Dúvida - Transformadores em Paralelo
-
- Curioso
- Registado: 14 jan 2008, 16:46
- Enviou: 7 vezes
Dúvida - Transformadores em Paralelo
Boa tarde,
Surgiu-me uma dúvida com transformadores em paralelo. O que é melhor para a longevidade de um PT com dois transformadores em paralelo (se é que faz alguma diferença?): um transformador a 50% da carga e outro parado ou os dois transformadores ligados, cada um com 25% da carga?
Já agora, existem mínimos técnicos (% da carga nominal) para os quais os transformadores devam sempre ser utilizados? Em muitas máquinas elétricas rotativas o funcionamento abaixo de 50% da sua carga nominal é prejudicial, mas tenho dúvidas em máquinas estáticas como transformadores (se é que existe problema).
Obrigado desde já pela Vossa ajuda e respostas.
Vasconcelos
Surgiu-me uma dúvida com transformadores em paralelo. O que é melhor para a longevidade de um PT com dois transformadores em paralelo (se é que faz alguma diferença?): um transformador a 50% da carga e outro parado ou os dois transformadores ligados, cada um com 25% da carga?
Já agora, existem mínimos técnicos (% da carga nominal) para os quais os transformadores devam sempre ser utilizados? Em muitas máquinas elétricas rotativas o funcionamento abaixo de 50% da sua carga nominal é prejudicial, mas tenho dúvidas em máquinas estáticas como transformadores (se é que existe problema).
Vasconcelos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Dúvida - Transformadores em Paralelo
Boas
Cump.
Mário
A Azuldvasconcelos Escreveu:Boa tarde,
Surgiu-me uma dúvida com transformadores em paralelo. O que é melhor para a longevidade de um PT com dois transformadores em paralelo (se é que faz alguma diferença?)teres a temperatura de funcionamento dentro de parâmetros correctos: um transformador a 50% da carga e outro parado ou os dois transformadores ligados, cada um com 25% da carga?
Para mim é teres um a 50% e o outro desligado, vais ter menos perdas. Não podes ter de potencia contratada menos que 50% da potencia instalada (não é bem 50% anda perto dos 40%)
Já agora, existem mínimos técnicos (% da carga nominal) para os quais os transformadores devam sempre ser utilizados?
Em muitas máquinas elétricas rotativas o funcionamento abaixo de 50% da sua carga nominal é prejudicial,Em que máquinas? mas tenho dúvidas em máquinas estáticas como transformadores (se é que existe problema).
Vasconcelos
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 12 set 2008, 15:40
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Boa noite a todos,
Aproveito este topico visto que o que faz escrever enquadra-se na temática dos transformadores. Suponha-se que dois transformadores tem o seu secundário ligado ao mesmo barramento e o primário a dois geradores distintos. No caso de um desses transformadores sair de serviço, quais os tipos de controlos que são comuns para evitar a sobrecarga do que fica em funcionamento? O meu entendimento terão que ser tomadas medidas na geração de forma a evitar o aumento excessivo, por forma cumprir a falha do que saiu de serviço, e consequente sobrecarga. Estou correcto na minha analise? Outra questão que vos gostaria de colocar esta relacionada com o comportamento da tensão do barramento comum aos dois transformadores? Será preciso fazer algum tipo de compensação?
Aproveito este topico visto que o que faz escrever enquadra-se na temática dos transformadores. Suponha-se que dois transformadores tem o seu secundário ligado ao mesmo barramento e o primário a dois geradores distintos. No caso de um desses transformadores sair de serviço, quais os tipos de controlos que são comuns para evitar a sobrecarga do que fica em funcionamento? O meu entendimento terão que ser tomadas medidas na geração de forma a evitar o aumento excessivo, por forma cumprir a falha do que saiu de serviço, e consequente sobrecarga. Estou correcto na minha analise? Outra questão que vos gostaria de colocar esta relacionada com o comportamento da tensão do barramento comum aos dois transformadores? Será preciso fazer algum tipo de compensação?
Última edição por mitrax em 13 set 2015, 03:20, editado 2 vezes no total.
-
- Curioso
Bom dia,
Nenhuma ideia? Eu pressuponho que com a saída de serviço de uns dos transformadores irá causar um abaixamento na tensão, nestes casos que tipo de compensações são tomadas? Compensador? Aumento de reactiva? O que é mais comumente usado? Obg
Nenhuma ideia? Eu pressuponho que com a saída de serviço de uns dos transformadores irá causar um abaixamento na tensão, nestes casos que tipo de compensações são tomadas? Compensador? Aumento de reactiva? O que é mais comumente usado? Obg
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
mitrax Escreveu:Boa noite a todos,
Boas,
o exemplo aqui proposto é académico ou existe na realidade?
Como é que garante que ambos os sistemas estão em fase?
Ohmico
-
- Curioso
Ohmico,ohmico Escreveu:mitrax Escreveu:Boa noite a todos,
Boas,
o exemplo aqui proposto é académico ou existe na realidade?
Como é que garante que ambos os sistemas estão em fase?
Ohmico
obrigado pela sua resposta. Agora respondendo as suas questões:
trata-se de um exemplo acadêmico, mas que suponho que tenha aplicação real, visto ser uma situação comum nos sistemas eléctricos de energia.
Os transformadores são exactamente iguais, mesma relação de transformação, índice horário, etc... em paralelo este facto seria suficiente para garantir que ambos se encontram em fase. No caso que exponho eu parto do principio que os grupos geradores tem sistemas próprios que só permitem a sua colocação "online" quando em fase com o restante sistema.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Se tens dois transformadores ligados ao mesmo barramento através do secundário e o primário ligados a geradores diferentes, se um deles desligar do barramento e a carga existente for mais ou menos da potencia do que fica, não vai haver problemas. Mas se for superior aí vais ter problemas e provavelmente mais problemas no gerador do que no transformador, pois o gerador irá perder rotação e a frequência cai. Por isso tens de usar um relé de deslastre que tem a função de te desligar alguns circuitos sempre que detecta uma queda de frequência durante um tempo estipulado e aí ficas apenas com a carga suficiente para um gerador apenas.
-
- Curioso
jodsbrum,
supondo que o gerador que fica tem capacidade de suprir a falha daquele que sai. Neste caso é solicitado a este gerador a injeção de mais potência activa de forma a equilibrar a frequência da rede, certo? só no caso do gerador não poder corresponder às exigências da carga é que passamos aos desastre destas ultimas.
E em relação ao valor de tensão no barramento? Não haverá nenhuma oscilação que obrigue à sua compensação por injecção de reactiva ou outra forma de compensação?
Obrigado pela participação!
supondo que o gerador que fica tem capacidade de suprir a falha daquele que sai. Neste caso é solicitado a este gerador a injeção de mais potência activa de forma a equilibrar a frequência da rede, certo? só no caso do gerador não poder corresponder às exigências da carga é que passamos aos desastre destas ultimas.
E em relação ao valor de tensão no barramento? Não haverá nenhuma oscilação que obrigue à sua compensação por injecção de reactiva ou outra forma de compensação?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
A Azulmitrax Escreveu:jodsbrum,
supondo que o gerador que fica tem capacidade de suprir a falha daquele que sai. Neste caso é solicitado a este gerador a injeção de mais potência activa de forma a equilibrar a frequência da rede, certo? Sim. só no caso do gerador não poder corresponder às exigências da carga é que passamos aos desastre destas ultimas. Correcto.
E em relação ao valor de tensão no barramento? Não haverá nenhuma oscilação que obrigue à sua compensação por injecção de reactiva ou outra forma de compensação? Não à necessidade, dado que a potencia necessária (elétrica) é fornecida pelo motor térmico ("acelera", aumenta o debito de combustível, mas só para estabilizar a rotação)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
O Mário tem razão mas alem do motor que acelera também o alternador é reforçado na sua excitação através do AVR, pois quando aparece mais carga à a tendência para haver uma queda de tensão e então o AVR compensa excitando o alternador.
-
- Curioso
Mais uma vez obrigado a ambos pelos preciosos esclarecimentos. Apenas mais uma questão quando referem AVR significa automatic voltage regulator? Obg
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
está tudo muito certo, mas não percebo como conseguem fazer funcionar dois geradores ligados individualmente a dois transformadores com secundário em paralelo.
Para mim terão de ligar os geradores em paralelo a alimentar ambos os transformadores, se tiverem o secundário em paralelo.
Depois sim poderão fazer as manobras que entenderem.
Ohmico
está tudo muito certo, mas não percebo como conseguem fazer funcionar dois geradores ligados individualmente a dois transformadores com secundário em paralelo.
Para mim terão de ligar os geradores em paralelo a alimentar ambos os transformadores, se tiverem o secundário em paralelo.
Depois sim poderão fazer as manobras que entenderem.
Ohmico
-
- Velha Guarda
É isso mesmo AVR significa automatic voltage regulator.
Quanto ao que o Ohmico diz, não está correto. Cada gerador tem o seu transformador e o paralelo dos geradores é feito no barramento através dos secundários dos transformadores apenas. Para todos os efeitos nós temos é um conjunto de um gerador com o seu transformador a debitar para um barramento e desta forma podemos ter quantos geradores quisermos a debitar para o mesmo barramento sem problema algum.
Quanto ao que o Ohmico diz, não está correto. Cada gerador tem o seu transformador e o paralelo dos geradores é feito no barramento através dos secundários dos transformadores apenas. Para todos os efeitos nós temos é um conjunto de um gerador com o seu transformador a debitar para um barramento e desta forma podemos ter quantos geradores quisermos a debitar para o mesmo barramento sem problema algum.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Hmm, fico na dúvida que sejam efectivamente independentes. O AVR recebe o feedback do barramento que quer seja no secundário ou primário, é a mesma referência, mas em escalas diferentes. O transformador limitasse a "converter" a energia de um patamar para o outro.jodsbrum Escreveu:É isso mesmo AVR significa automatic voltage regulator.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt