Medição de enrolamentos de motores

Responder
andremdlopes
Curioso
Curioso
Registado: 31 jul 2012, 15:27
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Medição de enrolamentos de motores

Mensagem por andremdlopes »

Antes de mais quero agradecer e desejar um feliz natal e um ótimo ano novo.

Estou a fazer um estudo de motores trifásicos 380v AC estrela triangulo, e deparei-me com uma duvida e gostava que alguém me ajudasse se for possível claro.

Gostava de saber os cálculos para calcular a resistência dos enrolamentos de um motor em termos de valor ohm (símbolo: Ω), vamos supor que tenho um problema com um motor fiz o teste com um mega e esta bom com a carcaça , mas o motor não funciona , tenho de medir os valores dos enrolamentos e que cálculos posso fazer para chegar a uma conclusão que os enrolamentos estão ok?

Muito Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Medição de enrolamentos de motores

Mensagem por joao-pt »

Qual é o objectivo dos cálculos? Se o teu objectivo é analisares problemas num motor, então interessam-te os rolamentos (aquecimento excessivo e esforço acrescido por falta de lubrificação ou desgaste), a resistência de isolamento (enrolamentos - carcaça), resistência dos enrolamentos (medição feita sem qualquer ligação, entre os 2 terminais de cada enrolamento), corpos estranhos no interior, ligações e apertos.

Para medires os enrolamentos tens duas situações, uma é quando tens os 6 terminais acessíveis, desta forma medes a resistência entre os 2 terminais de cada enrolamento A1-A2, B1-B2, C1-C2. Outra é quando tens apenas 3 terminais acessíveis, desta forma vais medir entre AB, BC e CA, depois esse valor é dividido por 2 caso a ligação esteja em estrela ou multiplicado por 1,5 caso seja em triângulo.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

hmmm, Medir a resistência vai ser difícil pois são da ordem dos miliohms e variam com a temperatura. Pense antes em corrente por fase, ou seja, se tiver um desfasamento no consumo de corrente por fase, superior a 10%, pode considerar que o motor está desiliquilibrado. Atenção que deve ter uma alimentação onde a tensão não varia acima dos 2%.

Neste link encontra uma boa explicação:
http://www.fluke.com/fluke/uses/comunid ... and-drives
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
andremdlopes Escreveu:Antes de mais quero agradecer e desejar um feliz natal e um ótimo ano novo.
Estou a fazer um estudo de motores trifásicos 380v AC estrela triangulo, e deparei-me com uma duvida e gostava que alguém me ajudasse se for possível claro.
Gostava de saber os cálculos para calcular a resistência dos enrolamentos de um motor em termos de valor ohm (símbolo: Ω), vamos supor que tenho um problema com um motor fiz o teste com um mega e esta bom com a carcaça , mas o motor não funciona , tenho de medir os valores dos enrolamentos e que cálculos posso fazer para chegar a uma conclusão que os enrolamentos estão ok?
Muito Obrigado
Se estamos a falar de um motor trifásico de rotor em curto-ciruito, temos o seguinte:

Resistencia ohmica
Indutancia
Isolamento
Amperagem

Só com estes quatro valores é que podes dizer se está bom ou não.

Não é possível calculares os valores se não souberes qual a secção de fio, numero de espiras e as ligações da bobinagem.

Podes fazer uma "assinatura eléctrica do motor".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
andremdlopes
Curioso
Curioso

Boa noite a todos e obrigado pelas respostas, mas vi que não é fácil ter um cálculo para uma resistência homica de um enrolamento.....
Em termos de isolamento o mega resolve, para saber se o enrolamento está a consumir mais ou menos que outro medição pinça, .....
Cálculo de resistência com valores que tenho complica :(
Tem de haver um cálculo para acharmos esse valor , vou continuar a pesquisa
Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Há forma de calculares, tal como o Mário referiu mas precisas de saber a secção do fio, o seu comprimento (pelo numero de espiras), as ligações e a resistividade do fio.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

É complicado, porque às vezes desconhecemos as técnicas e os materiais usados pelo fabricante para produzir o motor. Logo irá influenciar em muito, a resistência dos enrolamentos do mesmo.
Podemos é ter valores típicos para motores da mesma potência, mas continuamos a saber o mesmo. Por exemplo, concluir que um motor de 5,5kW tem uma resistência de 2,5 ohm por enrolamento, não nos diz nada se ao lado temos outro igual (mas de fabricante diferente) e com uma resistência de 3,2 ohm.
Agora, posso é concluir que para o mesmo motor, dois enrolamentos de 2,5 e o terceiro 3,2ohm, aí sim posso suspeitar que algo está errado com ele...

Quem diz motores, diz por exemplo balastros ferromagnéticos. As resistência são diferentes, entre fabricantes, mas andam todos à volta de um determinado valor. Como é obvio, esse valores nunca são na ordem de grandeza de 50% a mais ou a menos...
Mas num balastro as coisas são muito, mas mesmo muito mais simples...

Resumindo, por causa da variedade de variáveis num motor, a resistência não é previsível com fórmulas.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

parece-me não ser de grande utilidade a medição da resistência óhmica dos enrolamentos de um motor de rótor em CC.

De qualquer modo, pode submeter o enrolamento a medir, a uma tensão CC variável, controlada através de um amperímetro, fixando-a num valor que depois deverá ser aplicado aos outros enrolamentos do mesmo motor para comparação. R=U/I.

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
andremdlopes Escreveu:Boa noite a todos e obrigado pelas respostas, mas vi que não é fácil ter um cálculo para uma resistência homica de um enrolamento.....
Em termos de isolamento o mega resolve, para saber se o enrolamento está a consumir mais ou menos que outro medição pinça, .....
Cálculo de resistência com valores que tenho complica :(
Tem de haver um cálculo para acharmos esse valor , vou continuar a pesquisa
Obrigado
Quando digo "isolamento" é tudo, PI, PD, DAR.
Para a resistência ohmica tens que ter um miliohmímetro, e o valor dos enrolamentos tem que ser igual.

Quando há um problema com um motor, deves de fazer tudo o que já foi descrito mais uma análise de vibrações mas com espectro, e não esquecer as harmónicas se lá estiverem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
andremdlopes
Curioso
Curioso

Muito mas muito obrigado a todos pelo vosso tempo e disponibilidade. Bom natal a todos obrigado
silvasporting
Curioso
Curioso
Registado: 28 dez 2010, 15:15

Mensagem por silvasporting »

Boas em relação à medição da resistência ohmica no estator é possível que ao medir um motor trifásico de 5,5kw dar um valor de resistência igual nos 3 enrolamentos mas que esse valor varie entre uma dada faixa de valores (2,7 a 3,1ohms) mas esta variação acontece nos 3 enrolamentos ou seja se deixar as pontas do multímetro a medir um enrolamento este tem variações de 2,7ohm a 3,1ohm e o mesmo acontece para os restantes enrolamentos.

Isto é normal ou é sinal de que algo está mal.

O motor é controlado por um variador de velocidade.
Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: ricsilva1990@gmail.com
ruka
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2012, 23:37

Mensagem por ruka »

Se mais nada se passa não tem que se preocupar.
Como já foi dito a medida da resistência dos enrolamentos dum motor não é método aplicável para diagnostico de avaria .
Se tiver duvidas utilize a pinça amperimétrica para verificar o equilíbrio entre fases.
Cps.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
silvasporting Escreveu:Boas em relação à medição da resistência ohmica no estator é possível que ao medir um motor trifásico de 5,5kw dar um valor de resistência igual nos 3 enrolamentos mas que esse valor varie entre uma dada faixa de valores (2,7 a 3,1ohms) mas esta variação acontece nos 3 enrolamentos ou seja se deixar as pontas do multímetro a medir um enrolamento este tem variações de 2,7ohm a 3,1ohm e o mesmo acontece para os restantes enrolamentos.
Isto é normal ou é sinal de que algo está mal.
O motor é controlado por um variador de velocidade.
Se o motor é "novo" o valor é "ou deve de ser" igual nos 3 enrolamentos. Se o motor já queimou e foi reparado, o valor pode não dar igual.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”