baixada

Responder
jose augusto palma
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jan 2009, 22:27

baixada

Mensagem por jose augusto palma »

Boas,
Mandei alterar a potencia que tinha em casa de 3,75kVA para 4,60 KVA,fiz alterações na cozinha (forno elétrico e placa) recomendado por o instalador dos mesmos para alterar a potencia.
Bom a dita (potencia) foi alterada de 15Amp para 20Amp,por empresa certificada por a EDP, mas quando da montagem dos moveis e (forno elétrico e placa) foi alertado que o fio , sim porque são dois fios 1,5mm preto e azul que vinha da baixada para a caixa do contador poderia vir dar-me problemas visto que pode aquecer.
telefonei para para onde mandei fazer a alteração de potencia, expliquei a situação e foi -me dito que teria de pagar uma baixada nova sera que está correto.
O que devo fazer?

Cumprimentos
José Palma
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: baixada

Mensagem por nelmindo »

jose augusto palma Escreveu:Boas,
Mandei alterar a potencia que tinha em casa de 3,75kVA para 4,60 KVA,fiz alterações na cozinha (forno elétrico e placa) recomendado por o instalador dos mesmos para alterar a potencia.
Bom a dita (potencia) foi alterada de 15Amp para 20Amp,por empresa certificada por a EDP, mas quando da montagem dos moveis e (forno elétrico e placa) foi alertado que o fio , sim porque são dois fios 1,5mm preto e azul que vinha da baixada para a caixa do contador poderia vir dar-me problemas visto que pode aquecer.
telefonei para para onde mandei fazer a alteração de potencia, expliquei a situação e foi -me dito que teria de pagar uma baixada nova sera que está correto.
O que devo fazer?

Cumprimentos
José Palma
Sim, a baixada terá que ser nova. Condutores de 1,5mm2 não são regulamentares para baixadas!!!
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Mensagem por maxxis »

O que devo fazer?

Cumprimentos
José Palma

Os cabos da baixada têm de ser 16 mm (mais precisamente lxs 2x16 para baixada aérea ou lsvav 2x16 se for subterrânea).

Agora a baixada fica a cargo do cliente, quando contactou os serviços da edp para proceder ao aumento de potência, foi só mesmo agendar a deslocação do técnico? Ou foi necessário algum parecer técnico?
jose augusto palma
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jan 2009, 22:27

Mensagem por jose augusto palma »

boa noite,
vou tentar explicar melhor, eu tenho uma casa no alentejo que era dos meus avós e mandei recuperar casa essa que fica na ponta da rua, acontece que o
cabo da baixada termina na casa anterior, e quando pedi a alteração da potencia, visto que era bem possivel com as alterações na casa não tivesse a potencia suficiente para os aparelhos todos, foi pedir para me alterarem de 3,75 kva para 4,6kva aconselhado pela técnico responsável pela parte elétrica, vieram mudar o disjuntor que estava dentro de casa porque aquele era muito velho e não dava para alterar a potencia, foi assim que me foi falado o contador exterior ficou o mesmo, para min todo bem como não sou entendido na matéria.
Não sei se consegui explicar.

jpalma
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Vê-se de tudo, mas ter uma baixda a fio de 1,5mm, não é muito credivel, se disser que é de 4mm ainda acredito.
O que devo fazer?

Cumprimentos
José Palma
Cpts.
Energy
Ordep1
Curioso
Curioso
Registado: 11 set 2008, 23:10
Has thanked: 7 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por Ordep1 »

Boa noite,

Não creio que a baixada seja de 1,5 mm2... quanto muito sejam os condutores desde o contador até ao quadro eléctrico do cliente.

Anteriormente eram utilizados cabos de cobre, baixadas VAV 2x6 mm2 / VAV 4x6 mm2 ou XS 2x6 mm2 / XS 4x6 mm2, actualmente são em alumínio LSVAV 2X16 mm2 / LSVAV 4X16 mm2 ou LXS 2X16 mm2/ LXS 4X16 mm2.

Conforme referido anteriormente, actualmente a baixada é de responsabilidade do cliente.

No entanto verifique ou solicite a um electricista para verificar quais são os condutores de 1,5 mm2 e se podem ser substituídos sem ter que recorrer à EDP.

Cumprimentos,
Ordep1
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se tiver necessidade de alterar a secção dos cabo ou dos condutores referentes à derivação, o técnico ter a que se deslocar a Esp, com uma declaração do proprietário conferindo-lhe poderes para solicitar a descelagem/selagem do contador .

Ordep1 Escreveu:Boa noite,

Não creio que a baixada seja de 1,5 mm2... quanto muito sejam os condutores desde o contador até ao quadro eléctrico do cliente.

Anteriormente eram utilizados cabos de cobre, baixadas VAV 2x6 mm2 / VAV 4x6 mm2 ou XS 2x6 mm2 / XS 4x6 mm2, actualmente são em alumínio LSVAV 2X16 mm2 / LSVAV 4X16 mm2 ou LXS 2X16 mm2/ LXS 4X16 mm2.

Conforme referido anteriormente, actualmente a baixada é de responsabilidade do cliente.

No entanto verifique ou solicite a um electricista para verificar quais são os condutores de 1,5 mm2 e se podem ser substituídos sem ter que recorrer à EDP.

Cumprimentos,
Ordep1
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”