É sincrono ou assíncrono?

Responder
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

É sincrono ou assíncrono?

Mensagem por aureliocoimbra »

Viva
Por favor alguém me pode dizer se os motores usados nas bombas de furos artesianos, são síncronos ou assíncronos?

Muito obrigado.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: É sincrono ou assíncrono?

Mensagem por maceira.87 »

Boa noite,
Parceiro pelo que tenha conhecimento e assincrono em furos normais, agora em cartesiano, não faço ideia..qual é q diferença para furos normais?
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

aureliocoimbra Escreveu:Viva
Por favor alguém me pode dizer se os motores usados nas bombas de furos artesianos, são síncronos ou assíncronos?

Muito obrigado.

Depende do motor. Se tiver imans permanentes, é um motor sincrono.
O normal é ser assincrono.
Os motores nas bombas ditas solares, são motores brushless, que no fundo são motores trifásicos sincronos, iman permanente...
SR-12_M200T_SpecSheet.pdf
(351.1 KiB) Transferido 171 vezes
Também há bombas de controlo de pressão feito na própria bomba e que dá para modular o caudal. Também usam motores brushless.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

Ok, não fazia ideia que se utilizava motores de DC para os furos.
Nesse caso tem toda a razão, é sincrono sim sr.!
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
"...motores DC..." ??!
Nunca ouvi falar em motores DC alimentados a 230V ac ou 380Vac... mas deve ser uma nova tecnologia, com certeza...
Aquilo que hoje é verdade, amanhã é mentira, e vice-versa.

Cps
A. Castro

maceira.87 Escreveu:Ok, não fazia ideia que se utilizava motores de DC para os furos.
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda

CF,Lda Escreveu:Vivam.
"...motores DC..." ??!
Nunca ouvi falar em motores DC alimentados a 230V ac ou 380Vac... mas deve ser uma nova tecnologia, com certeza...

Cps
A. Castro

maceira.87 Escreveu:Ok, não fazia ideia que se utilizava motores de DC para os furos.
Pelo PDF que vejo entendo que é um motor dc , mas já vi que o amigo Cf,Lda e dos técnicos ou engenheiros mais instruídos neste fórum deverá saber dizer me que não é?! Certo?! Um grande mal nas pessoas que sabem qualquer coisa, e que gostam de fazer pouco da ignorância das os outros, esquecem se de quando andaram a aprender... Isso é um problema muito grave...mas se vi mal peço desculpa pela minha burrice, e peço que me ensine onde vi mal as características do motor que está em PDF.
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Has thanked: 3 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por jorgemiguel4 »

Os motores DC brushless, sem escovas, precisam de electrónica para fazer o mesmo trabalho do comutador e escovas. Sem essa electrónica fica semelhante a um motor trifásico comum, ou estarei errado?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
jorgemiguel4 Escreveu:Os motores DC brushless, sem escovas, precisam de electrónica para fazer o mesmo trabalho do comutador e escovas. Sem essa electrónica fica semelhante a um motor trifásico comum, ou estarei errado?
Mais ao menos é isso, mas é diferente dado que funciona por "impulsos", a tensão varia com o binário.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.

Em primeiro lugar não sou nem técnico nem engenheiro;
Aquilo que aprendi foi há quase 35 anos... e nessa altura os motores DC que se falava estavam nas centrais electricas...
Tal como já tinha dito aquilo que hoje é verdade, amanhã é mentira e vice-versa...
Não insultei a sabedoria de ninguém nem a sua ignorância
O que é problema grave, e isso o Fórum vai ter que resolver, mais cedo ou mais tarde, é as pessoas virem aqui com as suas " dúvidas", à procura da "papinha feita", para depois irem para o terreno ganharem o deles à custa das informações obtidas aqui e brilharem com a "sua" resolução dos problemas, resolvidos aqui por outros...

Cps
A. Castro
maceira.87 Escreveu:
CF,Lda Escreveu:Vivam.
"...motores DC..." ??!

Cps
A. Castro

Pelo PDF que vejo entendo que é um motor dc , mas já vi que o amigo Cf,Lda e dos técnicos ou engenheiros mais instruídos neste fórum deverá saber dizer me que não é?! Certo?! Um grande mal nas pessoas que sabem qualquer coisa, e que gostam de fazer pouco da ignorância das os outros, esquecem se de quando andaram a aprender... Isso é um problema muito grave...mas se vi mal peço desculpa pela minha burrice, e peço que me ensine onde vi mal as características do motor que está em PDF.
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por aureliocoimbra »

Se esta foi para mim, a carapuça não me serviu.

Quis ir para o "terreno" que por acaso até é meu, onde tenho um furo artesiano e não quis tirar o pão da boca de ninguém.
Nem muito menos "brilhar" com a "sabedoria" alheia.

E a propósito, para que é que servem os fóruns??
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Quando referi "ir para o terreno", significa ir para o trabalho, seja ir ao cliente resolver o problema,
seja ir para o PC, fazer o orçamento, não me referia ao "terreno" como quintal ou campo de terra...

Os fóruns servem para o que os seus Administradores entenderem que devem existir.

Cps
A. Castro
aureliocoimbra Escreveu:Se esta foi para mim, a carapuça não me serviu.

Quis ir para o "terreno" que por acaso até é meu, onde tenho um furo artesiano e não quis tirar o pão da boca de ninguém.
Nem muito menos "brilhar" com a "sabedoria" alheia.

E a propósito, para que é que servem os fóruns??
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas
jorgemiguel4 Escreveu:Os motores DC brushless, sem escovas, precisam de electrónica para fazer o mesmo trabalho do comutador e escovas. Sem essa electrónica fica semelhante a um motor trifásico comum, ou estarei errado?
Mais ao menos é isso, mas é diferente dado que funciona por "impulsos", a tensão varia com o binário.

Cump.
Mário
Quando os impulsos mudam de sinal, deixam de ser corrente continua...
A onda quadrada gerada, é e continua a ser uma corrente alternada, porque muda de sinal ao longo do tempo. É como os inversores baratuchos de ligar aos isqueiros dos carros. São de onda quadrada e não é por isso que o pessoal chama-os de corrente continua.

Esses motores "DC" usam pontes hexafásicas de MOSFETs e não apenas 3. Se assim fosse, ainda aceitaria chamar de corrente continua...
Responder

Voltar para “Dúvidas”