Iluminação Publica
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Iluminação Publica
Iluminação Publica.
Caros companheiros, que vos suscita este tema?
sei que no geral hoje em dia estão a substituir as lampadas "brancas" - Vapor de Mercurio, pelas "amarelas" -VSAP - Vapor de Sódio de Alta Pressão, por serem mais eficientes energeticamente.
Andei á procura de documentos que me digam qual a distancia entre postes de iluminação mas não encontrei... alguém sabe? Por ventura existe alguma lei que defina onde podem ser colocados, ou não podem, os postes de iluminação?!?
É que moro na aldeia e vejo casos em que estes estão colocados em frente ás moradias, mesmo no meio do estacionamento, ou passeio... outros estão deslocados para as laterais das casas...enfim....
Isto para alimentação aérea..
E já ouvi falar em "Prolongamento de Rede" o que pelos vistos é diferente de "Extensão de rede de iluminação publica"...
alguém sabe algo sobre esta temática?
Caros companheiros, que vos suscita este tema?
sei que no geral hoje em dia estão a substituir as lampadas "brancas" - Vapor de Mercurio, pelas "amarelas" -VSAP - Vapor de Sódio de Alta Pressão, por serem mais eficientes energeticamente.
Andei á procura de documentos que me digam qual a distancia entre postes de iluminação mas não encontrei... alguém sabe? Por ventura existe alguma lei que defina onde podem ser colocados, ou não podem, os postes de iluminação?!?
É que moro na aldeia e vejo casos em que estes estão colocados em frente ás moradias, mesmo no meio do estacionamento, ou passeio... outros estão deslocados para as laterais das casas...enfim....
Isto para alimentação aérea..
E já ouvi falar em "Prolongamento de Rede" o que pelos vistos é diferente de "Extensão de rede de iluminação publica"...
alguém sabe algo sobre esta temática?
Learning is the goal!!
Re: Iluminação Publica
Boas
Ora aí está um bom tópico.
Por acaso tive a ver se tinha alguma documentação a nível de iluminação publica e não tenho
Já fiz um projecto onde tinha alguns postes no exterior, coloquei-os a uma distância aproximadamente de 10m, mas já nem me lembro se fui ver em algum regulamento ou se me apeteceu colocar a essa distância
....
Ora todos os postes têm de ter uma portinhola onde estão os seccionadores fusiveis, terem ligação á terra, normalmente são alimentados em cabo LSVAV 16mm, as lampadas normalmente são VSAP 150W
Mas se alguém tiver documentação sobre este tema era optimo
Por acaso tive a ver se tinha alguma documentação a nível de iluminação publica e não tenho

Já fiz um projecto onde tinha alguns postes no exterior, coloquei-os a uma distância aproximadamente de 10m, mas já nem me lembro se fui ver em algum regulamento ou se me apeteceu colocar a essa distância

Ora todos os postes têm de ter uma portinhola onde estão os seccionadores fusiveis, terem ligação á terra, normalmente são alimentados em cabo LSVAV 16mm, as lampadas normalmente são VSAP 150W

-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Pois... isso das portinholas e do cabo de alimentação é bem visto, tinha-me esquecido
o que eu fiz foi sacar as DMA's do site da EDP...mais de resto não tenho mais nada

o que eu fiz foi sacar as DMA's do site da EDP...mais de resto não tenho mais nada

Learning is the goal!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
O DMA's da EDP são cerca de 15 PDF's da serie EDPDMA-C71-... a EDPDMA-C72....gemini Escreveu:Pois... isso das portinholas e do cabo de alimentação é bem visto, tinha-me esquecido![]()
a falar sobre iluminação publica.
A distância entre postes em regra é 3 x a altura do poste.
Em relação ao tipo de poste, por vezes é a câmara de define (faz um contacto com
a câmara em questão).
Em anexo tens uma folha de cálculo para cálcular a queda de tensão para a ilum. pública.
De momento é o que disponho...
- Anexos
-
- IP_final.rar
- (22.76 KiB) Transferido 797 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Uma regra pratica muito boa para distancia entre candeeiros é:
15/20m para candeeiros tipo jardim 4m altura util, lampadas de 70/100W sódio
25/30m para candeeiros 8m (os usados nas estradas) com lampadas de 150w sódio
Se quiseres aferir a distancia entre os candeeiros usa um programa de calculo luminotecnico
(eu uso o ulisses da schereder, que é muito simples e pratico), os valores obtidos devem estar de acordo com a portaria 454/2001 (salvo erro). O tipo de candeeiros mais adquado
será uma coluna metalica octogonal braço simples duplo ou triplo e luminárias tipo sintra schereder ou equivalente, ou globos para os candeeiros de 4m, isto por que a EDP tem geralmente um contrato de concessão com as autarquia, em que se for instalado o tipo de candeeiros que indiquei, sendo o tipo corrente usado pela EDP, a manutençao ficará a cargo da EDP. Para jardins, ou zonas nobres cujos candeeiros são arquitetonicamente mais elaborados, a manutençao deste fica a cargo das autarquia
15/20m para candeeiros tipo jardim 4m altura util, lampadas de 70/100W sódio
25/30m para candeeiros 8m (os usados nas estradas) com lampadas de 150w sódio
Se quiseres aferir a distancia entre os candeeiros usa um programa de calculo luminotecnico
(eu uso o ulisses da schereder, que é muito simples e pratico), os valores obtidos devem estar de acordo com a portaria 454/2001 (salvo erro). O tipo de candeeiros mais adquado
será uma coluna metalica octogonal braço simples duplo ou triplo e luminárias tipo sintra schereder ou equivalente, ou globos para os candeeiros de 4m, isto por que a EDP tem geralmente um contrato de concessão com as autarquia, em que se for instalado o tipo de candeeiros que indiquei, sendo o tipo corrente usado pela EDP, a manutençao ficará a cargo da EDP. Para jardins, ou zonas nobres cujos candeeiros são arquitetonicamente mais elaborados, a manutençao deste fica a cargo das autarquia
-
- Curioso
- Registado: 21 mai 2008, 18:10
Nas instalações de iluminação pública rurais o espaçamento entre luminárias é cerca de 35 m e as lâmpadas são geralmente de 70 W. Infelizmente ainda coexistem armaduras com lâmpadas de VSAP com armaduras de VMAP.Checkmat Escreveu:Boas
Por acaso tive a ver se tinha alguma documentação a nível de iluminação publica e não tenho![]()
Já fiz um projecto onde tinha alguns postes no exterior, coloquei-os a uma distância aproximadamente de 10m, mas já nem me lembro se fui ver em algum regulamento ou se me apeteceu colocar a essa distância....
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 jan 2025, 16:30
- Profissão: Tecnico
Boa tarde caro amoreira,amoreira Escreveu: 07 mar 2008, 12:08O DMA's da EDP são cerca de 15 PDF's da serie EDPDMA-C71-... a EDPDMA-C72....gemini Escreveu:Pois... isso das portinholas e do cabo de alimentação é bem visto, tinha-me esquecido![]()
a falar sobre iluminação publica.
A distância entre postes em regra é 3 x a altura do poste.
Em relação ao tipo de poste, por vezes é a câmara de define (faz um contacto com
a câmara em questão).
Em anexo tens uma folha de cálculo para cálcular a queda de tensão para a ilum. pública.
De momento é o que disponho...
Desde já agradecido por este documento Excel que disponibilizou.
Não tem este Excel para outras potências das luminárias e para cabos subterrâneos LSVAV 4x35?
Os calculo da queda de tensão para LED é igual?
Obrigado
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas,
Esse é o único ficheiro que tenho para o efeito e como não o tenho utilizado também não o atualizei.
Esse é o único ficheiro que tenho para o efeito e como não o tenho utilizado também não o atualizei.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica