Moradia - Projecto incêndios
- Borgas
- Curioso
- Registado: 17 jan 2008, 12:21
- Been thanked: 1 time
Moradia - Projecto incêndios
Boas a todos
Foi-me pedido para fazer um projecto de instalações de segurança contra incêndios de uma moradia, porque a câmara municipal diz que é obrigatório dar entrada do referido projecto.
A moradia fica na serra de monchique e pelos vistos segundo o que alegaram na câmara é obrigatório porque se encontra numa área onde há elevada taxa de risco de incêndios e faz parte da rede natura 2000.
Nunca tinha ouvido falar de tal coisa, já aconteceu o mesmo a alguém? Que legislação é essa? Estive à procura no site da ANPC e não tem lá nada, procurei na net noutros locais e também não encontrei nada.
Ser alguém souber de alguma coisa agradeço.
Foi-me pedido para fazer um projecto de instalações de segurança contra incêndios de uma moradia, porque a câmara municipal diz que é obrigatório dar entrada do referido projecto.
A moradia fica na serra de monchique e pelos vistos segundo o que alegaram na câmara é obrigatório porque se encontra numa área onde há elevada taxa de risco de incêndios e faz parte da rede natura 2000.
Nunca tinha ouvido falar de tal coisa, já aconteceu o mesmo a alguém? Que legislação é essa? Estive à procura no site da ANPC e não tem lá nada, procurei na net noutros locais e também não encontrei nada.
Ser alguém souber de alguma coisa agradeço.
Re: Moradia - Projecto incêndios
Boas
Tenta perguntar na câmara qual o decreto-lei em que eles se basearam para alegar isso.
Acho muito estranho uma moradia ter de levar projecto de segurança contra incêndios.....
Tenta perguntar na câmara qual o decreto-lei em que eles se basearam para alegar isso.
Acho muito estranho uma moradia ter de levar projecto de segurança contra incêndios.....
Penso que nesse tipo de projecto é necessário focar:
Circuitospara a evacuação de pessoas de forma rápida e segura. Para tal estabelecer os caminhos de evacuação, prever o controlo de fumos dos espaços.
Impedir de forma passiva a propagação do incêndio, através de uma correcta compartimentação corta-fogo e da definição do comportamento em relação ao fogo dos materiais de acabamentos
Garantir condições para que os bombeiros possam fazer o combate ao incêndio com segurança
Avaliar potênciais perigos e dar orientações de procedimentos.
Julgo que é basicamente isto. Espero ter sido útil.
Circuitospara a evacuação de pessoas de forma rápida e segura. Para tal estabelecer os caminhos de evacuação, prever o controlo de fumos dos espaços.
Impedir de forma passiva a propagação do incêndio, através de uma correcta compartimentação corta-fogo e da definição do comportamento em relação ao fogo dos materiais de acabamentos
Garantir condições para que os bombeiros possam fazer o combate ao incêndio com segurança
Avaliar potênciais perigos e dar orientações de procedimentos.
Julgo que é basicamente isto. Espero ter sido útil.
Encontrei isto numa pesquisa. Penso ser útil.
- Anexos
-
- FICHA SCIE modelo 01-UT I habitacionais 20070531.pdf.zip
- (85.69 KiB) Transferido 460 vezes
- Borgas
- Curioso
Obrigado pelas vossas dicas.
Quanto a essa ficha smonteiro penso que isso ainda não está em vigor porque é do novo regulamento de incêndios. De qualquer das maneiras pode dar uma ajuda
E já que falamos do novo regulamento vou dar uma vista de olhos a ver o que fala a propósito destas situações.
Entretanto foi-me dito que as moradias da zona têm uma rede de sprinklers por cima da moradia que se activam por fusível térmico, ficam ligados à rede de águas do cliente (furo próprio, na zona não há água da rede), para actuar em caso de incêndio no exterior da habitação.
Quanto a essa ficha smonteiro penso que isso ainda não está em vigor porque é do novo regulamento de incêndios. De qualquer das maneiras pode dar uma ajuda

E já que falamos do novo regulamento vou dar uma vista de olhos a ver o que fala a propósito destas situações.
Entretanto foi-me dito que as moradias da zona têm uma rede de sprinklers por cima da moradia que se activam por fusível térmico, ficam ligados à rede de águas do cliente (furo próprio, na zona não há água da rede), para actuar em caso de incêndio no exterior da habitação.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Aqui deixo as fichas que se devem de entregar com o projecto de segurança contra incêndios. Lê esse pdf da Legislação que te pode ajudar muito. A simbologia era uma coisa que tinha para aqui perdida em pdf 
Espero ter ajudado.

Espero ter ajudado.
- Anexos
-
- LEGISLAÇÃO DSCI_0.zip
- (32.44 KiB) Transferido 389 vezes
-
- Fichas.zip
- (68.28 KiB) Transferido 355 vezes
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- Borgas
- Curioso
Obrigado amigo Cipriano, por acaso já tinha essa informação aqui, até estava a pensa-la coloca-la aqui no fórum, junto com os decreto-lei e portarias, se quiserem posso colocar aqui.
Essa simbologia é a que uso, as fichas também já utilizei pois são utilizadas em edifícios que recebem publico. Essas são as normas que estão em vigor até entrada do novo regulamento, que pelo que tenho ouvido, vai ser adiada novamente a sua entrada em vigor, porque parece que há alguns problemas.
Essa simbologia é a que uso, as fichas também já utilizei pois são utilizadas em edifícios que recebem publico. Essas são as normas que estão em vigor até entrada do novo regulamento, que pelo que tenho ouvido, vai ser adiada novamente a sua entrada em vigor, porque parece que há alguns problemas.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
boas pessoal queria perguntar uma coisa. o q é necessario para q se possa eleborar e assinar projectos de segurança contra incendios!??? estou inscrito na OE é suficiente!?
grande abraço
grande abraço
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Basta até estares inscrito na DGE.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
n basta estar inscrito na ordem!??
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Atençãop que era necessário estar inscrito nas camaras.
Atençãop que era necessário estar inscrito nas camaras.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Por estas bandas os projectos de seg contra incêndios entram as 3 pancadas, são desde o básico pra baixo.
E são precisos para edifícios habitacionais, e resumem-se para edifícios habitacionais, a caminhos de evacuação e localização dos extintores.
Acho vergonhoso... mas pronto é a realidade
E são precisos para edifícios habitacionais, e resumem-se para edifícios habitacionais, a caminhos de evacuação e localização dos extintores.
Acho vergonhoso... mas pronto é a realidade