Caros colegas será o valor apresentado em baixo a considerar para poder escolher a sensibilidade da protecção diferencial?
Valor entre neutro e terra.
Um óptimo fim de semana

Também conhecido pelos mais antigos, por telurohmímetro (que por acaso, é o que é usado em vocavolário interncional IEC...)... ou pelos espanhóis: telurómetro.joao.pt Escreveu:A resistência de terra mede-se com equipamentos destinados para esse fim, não se mede com um ohmímetro ou pinça amperimétrica, mede-se com um medidor de terras (terrometro ou medidor de aterramento). E com uma montagem deste tipo:
(A imagem não é da minha autoria)
Não tinha tensão nelmindonelmindo Escreveu:Não sei se sabe, mas usando esse método ao ligar um ohmímetro, para medir a resistência do eléctrodo do terra, entre o condutor de terra e o neutro, está sujeito a "fritar" o seus aparelho de medida...
nelmindo Escreveu:Naquele momento podia não ter, mas basta ter 1V de diferença entre o terra e o neutro (que não é difícil) e se tentar aplicar as leis de kirchoff, vai reparar que algo está mal...
Correto. Todos os outros métodos que aparecerem a sugerir, são soluções de desenrrasque de qualidade duvidosa.maxxis Escreveu:nelmindo Escreveu:Naquele momento podia não ter, mas basta ter 1V de diferença entre o terra e o neutro (que não é difícil) e se tentar aplicar as leis de kirchoff, vai reparar que algo está mal...
Nelmindo, então para escolher a sensibilidade da protecção diferencial, não o posso fazer sem ser com o aparelho para medir a terra?
Obrigado
joao.pt Escreveu:Segue uma tabela (não da minha autoria) que pode ajudar na escolha da sensibilidade do diferencial assim como ajudar a entender o porquê da importância de medição do valor de terra.
joao.pt Escreveu:Quanto mais próximo de zero for o valor, melhor. Ter um valor de 2ohm é muito bom.
Deve ser uma gralha (e por consequência, os cálculos da linha estão errados), mas o calibre 12mA não existe:joao.pt Escreveu:Segue uma tabela (não da minha autoria) que pode ajudar na escolha da sensibilidade do diferencial assim como ajudar a entender o porquê da importância de medição do valor de terra.