Quadro de Entrada Vs Quadros Parciais

Responder
zemariapirex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 nov 2009, 22:43

Quadro de Entrada Vs Quadros Parciais

Mensagem por zemariapirex »

Caros Companheiros.
Bom dia a todos.
Estou a projectar uma remodelação eléctrica numa casa (minha) com três pisos, 1º andar com 2quartos e Casa de banho, R/C com sala,quarto,cozinha, Casa de banho e acesso à cave e quintal por meio de escadas. A entrada situa-se no R/c sendo que a distância da entrada até à cave pelo traçado mais curto anda pelos 30 m assim como da entrada até à cozinha são 20 m (A casa é comprida mas não muito larga)
A instalação eléctrica existente é antiga sem qq tipo de protecção, quando digo qq refiro-me principalmente a ID e Terras.
Assim,no que respeita a quadros de distribuição tenho no projecto 1QP (Quadro Pincipal)+ 3 QParcias, 1 no 1º andar, 1 na área da cozinha e por último 1 na cave.
A dúvida que me assiste é a seguinte:
- Devido à distancia do QP ao QParcial da cave posso fazer derivação do QParcial da cozinha ( uma vez que este fica no traçado)para o QParcial da cave ou tenho obrigatoriamente de o ligar ao QP.
Desde já o meu muito obrigado e aproveito para desejar a todos os Foreiros um electrizante ano de 2016.
pauloviegas
Curioso
Curioso
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Has thanked: 2 times

Re: Quadro de Entrada Vs Quadros Parciais

Mensagem por pauloviegas »

Boa tarde.
Pode fazer como esta a dizer sim, eu pessoalmente prefiro um quadro geral e dai tirar os qyadros parciais todos assim quando é necessário desligar um parcial nao tem de cortar a energia ao parcial seguinte, mas por vezes técnica ou económicamente nao é viável depende de caso para caso.
zemariapirex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 nov 2009, 22:43

Re: Quadro de Entrada Vs Quadros Parciais

Mensagem por zemariapirex »

Muito boa noite Sr. Paulo Viegas.
O que se trata é mesmo isso, a despesa em material, claro esta nunca pondo em questão as normas e a segurança.
Obrigado pela sua resposta.
Cordiais Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”