Cálculo da autonomia de UPS pela potência da bateria

Responder
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Agradecimento recebido: 3 vezes

Cálculo da autonomia de UPS pela potência da bateria

Mensagem por pet »

Boa tarde a todos,

Necessito do vosso apoio para calcular a autonomia de uma UPS de 120kVA, sabendo que tenho 108 elementos de 70 Ah. Como devo fazer?

Obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Cálculo da autonomia de UPS pela potência da bateria

Mensagem por nelmindo »

pet Escreveu:Boa tarde a todos,

Necessito do vosso apoio para calcular a autonomia de uma UPS de 120kVA, sabendo que tenho 108 elementos de 70 Ah. Como devo fazer?

Obrigado.
se não disser a tensão dos elementos (podíamos supor 2V) não é possível determinar a energia que pode ser lá guardada...
pet
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pet »

Pois. A duvida não foi bem colocada. Com estes elementos gostaria de saber se é possível saber qual a autonomia em minutos.
pet
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pet »

E supondo que a tensão dos elementos é 2V.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
pet Escreveu:Pois. A duvida não foi bem colocada. Com estes elementos gostaria de saber se é possível saber qual a autonomia em minutos.
Não é possivel.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

Mário Escreveu:Boas
pet Escreveu:Pois. A duvida não foi bem colocada. Com estes elementos gostaria de saber se é possível saber qual a autonomia em minutos.
Não é possivel.

Cump.
Mário

como diz o Mário, não é possivel....

imagine...se tiver uma lampada de 20W ligado dura-lhe umas horas valentes....se tiver um motor de 2kW provavelmente dura-lhe uma hora....assim falando por alto.....

mas isto é adivinhar...tem que dar mais elementos....
Jaime Reis
pet
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pet »

E se considerar mos à plena carga?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
pet Escreveu:E se considerar mos à plena carga?
Continuo com a mesma afirmação que dei. E ninguém pode dar outra sem dados reais.

Como é a plena carga e estamos a falar de "120kVA" provavelmente dá para 1 ano ( mesmo com a descarga interna (que não sei de quanto é)). Àh, esquecia-me de dizer que é só um led. :o

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por jorgemiguel4 »

É dificil calcular na mesma é preciso ter em atenção que a capacidade das baterias não é linear, normalmente baixa quando a corrente de descarrega é mais alta. Por exemplo e hipoteticamente uma bateria de 10Ah alimenta uma carga de 1A durante 10h, mas se colocarmos uma carga de 2A ela só vai aguentar 3h.

Também é preciso saber qual é a eficiencia da UPS...
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 89 vezes

Mensagem por amoreira »

Espero que o documento em anexo ajude a explicar este tópico.

Cumprimentos
Anexos
Dimensionamento UPS.pdf
(79.13 KiB) Transferido 852 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Reinaldo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 set 2014, 20:33

Mensagem por Reinaldo »

Bom dia pessoal .
Sou novo no fórum mais acho que posso ajuda-los um pouco com seu conjunto de Bateria.

Somente esclarecendo trabalho em um distribuidora de energia e em todas estações temos dois conjuntos de baterias de 600Ah.
você falou que tem um conjunto com capacidade de 70 Ah correto ,não me importa a tensão dos elementos eles influenciam somente na tensão sua de consumo de CC ok.
Para calcular o tempo você tem que saber a corrente (amper) desligue seu retificador e mesa com um alicate amperímetro ok.
Pois o tempo de descarga e CA de CC são proporcionais ok.
Exemplo.
Se seu conjunto for de tensão de 125 Vcc e seu consumo total for de 7 amper dividindo 70/7=10 horas -10% de queda de tensão=9 horas.
Se seu consumo for de 10 amper dividindo 70/10 = 7 horas - 10% de queda de tensão = 6,3 horas
Se seu consumo for de 70 amper dividindo 70/70 = 1 hora - 10% de queda de tensão = 50 minutos.
Não esqueça alimentar 70 amper de CC uma carga não é para qualquer conjunto não por isso tem que ser bem dimensionado.

Quando projetamos um conjunto de bateria temos que calcular sempre o dobro da corrente pois a medida que a corrente baixa a tensão acompanha o afundamento tão rápido como a corrente.
Espero ter ajudado
Reinaldo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 set 2014, 20:33

Mensagem por Reinaldo »

Bom dia pessoal .
Sou novo no fórum mais acho que posso ajuda-los um pouco com seu conjunto de Bateria.

Somente esclarecendo trabalho em um distribuidora de energia e em todas estações temos dois conjuntos de baterias de 600Ah.
você falou que tem um conjunto com capacidade de 70 Ah correto ,não me importa a tensão dos elementos eles influenciam somente na tensão sua de consumo de CC ok.
Para calcular o tempo você tem que saber a corrente (amper) desligue seu retificador e mesa com um alicate amperímetro ok.
Pois o tempo de descarga e CA de CC são proporcionais ok.
Exemplo.
Se seu conjunto for de tensão de 125 Vcc e seu consumo total for de 7 amper dividindo 70/7=10 horas -10% de queda de tensão=9 horas.
Se seu consumo for de 10 amper dividindo 70/10 = 7 horas - 10% de queda de tensão = 6,3 horas
Se seu consumo for de 70 amper dividindo 70/70 = 1 hora - 10% de queda de tensão = 50 minutos.
Não esqueça alimentar 70 amper de CC uma carga não é para qualquer conjunto não por isso tem que ser bem dimensionado.

Quando projetamos um conjunto de bateria temos que calcular sempre o dobro da corrente pois a medida que a corrente baixa a tensão acompanha o afundamento tão rápido como a corrente.
Espero ter ajudado
siul
Curioso
Curioso
Registado: 21 mai 2014, 19:25

Mensagem por siul »

tens 170 ampares de autonomia se não me enganei no calculo tens autonomia de 2,4 horas 170A:70Ah=2.4horas, primeiro tens de converter o kva em ampares
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”