Central eléctrica flutuante comum vai fornecer energia a Moçambique e Zâmbia
- admin
- Admin
- Mensagens: 4724
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Localização: Algarve
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Central eléctrica flutuante comum vai fornecer energia a Moçambique e Zâmbia
A nova central, com capacidade para 115 megawatts, permite uma fonte energética de qualidade e eficiente aos dois países.
Para Filipe Nyusi, a central eléctrica flutuante traduz um marco no modelo de integração regional na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), dado que Moçambique e Zâmbia se uniram em torno de uma iniciativa que vai proporcionar competitividade às suas economias.
Por seu turno, o Presidente zambiano, Edgar Lungu, considerou a infraestrutura estratégica, assinalando que a mesma vai ajudar a reduzir o défice energético que assola a Zâmbia. "Quero exprimir a minha gratidão em nome do povo da Zâmbia pela pronta e oportuna resposta que o Governo moçambicano teve para facilitar este projecto energético para o nosso país", afirmou Lungu.
A central eléctrica flutuante está numa barcaça atracada no porto de Nacala, província de Nampula, e está orçada em 24 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros). A energia gerada pelo empreendimento está a ser fornecida às províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, todas do norte, e à Zâmbia.
Fonte: https://www.publico.pt/ecosfera/noticia ... ia-1726782
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum