Descarga de estática

Responder
srd
Curioso
Curioso
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Has thanked: 2 times

Descarga de estática

Mensagem por srd »

Bom dia,

Vou fazer uma simples mudança de um componente num computador portatil e estou ciente dos riscos de uma descarga de electricidade estática do meu corpo para os componente sensíveis.

Após ler sobre o assunto verifico que medidas de prevenção incluem: trabalhar em superfície que não favoreça estática, assim como alterar vestuário, trabalhar em chão duro, uso de pulseira antiestatica (que não tenciono usar) e por fim fazer uma descarga/equilibro de estática do corpo antes e durante o procedimento.

A minha questão é apenas: em que devo exactamente tocar para me ligar à terra? Estou mesmo com dificuldade em encontrar algo na minha sala/casa em que eu possa tocar para me ligar à terra.

P.S.: por exemplo se eu no meu apartamento trabalhar descalço no chão de tijoleira é suficiente para o efeito?
Desde já obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Descarga de estática

Mensagem por nelmindo »

srd Escreveu:Bom dia,

Vou fazer uma simples mudança de um componente num computador portatil e estou ciente dos riscos de uma descarga de electricidade estática do meu corpo para os componente sensíveis.

Após ler sobre o assunto verifico que medidas de prevenção incluem: trabalhar em superfície que não favoreça estática, assim como alterar vestuário, trabalhar em chão duro, uso de pulseira antiestatica (que não tenciono usar) e por fim fazer uma descarga/equilibro de estática do corpo antes e durante o procedimento.

A minha questão é apenas: em que devo exactamente tocar para me ligar à terra? Estou mesmo com dificuldade em encontrar algo na minha sala/casa em que eu possa tocar para me ligar à terra.

P.S.: por exemplo se eu no meu apartamento trabalhar descalço no chão de tijoleira é suficiente para o efeito?
Desde já obrigado.
As tomadas usadas em Portugal têm os pinos de terra à vista e passiveis de serem tocados para esse efeito por exemplo.
Se ligar um aquecedor a óleo, mas não ligar o interruptor, toda a superfície metálica do aquecedor está ligado à terra. É uma boa zona para tocar. tente por exemplo junto de metais expostos e não na tinta do aquecedor, por razões óbvias.
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

Muito obrigado pela dica. Por acaso não possuo nenhum aquecedor em casa. Mas tratando-se de um procedimento, à partida, breve posso facilmente utilizar o pino terra de uma tomada disponível.

Suponho então que qualquer aparelho que tenha uma ficha composta, com ligação aos pinos terra da tomada, e que seja metálico (descoberto) pode ser utilizado para o efeito. Apenas se o aparelho estiver desligado/standby, se entendi bem.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

srd Escreveu:Muito obrigado pela dica. Por acaso não possuo nenhum aquecedor em casa. Mas tratando-se de um procedimento, à partida, breve posso facilmente utilizar o pino terra de uma tomada disponível.

Suponho então que qualquer aparelho que tenha uma ficha composta, com ligação aos pinos terra da tomada, e que seja metálico (descoberto) pode ser utilizado para o efeito. Apenas se o aparelho estiver desligado/standby, se entendi bem.
Sim, porque o circuito de ligação à terra não está nem pode ser interrompido por um interruptor por exemplo.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Para descarregar a electricidade estática do seu corpo basta tocar em algo metálico, de preferência grande. A porta do frigorífico serve.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

penso que vai por aqui alguma confusão,pois basta que ligue a pulseira ao chassis do equipamento onde vai intervir.

Ohmico
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

rainbow Escreveu:Boa noite.

Para descarregar a electricidade estática do seu corpo basta tocar em algo metálico, de preferência grande. A porta do frigorífico serve.
Não é mais seguro ligação certa à terra? Pelo que compreendi, ao tocar num objecto metalico (bom condutor) se não estiver devidamente ligado à terra, estou apenas a trocar carga até um equilíbrio podendo ainda assim acumular carga suficiente no corpo para danificar os aparelhos. As portas dos frigoríficos não costumam ser metal descoberto, também não afectará o processo?

ohmico Escreveu:Boas,

penso que vai por aqui alguma confusão,pois basta que ligue a pulseira ao chassis do equipamento onde vai intervir.

Ohmico
Está correcto mas neste caso eu mencionei que não tenciono adquirir uma pulseira.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

srd Escreveu:
rainbow Escreveu:Boa noite.

Não é mais seguro ligação certa à terra? Pelo que compreendi, ao tocar num objecto metalico (bom condutor) se não estiver devidamente ligado à terra, estou apenas a trocar carga até um equilíbrio podendo ainda assim acumular carga suficiente no corpo para danificar os aparelhos. As portas dos frigoríficos não costumam ser metal descoberto, também não afectará o processo?

ohmico Escreveu:Boas,

Ohmico
Está correcto mas neste caso eu mencionei que não tenciono adquirir uma pulseira.

Boas,

não necessita de adquirir, basta imaginação.

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

A estática é lixada, a própria roupa, calçado etc. produz estática, por isso é que se usa a pulseira, calçado anti-estático e roupa anti-estática. Não é em vão a sua utilização.

Ligas um fio ao teu corpo e em com contacto directo com a terra (é necessário saber se é boa, não vás receberes por ela tensão), a substituir a pulseira.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

Se fosse para reparações frequêntes e/ou demoradas ou investiria numa boa pulseira. Como não é o caso, vou tomar todas a precauções que referi no post inicial (vestuário, calçado, etc) e fazer também descarga à terra antes e durante.

Mas agradeço a dica de fazer uma "pulseira" improvisada em casa. Neste caso o chassis do aparelho nem vai estar acessível por isso seria dificil fazer potencial 0 com a pulseira.
Responder

Voltar para “Dúvidas”