110v - 12v

Responder
magicodenny
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 out 2015, 21:23
Has thanked: 3 times

110v - 12v

Mensagem por magicodenny »

Olá,
Estou com uma dúvida e não consegui encontrar uma solução com os profissionais que contatei. Talvez vocês consigam me dar uma noção melhor.

Tenho um equipamento, que é 12 volts que tem uma fonte.
Eu queria ligar ele diretamente na rede elétrica, sem usar a fonte na tomada.

Pensei em usar algum tipo de "transformador", mas teria que ser algo pequeno para ficar dentro da caixa da tomada, assim puxaria um fio do equipamento para o transformador, direto na rede elétrica.

OU

Algum tipo de disjuntor 12v, que eu colocaria na caixa de distribuição, e de lá já sairia uma "rede" 12v. Até o local do equipamento, ligando ele direto nessa rede.

Minha dúvida é: existem essas possibilidades??? Existe este disjuntor que solte direto 12v?
Ou existe um transformador direto 110v/12v?

Pelo que tentei descobrir na internet, tem uns reatores que são usados em lampadas, parecem pequenos, mas servem pra isso que preciso?

Obrigado pela ajuda, desculpem a ignorancia técnica na descrição do problema
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: 110v - 12v

Mensagem por joao-pt »

Qual é o consumo do equipamento? Quantos Amperes (A)?

Há transformadores de 12V relativamente pequenos (para consumos baixos) que facilmente se encaixam dentro de uma caixa de tomada.

Se tens ligação directa e exclusiva do quadro para essa tomada podes usar essa alternativa de colocar o transformador dentro do quadro eléctrico onde terás mais espaço certamente, atenção às quedas de tensão para não teres só 9V a chegar ao local, se vires que tal, opta por transformador/fonte regulável que permita algum aumento da tensão de saída.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Não sei qual a potencia que precisa nem se quer 12V AC ou DC mas uma hipotese é utilizar um transformador de campainha que pode ser instalado dentro do quadro electrico...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

joao.pt Escreveu:Qual é o consumo do equipamento? Quantos Amperes (A)?

Há transformadores de 12V relativamente pequenos (para consumos baixos) que facilmente se encaixam dentro de uma caixa de tomada.

Se tens ligação directa e exclusiva do quadro para essa tomada podes usar essa alternativa de colocar o transformador dentro do quadro eléctrico onde terás mais espaço certamente, atenção às quedas de tensão para não teres só 9V a chegar ao local, se vires que tal, opta por transformador/fonte regulável que permita algum aumento da tensão de saída.
Para a queda de tensão não aumenta a tensão á saida mas sim a secção do fio...
MiToS
magicodenny
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 out 2015, 21:23
Has thanked: 3 times

Mensagem por magicodenny »

Opa, desculpem, entendo o básico de elétrica.
Olhei a descrição do equipamento e diz:

Alimentação... 12 VDC
Consumo em standby... 90 mA
consumo em operação ... 150 mA
Carga maxima no Rele... 1000 mA

Isso é suficiente?? rs
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

Caro colega, já agora passe pela zona das apresentações e faça a sua...

passe por uma loja de material electronico e compre um transformador (fonte) basico de 12V DC e tente montar o mesmo dentro do quadro electrico, aproveitando os fios para a tomada em questão mas inutilize a mesma para que por algum azar ligar lá algum equipamento não queimar o transformador... (isto no caso dos fios irem directos para a tomada e morrerem lá...)
MiToS
Responder

Voltar para “Dúvidas”