Compressor com válvulda de bypass

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Compressor com válvulda de bypass

Mensagem por BLima »

Viva,

Podem indicar-me alguma solução de válvula bypass da alta para a baixa pressão em compressores? Falaram-me de que são utilizadas para evitar "a pancada" num arranque do compressor.

Algum fornecedor destes dispositivos?

obrigado
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Compressor com válvulda de bypass

Mensagem por Mário »

Boas

Tens que dar mais informação, é para "ar" ou refrigeração. Que modelo ou tipo, quantos cilindros, potência, etc...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva Mário,

Ainda não vi a instalação, mas está para breve. Só queria era "cultivar-me" antes de passar por lá. Sei que é um compressor para refrigeração num barco de pesca. Não sei o tamanho, mas deduzo que seja mono cilíndrico.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Então será assim;

Uma electrovalvula ligada entre a aspiração e a descarga, que vai funcionar 3 a 5 seg. no momento de arranque. Por vezes o problema é as válvulas da descarga não vedarem bem, e deixarem a pressão em cima do pistão.
A "temporização" também pode ser ligada à bobine do contactor estrela se for caso disso.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Obrigado Mário,

Não vai haver problemas ao fazer o bypass? O líquido expande quando entra em contacto com a aspiração? Ou seja, baixa a pressão e expande.

A válvula de descarga que estás a referir são as de anti-retorno? Se não abrirem bem, deixam pressão a montante da tubagem?

Existe algum detelhe técnico na electroválvula ou pode ser uma qualquer de refrigeração?

obrigado.
Atentamente,
Bruno
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
BLima Escreveu:Obrigado Mário,

Não vai haver problemas ao fazer o bypass? Não

O líquido expande quando entra em contacto com a aspiração? Qual liquido? só "há" fluido gasoso, liquido parte válvulas e pistão e etc.

Ou seja, baixa a pressão e expande. "Não se aplica"

A válvula de descarga que estás a referir são as de anti-retorno? Não, são válvulas 2/2 NC.

Se não abrirem bem, deixam pressão a montante da tubagem? Sim, mais ou menos é isso.

Existe algum detelhe técnico na electroválvula ou pode ser uma qualquer de refrigeração? Deve de ser bem dimensionada em caudal e pressão.

Há compressores que têm sistema de arranque por escalões, depende da potencia.

obrigado.
A Azul

Cump.
Mário
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva Mário,

Ao aplicar na estrela, o que fazemos é antes de arrancar com o compressor estamos provisoriamente a retirar a pressão na alta pressão. Tenho assim o circuito sempre em carga na alta e só por breves momentos no arranque é que não está em carga.

Porém, não posso fazer o contrário? Ao desligar o compressor é que tiro a pressão no circuito da alta pressão com um relé com atraso à desoperação e com uma válvula 2/2 NA. Quando corto a alimentação do contactor do triângulo do compressor é que ao fim alguns segundos é que o relé corta a alimentação à válvula 2/2 e ela abre. Penso que assim fico com o compressor sempre com o circuito da alta pressão sem carga. Existe algum conveniente em retirar a pressão da alta durante largos períodos?
Atentamente,
Bruno
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Tens que saber como é que pára o sistema.

A-Por Termostato a comandar o controlo de arranque e paragem.

B-Por Termostato a comandar a electroválvula "de liquido" e paragem por pressostato de baixa, "faz recolha de liquido ao depósito".

Se for "A" quando pára vai fazer equilíbrio de pressões, é utilizado para temperaturas positivas. Quando arranca as pressões estão equilibradas.

Se for "B" quando pára vai fazer recolha de gás ao reservatório, é utilizado em baixas temperaturas para que o liquido não fique no evaporador.

Se for "B" Tem "deve" de ter resistência de cárter, para não haver liquido no carter do oleo no momento de arranque.

Cump.
Mário
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Mário Escreveu:Boas

Tens que saber como é que pára o sistema.

A-Por Termostato a comandar o controlo de arranque e paragem.

B-Por Termostato a comandar a electroválvula "de liquido" e paragem por pressostato de baixa, "faz recolha de liquido ao depósito".

Se for "A" quando pára vai fazer equilíbrio de pressões, é utilizado para temperaturas positivas. Quando arranca as pressões estão equilibradas.

Se for "B" quando pára vai fazer recolha de gás ao reservatório, é utilizado em baixas temperaturas para que o liquido não fique no evaporador.

Se for "B" Tem "deve" de ter resistência de cárter, para não haver liquido no carter do oleo no momento de arranque.

Cump.
Mário
Obrigado Mário pela explicação.

Vou ver então em detalhe de que instalação se trata. Vai levar algum tempo, mas na altura logo reporto o que tenho lá.
Atentamente,
Bruno
Responder

Voltar para “Dúvidas”