Boa noite,
Sou electricista mas nunca fiz obras logo não sei como se procede com a papelada.
Vou remodelar uma casa que herdei, como tal gostaria de saber se para as telecomunicação é necessário que o electricista esteja inscrito em alguma entidade como a ANACOM?
Apesar de não ser certificada já tive formação de ITED e sei como as coisas se fazem. Sei que é preciso fazer um projecto e preencher uma fichas. Só não sei e se posso ser eu o responsável pelo projecto ou tem de ser um electricista inscrito na ANACOM.
É preciso electricista inscrito?
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: É preciso electricista inscrito?
okinawa Escreveu:Boa noite,
Sou electricista mas nunca fiz obras logo não sei como se procede com a papelada.
Vou remodelar uma casa que herdei, como tal gostaria de saber se para as telecomunicação é necessário que o electricista esteja inscrito em alguma entidade como a ANACOM?
Apesar de não ser certificada já tive formação de ITED e sei como as coisas se fazem. Sei que é preciso fazer um projecto e preencher uma fichas. Só não sei e se posso ser eu o responsável pelo projecto ou tem de ser um electricista inscrito na ANACOM.
Boas, se ja teve formação s ovou relembrar. Projectista tem que estar habilitado e inscrito para tal, assim como o instalador que no final passa o termo de execução conforme projecto
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se a remodelação da casa não for objeto de licenciamento municipal, ou outro, não necessita de projeto ITED.
Mas claro se tiver disponibilidade financeira, não perde nada em ter o projeto ITED.
Se a remodelação da casa não for objeto de licenciamento municipal, ou outro, não necessita de projeto ITED.
Mas claro se tiver disponibilidade financeira, não perde nada em ter o projeto ITED.
okinawa Escreveu:Boa noite,
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Boas,
Tenho uma duvida sobre as normas ITED
Estou a espera de fazer uma formação ITED (100horas), pq fiz o ited 1 em 2007 e não renovei no ited 2, e agora tenho que fazer 100horas.
mas a minha questão é sobre uma remodelação de um apartamento ou local comercial:
tenho ou não que cumprir as normas ited3, mesmo não havendo projecto ou licenciamento camarário?
é que tenho feito algumas remodelações de lojas, onde o cliente não queria ATI, tomadas ZAP.... fiz a rede estruturada onde vai tudo a um local onde fica o bastidor e uma saida para a rua para a entrada dos operadores de telecomunicações.
Até agora nenhum operador recusou se ligar...
E voçês como tem feito as remodelações?
Estou a espera de fazer uma formação ITED (100horas), pq fiz o ited 1 em 2007 e não renovei no ited 2, e agora tenho que fazer 100horas.
mas a minha questão é sobre uma remodelação de um apartamento ou local comercial:
tenho ou não que cumprir as normas ited3, mesmo não havendo projecto ou licenciamento camarário?
é que tenho feito algumas remodelações de lojas, onde o cliente não queria ATI, tomadas ZAP.... fiz a rede estruturada onde vai tudo a um local onde fica o bastidor e uma saida para a rua para a entrada dos operadores de telecomunicações.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas,damon Escreveu:Boas,
normalmente esse assunto é o mais debatido no ited 3 pois é uma das principais mudanças.
Nas remodelações, quer tenham licença camarária ou não, a lei obriga a execução do ITED 3 ( veio simplificar um pouco em remodelações).
A ANACOM tem vindo a pedir nas câmaras as licenças pedidas e estas incluem não só de obras mas também os licenciamentos de espaços.
Cump.
Rochinha
Rochinha
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, no ITED um bastidor é um ATI, um local sem ser habitação não obriga a nenhuma ZAP.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!