Luminárias em instalação industrial

Responder
NosferatuPT
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2012, 19:25
Been thanked: 1 time

Luminárias em instalação industrial

Mensagem por NosferatuPT »

Boas malta! Agradecia muito se me pudessem ajudar com a seguinte situação.

Tenho uma instalação industrial com cerca de 500 luminárias T8 58W com balastro magnético e 90 luminárias de vapor de mercúrio de alta pressão. Esta instalação já é antiga e tenho em vista um projeto para o aumento da eficiência energética na iluminação.

Andei a pesquisar na net e descobri, para substituição das luminárias fluorescentes, umas luminárias eco-tubo que prometem reduções no consumo de, aproximadamente, 50%. Alguém já as utilizou? Será que cumprem mesmo todas as vantagens que referem?
Relativamente às de VMAP, estas ainda são muito utilizadas em ambiente industrial? Qual a melhor alternativa, para além dos LED?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Luminárias em instalação industrial

Mensagem por parreirajoao »

As eco tubo não conheço.

Para substituir as VMAP, existem hoje em dia luminárias com lâmpadas T5 de 80W com bons refletores (ETAP). Para reduzir o consumo de energia pode optar por detetores de movimento.
NosferatuPT Escreveu:Boas malta! Agradecia muito se me pudessem ajudar com a seguinte situação.

Tenho uma instalação industrial com cerca de 500 luminárias T8 58W com balastro magnético e 90 luminárias de vapor de mercúrio de alta pressão. Esta instalação já é antiga e tenho em vista um projeto para o aumento da eficiência energética na iluminação.

Andei a pesquisar na net e descobri, para substituição das luminárias fluorescentes, umas luminárias eco-tubo que prometem reduções no consumo de, aproximadamente, 50%. Alguém já as utilizou? Será que cumprem mesmo todas as vantagens que referem?
Relativamente às de VMAP, estas ainda são muito utilizadas em ambiente industrial? Qual a melhor alternativa, para além dos LED?
NosferatuPT
Curioso
Curioso

parreirajoao Escreveu:As eco tubo não conheço.

Para substituir as VMAP, existem hoje em dia luminárias com lâmpadas T5 de 80W com bons refletores (ETAP). Para reduzir o consumo de energia pode optar por detetores de movimento.
Muito obrigado pela sugestão! Desconhecia essa solução para substituir as de VMAP.
Relativamente aos detetores de movimento, existem algumas zonas onde já pensei implementá-los, nomeadamente em corredores e casas de banho. Para além disso, estou a ponderar a colocação de detetores de presença na zona dos escritórios. Isto porque, pelo que me pude aperceber, há alturas em que algumas pessoas se ausentam durante mais de meia hora e a iluminação permanece ligada.
dekeriel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jul 2014, 15:30

Mensagem por dekeriel »

NosferatuPT Escreveu: Andei a pesquisar na net e descobri, para substituição das luminárias fluorescentes, umas luminárias eco-tubo que prometem reduções no consumo de, aproximadamente, 50%. Alguém já as utilizou? Será que cumprem mesmo todas as vantagens que referem?
Ecotubo não conheço mas deve ser led!?

Tenho convertido muitas luminárias de fluorescentes para led, e a redução no consumo anda nos 70%, ainda a semana passada mudei a iluminação numa linha de produção que consumia 8A e passei para pouco mais de 2A. o problema é o preço que vai de 20€ até aos 50's para as de 150cm, mas também compensa na durabilidade
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

num ultimo projeto, na zona de escritórios, utilizei multi-detetores que têm as funções de deteção:

movimento

presença

day-light

NosferatuPT Escreveu:
parreirajoao Escreveu:As eco tubo não conheço.

Muito obrigado pela sugestão! Desconhecia essa solução para substituir as de VMAP.
Relativamente aos detetores de movimento, existem algumas zonas onde já pensei implementá-los, nomeadamente em corredores e casas de banho. Para além disso, estou a ponderar a colocação de detetores de presença na zona dos escritórios. Isto porque, pelo que me pude aperceber, há alturas em que algumas pessoas se ausentam durante mais de meia hora e a iluminação permanece ligada.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Eu faria um projecto luminotécnico com diversas alternativas e de forma a garantir um determinado nível de luminância.
NosferatuPT
Curioso
Curioso

dekeriel Escreveu: Ecotubo não conheço mas deve ser led!?

Tenho convertido muitas luminárias de fluorescentes para led, e a redução no consumo anda nos 70%, ainda a semana passada mudei a iluminação numa linha de produção que consumia 8A e passei para pouco mais de 2A. o problema é o preço que vai de 20€ até aos 50's para as de 150cm, mas também compensa na durabilidade
Pois, essa redução é excelente! Eu vou propor uma solução em LED também, mas a empresa está um pouco relutante na sua colocação pois têm receio de que a durabilidade anunciada não corresponda à verdade e depois lá se vai o período de retorno do investimento.
parreirajoao Escreveu:num ultimo projeto, na zona de escritórios, utilizei multi-detetores que têm as funções de deteção:

movimento

presença

day-light
É uma solução interessante! Obrigado.
projclvm Escreveu:Eu faria um projecto luminotécnico com diversas alternativas e de forma a garantir um determinado nível de luminância.
Exato, eu irei fazer várias alternativas também, garantindo sempre os níveis de iluminância recomendados para este tipo de instalações, segundo a norma EN-12464.
lucygp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mar 2015, 05:33

Mensagem por lucygp »

nomeadamente em corredores e casas de

Voltar para “Discussão Eletricidade”