Pedido de indemnização

Responder
jcsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 abr 2015, 21:20

Pedido de indemnização

Mensagem por jcsantos »

Boas noites ;)

Avariou o furo de captação de água para serventia da quinta.
Uns 3 dias antes do apagão final, esteve ligada 2 minutos e o quadro disparou. Voltei a ligar e tudo a funcionar correctamente.
Passados 3 dias então, de cada vez que tentei ligar a bomba, o quadro disparava.

Apareceu a empresa que vendeu a bomba há uns anos, disse que o motor estava queimado, substituiram por um novo, e disseram que a causa devia de ser devido às inúmeras intervenções da EDP no mês anterior na zona, que eu dei por falta de corrente, e também falta de fase (trifásico e nem todas as tomadas funcionavam).

Pedi então que devolvessem o motor estragado e passassem uma declaração que comprove a causa da avaria.
Tenho a declaração assinada pela empresa, com a data da substituição do motor.

O que me está a prender ainda de formalizar o pedido é que eles solicitam a data em que as anomalias acorreram, e isso não posso afirmar ao pormenor.

Alguém que tenha solicitado a indemnização, pode esclarecer e orientar sobre isto?

É que o valor é significativo, a empresa declara que a culpa está na variação da corrente, e eu quero que a "justiça" se faça.
E agora sei que dá para proteger da "falta de fases" e quero usar a indemnização nisso e noutros aparelhos.

Obrigado a quem possa ajudar :geek:
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Pedido de indemnização

Mensagem por dsrsantos »

O mais certo é a EDP alegar que devia ter o motor protegido contra falta de fase (já que parece que é disso que se trata) e não pagar nada...
jcsantos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 abr 2015, 21:20

Mensagem por jcsantos »

Obrigada pela resposta.

No entanto vou fazer o pedido, parece-me descabido que a lei proteja esta prática, pois o motor não tem a capacidade para adivinhar se a corrente está em falta, e as pessoas simplesmente não aprendem ou tem conhecimento dessas protecções de fase nas cartas onde vem a factura.

Quanto às datas da ocorrência, sabem se posso referir tipo "no decorrer do mês que antecedeu a avaria" ?
Porque aconteceram mesmo muitas intervenções e respectivas falhas, inclusive andaram a mexer no PT que alimenta a minha rua.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Mensagem por joao-pt »

Não especifiques a data, dizes que esteve a funcionar anteriormente e que tiveste conhecimento que andaram a mexer no PT no mês X e que após essa data o motor ficou com problemas. Imaginando que és imigrante e vens a Portugal apenas 2/3 vezes por ano, dificilmente conseguirás dar datas exactas.

Sei de gente que já recebeu indemnizações pagas pela EDP, sei de casos em que receberam zero e ainda quase que foram gozados. Não tens nada a perder a não ser algum tempo e uma ou outra dor de cabeça por isso acho que deves tentar.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Efectivamente, o motor não adivinha que falhou uma fase, mas, por isso mesmo, a empresa que fez a instalação do motor tem condições de adivinhar que isso poderia acontecer e ter defendido os interesses do propriétário instalando também um bloco térmico, regulado para os consumos da bomba.
Não o terá feito da 1ª vez, e pelos vistos, também não o fez recentemente aquando da substituição do motor... A ser verdade, acho que isso é lamentavel.
Antes de enviar o seu pedido, fale com os seus vizinhos mias próximos para saber se eles terão tido problemas nos seus electrodomésticos ou equipamentos trifásicos, se existirem. Talvez assim consiga dar mais enfase ao seu pedido.
Cps
A. Castro
jcsantos Escreveu:Obrigada pela resposta.

No entanto vou fazer o pedido, parece-me descabido que a lei proteja esta prática, pois o motor não tem a capacidade para adivinhar se a corrente está em falta, e as pessoas simplesmente não aprendem ou tem conhecimento dessas protecções de fase nas cartas onde vem a factura.

Quanto às datas da ocorrência, sabem se posso referir tipo "no decorrer do mês que antecedeu a avaria" ?
Porque aconteceram mesmo muitas intervenções e respectivas falhas, inclusive andaram a mexer no PT que alimenta a minha rua.
schmidt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mai 2015, 12:15

Mensagem por schmidt »

Bom dia !!!

Infelizmente quando se trata de indenizações as companhias de energia valem-se na maioria das vezes partindo de falhas sempre do lado do cliente para livrar-se das mesmas.
Sugiro que solicite junto a instaladora de sua bomba um circuito contator-detector de falta de fase, aparentemente custo mais caro no inicio mas lhe poupará de problemas futuros!!!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”