eu interpreto como sendo obrigatório sempre, nem que seja apenas um bloco autónomo.
Quanto à separação de circuitos, não pode haver mistura entre iluminação normal e iluminação de segurança.
Quanto à separação de circuitos, não pode haver mistura entre iluminação normal e iluminação de segurança.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá "quero aprender".quero aprender Escreveu:Gostava de saber se num espaço publico , loja , parqueamento , sou obrigado a passar uma linha para alimentar a iluminação de emergência , sou ?
Obrigados
O que faço em projeto é o seguinte:
1) Quando a iluminação de segurança (nova designação segundo as RTIEBT) tem de ser Permanente e o edifício tem um periodo em que fica fechado eu coloco a iluminação de segurança direta ao quadro; faço isto porque usando o telecomando da EATON (antiga Cooper Safety) e contactores comandados pela Central de Intrusão faço com que os bloco entrem em repouso e ainda desligue a lâmpada permanente do bloco quando é ligado o alarme e o inverso quando é ligado o alarme.
2) Quando a iluminação de segurança é Não Permanente eu ligo os blocos autónomos à caixa de derivação da iluminação normal, na fase que vêm diretamente do quadro elétrico, ou seja, o condutor de fase que nunca é cortado pelos comandos da iluminação.
3) Independentemente do tipo de iluminação de segurança (Permanente ou Não) eu ligo diretamente ao Quadro Elétrico se a Iluminação Normal é comandada (de que forma fôr) no Quadro Elétrico.
Seja qual for a opção que tome, a iluminação de segurança fica protegida pelo mesmo disjuntor da iluminação normal, caso contrário, não serve de nada. Se tiver separado, como era obrigatório pelo regulamento antigo, ao atuar o disjuntor da iluminação normal a iluminação de segurança não entra em funcionamento pois a sua alimentação nunca é cortada, a menos que o Diferencial desarmasse.
"joao.pt"joao.pt Escreveu:Deixo aqui as alíneas que considero serem explícitas para este caso.
As canalizações das instalações de segurança devem satisfazer às regras indicadas na secção 801.2.1.3.1 e às regras seguintes:
(...)
b) Devem ser distintas das canalizações das restantes instalações;
(...)
801.2.1.5.3.2.5.2 - A iluminação de circulação de cada caminho de evacuação de comprimento superior a 15 m e que conduza o público para o exterior e a iluminação de ambiente devem, cada uma delas, ser repartida, no mínimo, por dois circuitos distintos, com percursos tão diferentes quanto possível e concebidos por forma a que, em caso de falha de um desses circuitos, a iluminação ainda seja suficiente.
As seções que postou são referentes a Iluminação de Segurança centralizada. Não me parece que seja o caso do "quero aprender".
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
isto o mal é um gajo apanhar só merda ... ainda há uns meses atras fiz das tripas coração e vim trabalhar para lisboa ( todos dias alverca - lisboa ) com o objectivo de aprender , valorizar-me mas aprendi que valia mais estar quieto ...
aprendi a ser roubado , aprendi a ter que conviver com gente de 40 anos mas com mentalidade de deficiente mental ...
patrões de mmerda
angel_of_diablo ,
2) Quando a iluminação de segurança é Não Permanente eu ligo os blocos autónomos à caixa de derivação da iluminação normal, na fase que vêm diretamente do quadro elétrico, ou seja, o condutor de fase que nunca é cortado pelos comandos da iluminação.
então esta é a situação que eu falo ?
( Num escritório , penduramos a iluminação de emergência na linha normal de lâmpadas ... o responsável disse não haver problemas ...)
obrigado e desculpem por estar um bocado a toa , mas só quero aprender
aprendi a ser roubado , aprendi a ter que conviver com gente de 40 anos mas com mentalidade de deficiente mental ...
patrões de mmerda
angel_of_diablo ,
então esta é a situação que eu falo ?
( Num escritório , penduramos a iluminação de emergência na linha normal de lâmpadas ... o responsável disse não haver problemas ...)
obrigado e desculpem por estar um bocado a toa , mas só quero aprender