ligação de terra ao cano de agua.

Responder
Carlos Sousa
Curioso
Curioso
Registado: 12 fev 2015, 23:06

ligação de terra ao cano de agua.

Mensagem por Carlos Sousa »

Bom dia a todos.

Gostaria de ter um esclarecimento.

Na execução de uma nova obra por exemplo uma coluna montante nova de um prédio, terei de fazer a ligação à terra e esta ficar abaixo do 50 omhs etc
.etc

E no caso de haver ligações feitas ao cano da água, sou obrigado a desfazer essa ligação ou poderei deixar ligado ,deixando assim a canalização de agua equipotenciada?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos a todos.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: ligação de terra ao cano de agua.

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Deverá desligar.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

caro amigo essas ligações aos canos foram feitas por curiosos de que nada de electricidade percebem.....e muito menos de canalizações de águas....

desligue os fios......
Jaime Reis
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Sr Carlos Sousa as ligações de terra para desenrascar era feito nas canalizações de água quando eram feitas as entradas da coluna de água a chumbo e as canalizações das águas no chão em ferro agora é "0" é plástico.
Além disso se for uma nova coluna o técnico que a está a executar deve saber das normas a que a mesma tem de ficar OK !
Carlos Sousa
Curioso
Curioso

Bom dia a todos.

Muito obrigado a todos pelas respostas e pela ajuda.

Eu bem sei que tenho de desligar o fio do cano da água, isso é mais que sabido, não porque o cano é de plástico porque a agua é condutora ,daí o perigo.

A questão que coloco é, fazendo a coluna eléctrica nova, poderei deixar o fio ligado na mesma ligado ao cano de água? Mas servindo-me da terra nova que instalei.

Esta questão que coloco é porque na casa de um cliente que é eng electrotécnico com muitos anos de serviço em muita empresa conhecida, nomeadamente na REN disse-me para não retirar a terra do cano da água porque assim ele tem a canalização equipotenciada.

Eu até aqui tenho retirado sempre, mas esta situação deixou-me curioso.

Mais uma vez agradeço a vossa ajuda e disponibilidade para responder às minhas questões
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Neste país onde me encontro, é obrigatório fazer uma ligação equipotencial de esteiras de
cabos, tubos de água em cobre ou em ferro... seja no domínio industrial, seja no domínio da habitação.
Como estamos na Europa comunitária deduzo que as regras sejam transversais a todos os países... mas já vi coisas
que não são bem assim

Cps
A. Castro
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Fazer a ligação equipotencial (em metais) é permitido, e nalguns casos é obrigatório existir.
Fazer do tubo da água "terra" é proibido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que a resposta está explicita neste link: https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 6caxqGkUmA

Carlos Sousa Escreveu:Bom dia a todos.

Muito obrigado a todos pelas respostas e pela ajuda.

Eu bem sei que tenho de desligar o fio do cano da água, isso é mais que sabido, não porque o cano é de plástico porque a agua é condutora ,daí o perigo.

A questão que coloco é, fazendo a coluna eléctrica nova, poderei deixar o fio ligado na mesma ligado ao cano de água? Mas servindo-me da terra nova que instalei.

Esta questão que coloco é porque na casa de um cliente que é eng electrotécnico com muitos anos de serviço em muita empresa conhecida, nomeadamente na REN disse-me para não retirar a terra do cano da água porque assim ele tem a canalização equipotenciada.

Eu até aqui tenho retirado sempre, mas esta situação deixou-me curioso.

Mais uma vez agradeço a vossa ajuda e disponibilidade para responder às minhas questões
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

E] 547.1.3 Contadores de água
Quando as canalizações de água no interior do edifício forem utilizadas para a ligação à terra
ou como condutores de protecção, os contadores de água devem ser curto-circuitados por meio
de um condutor de secção apropriada à sua função de condutor de protecção, de condutor de
equipotencialidade ou de condutor de ligação à terra funcional, consoante o caso.

Ohmico
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Pensava eu que estas técnicas já não se aplicavam! E esta Emmm!
Carlos Sousa
Curioso
Curioso

Muito obrigado a todos mais uma vez.

A todos os meus cumprimentos.

Bom fim de semana.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

essa situação só deve ser feita se garantir que a canalização seja toda em metal e do mesmo material.....e que haja continuidade desde montante ate jusante....

ao contrario do que se pensa ...a água da rede é mau condutor( e aqui o que se pensa ter uma boa terra vai pelo cano abaixo).....como no caso em questão provavelmente não o pode garantir....retire os tais fiozinhos.....eles não lá fazem nada!!!
Jaime Reis
Carlos Sousa
Curioso
Curioso

Boa noite a todos.

Venho colocar outra nova questão. :)

Na zona de Arganil tenho um amigo que tem uma garagem com arrumação , essa garagem nunca teve energia.
Para pedir energia nesse local é possível pedir corrente só para uma tomada e um ponto de iluminação? Para isso será preciso projecto?

Muito obrigada mais uma vez a todos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”