Esta é uma daquelas duvidas que muito sinceramente nem sei como resolver de forma mais adequada ou seja, de acordo com as leis vigentes.
Num futuro muito próximo irei "morar" na casa dos meus Pais que irá ser minha (O meu Pai faleceu o ano passado e a minha Mãe está em vias de se mudar para o Norte ficando a casa vaga. Ora como irei fazer um "upgrade" de ordem elétrica à casa (prédio com cerca de 60/70 anos com fios brancos e pretos) com daqueles quadros onde os 2 disjuntores existentes protegem as 2 metades da casa (já estão a imaginar não é?) não pretendo mexer na instalação já existente (mantenho o circuito de iluminação) mas irei fazer um aumento de tomadas exteriores por meio de calhas técnicas da Legrand que tenho em considerável quantidade (sobrou-me de alguns trabalhos anteriormente executados por mim) por toda a casa. O quadro será redimensionado (daí eu ter perguntado à dias sobre os disjuntores de 1 polo com corte de neutro por forma a receber mais disjuntores com os sectores/zonas por mim definidos e irei logicamente usar tomadas com ligação de Terra. Ora o problema é que o prédio não tem instalação de Terra e muito sinceramente não acredito que a Administração do prédio venha a fazer obras por forma a colocar o elemento Terra.
Que alternativas viáveis eu posso utilizar para já de forma provisória no que toca às Terras (excepto vasos com terra)? Obrigado desde já por possíveis sugestões...