[Duvida] - Onde ir buscar o elemento Terra

RJCA

[Duvida] - Onde ir buscar o elemento Terra

Mensagem por RJCA »

Saudações.

Esta é uma daquelas duvidas que muito sinceramente nem sei como resolver de forma mais adequada ou seja, de acordo com as leis vigentes.

Num futuro muito próximo irei "morar" na casa dos meus Pais que irá ser minha (O meu Pai faleceu o ano passado e a minha Mãe está em vias de se mudar para o Norte ficando a casa vaga. Ora como irei fazer um "upgrade" de ordem elétrica à casa (prédio com cerca de 60/70 anos com fios brancos e pretos) com daqueles quadros onde os 2 disjuntores existentes protegem as 2 metades da casa (já estão a imaginar não é?) não pretendo mexer na instalação já existente (mantenho o circuito de iluminação) mas irei fazer um aumento de tomadas exteriores por meio de calhas técnicas da Legrand que tenho em considerável quantidade (sobrou-me de alguns trabalhos anteriormente executados por mim) por toda a casa. O quadro será redimensionado (daí eu ter perguntado à dias sobre os disjuntores de 1 polo com corte de neutro por forma a receber mais disjuntores com os sectores/zonas por mim definidos e irei logicamente usar tomadas com ligação de Terra. Ora o problema é que o prédio não tem instalação de Terra e muito sinceramente não acredito que a Administração do prédio venha a fazer obras por forma a colocar o elemento Terra.

Que alternativas viáveis eu posso utilizar para já de forma provisória no que toca às Terras (excepto vasos com terra)? Obrigado desde já por possíveis sugestões...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: [Duvida] - Onde ir buscar o elemento Terra

Mensagem por Mário »

Boas

E em que patamar é o andar?
Atenção se for necessário aumento de potencia"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RJCA

Mensagem por RJCA »

Mário Escreveu:Boas

E em que patamar é o andar?
Atenção se for necessário aumento de potencia"

Cump.
Mário
Olá MARIO. A casa situa-se num 3 andar e a nível de potência o que irei ter "a mais na casa" será talvez os 2 computadores Desktops que tenho (meu e da minha esposa), micro ondas e pouco mais. A casa em questão tem o diferencial monofásico da companhia de 15 Amperes (os brancos) e embora não lhe possa confirmar neste momento "acho" que a potência contratada será na ordem dos 3, 45 KVAs (acho que usei a nomenclatura correta). Há uns anos quando ainda morava com os meus pais para "fazer" a dita terra para a tomada do PC que na altura tinha passei fio de Terra até ao tudo de água mais próximo e por meio de uma braçadeira metálica fiz a dita ligação. Sei que nos dias de hoje não é permitido mas sem ter "Terra" dentro de casa... :?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Pois é 15 amp. pode ser pouco para os dias de hoje, tudo depende do que ligamos e o coeficiente de simultaneidade.

Quando falta o terra num 1º andar, normalmente passam por fora do prédio o terra. ((fazem o terra no passeio e fio pela parede exterior (dentro de tubo) até ao andar)) Mas com é um 3º andar é mais difícil passares o fio até aí.

Espera por mais dicas do pessoal.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a tubagem da Coluna Montante permitir, pode sempre fazer uma terra no exterior do prédio, e através da tubagem da Coluna Montante, levar o condutor de terra até ao seu piso.
Mas claro, para isso deve pedir autorização à Administração do Condominio, para evitar alguns dissabores.
Cpts.
Energy
RJCA

Mensagem por RJCA »

ENERGY Escreveu:Boas
Se a tubagem da Coluna Montante permitir, pode sempre fazer uma terra no exterior do prédio, e através da tubagem da Coluna Montante, levar o condutor de terra até ao seu piso.
Mas claro, para isso deve pedir autorização à Administração do Condominio, para evitar alguns dissabores.

Poderei sempre perguntar à Administração do prédio mas enquanto isso não acontece o que posso fazer temporariamente? É isso que me interessa para já...
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Uma possibilidade é tentar descobrir num pilar do edifício (Talvez na cozinha) o ferro da estrutura e aí ligar através de ligador bi-metálico se não houver possibilidade de fazer soldadura aluminotérmica, depois da ligação feita controlar através de medição qual o valor de terra obtido se adequado utilizar esta solução.

Cumprs.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Nota: Não esquecer que é conveniente associar a este tipo de ligação um diferencial de alta sensibildade.

Cumprs.
RJCA

Mensagem por RJCA »

Josecalado Escreveu:Boas!

Uma possibilidade é tentar descobrir num pilar do edifício (Talvez na cozinha) o ferro da estrutura e aí ligar através de ligador bi-metálico se não houver possibilidade de fazer soldadura aluminotérmica, depois da ligação feita controlar através de medição qual o valor de terra obtido se adequado utilizar esta solução.

Cumprs.
Com essa é que vocês já me lixaram. Algo assim não serve ligado a um cano de água?
Imagem
Josecalado Escreveu:Nota: Não esquecer que é conveniente associar a este tipo de ligação um diferencial de alta sensibildade.

Cumprs.
Bem, para já a minha ideia seria colocar apenas os disjuntores 1P+N no quadro elétrico. O que irei fazer é fazer toda a nova instalação com cablagem VV 2x2,5+T ou fio V da mesma espessura para Fases, Neutros e Terras (2,5 mm) protegidos por calhas DLPs da Legrand (100x50 nos locais com mais passagens de cabos + cablagem de rede CAT6 e nos locais mais pequenos com calha DLP 32x 12,5).

Tenho diferenciais monofásicos de 25A/0,300mA mas não sei se devo usar para já (máquina de lavar talvez?). Neste caso usar diferencial para a máquina de lavar não vai interferir com o diferencial da EDP?
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por CAOR »

Ultima pergunta sua Diferencial da EDP tem menos sensibilidade do que seu! até pode não ter? pois atualmente já metem sem diferencial! só limitador da potência contratada!
Quanto abraçadeira na foto, quando era o ramal a chumbo até dava! mas atualmente as entradas dos prédios e ramais de água são tubo tipo plástico! ou outro tipo de material que não faz de terra:
Quanto a meu parecer numa observação de um colega quanto a ligar num ferro da estrutura de um pilar ? (também já o fiz) mas com a idade que diz do prédio penso que só se for ligado a um barrote de madeira?
RJCA

Mensagem por RJCA »

CAOR Escreveu:Ultima pergunta sua Diferencial da EDP tem menos sensibilidade do que seu! até pode não ter? pois atualmente já metem sem diferencial! só limitador da potência contratada!
Quanto abraçadeira na foto, quando era o ramal a chumbo até dava! mas atualmente as entradas dos prédios e ramais de água são tubo tipo plástico! ou outro tipo de material que não faz de terra:
Quanto a meu parecer numa observação de um colega quanto a ligar num ferro da estrutura de um pilar ? (também já o fiz) mas com a idade que diz do prédio penso que só se for ligado a um barrote de madeira?
Peço desculpa mas não entendi o que refere pelo menos da forma como explicou. Barrote de madeira?

O prédio em questão terá pelos menos mais de 50 anos porque 47 anos tenho eu e morei lá desde os meus 8 meses até aos 30 portanto é antigo. No quadro irei adicionar pelo menos 1 interruptor Diferencial que referenciei no meu ultimo comentário...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Boas, pois com a idade que diz ter o prédio possivelmente não será construção em betão? pois se for betão tem essa possibilidade de ligar a um ferro de uma viga! mas se for feito com entroncamento em pilares de madeira não tem essa hipótese!
Sim deve colocar interruptor diferencial no mínimo 30MA
RJCA

Mensagem por RJCA »

CAOR Escreveu:Boas, pois com a idade que diz ter o prédio possivelmente não será construção em betão? pois se for betão tem essa possibilidade de ligar a um ferro de uma viga! mas se for feito com entroncamento em pilares de madeira não tem essa hipótese!
Sim deve colocar interruptor diferencial no mínimo 30MA
Como irei fazer alterações na Cozinha nomeadamente com mudanças de armários antigos para novos "talvez" venha a ter a sorte de descobrir alguma viga metálica já que vou ter de fazer algumas alterações na mesma. Até ao final deste ano devo ter tudo resolvido... :lol:
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Amigo não é muito difícil saber se o prédio é da era da madeira ou betão! digo eu! que olhar para uma infraestrutura de prédio feito em moldura de madeira e uma de betão é totalmente diferente e quem trabalha na área vê logo! agora o melhor era a coluna nova, ou terra desde seu andar até rua! ou outra situação que valha nos Deus!
RJCA

Mensagem por RJCA »

CAOR Escreveu:Amigo não é muito difícil saber se o prédio é da era da madeira ou betão! digo eu! que olhar para uma infraestrutura de prédio feito em moldura de madeira e uma de betão é totalmente diferente e quem trabalha na área vê logo! agora o melhor era a coluna nova, ou terra desde seu andar até rua! ou outra situação que valha nos Deus!
Sim é de betão. A dificuldade maior será encontrar a parte metálica da construção (não tenho detector)...
.
Responder

Voltar para “Dúvidas”