O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica

Responder
nekoaure
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mar 2015, 15:30

O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica

Mensagem por nekoaure »

Pessoal, boa tarde!

Podem me tirar uma dúvida?

É o seguinte: dentre as várias tomadas da minha casa, tem uma que, quando eu ligo o ventilador nela, ele gira bem mais forte que nas outras. Por que será que isso acontece? Detalhe: minha cidade tem voltagem padrão de 110v.
Será que essa tomada específica tem 220v? Isso é possível?
Outro detalhe: Ela é uma tomada de ar condicionado.
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica

Mensagem por WindWalker »

Sim, é possível se essa tomada for alimentada com duas fases diferentes. Facilmente vê isso num multímetro (voltímetro).
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 24 vezes

Re: O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica

Mensagem por justme »

Boas nekoaure,

suponho que esteja no Brasil.

Caso não tenha acesso ao aparelho de medida, tente ligar um candeeiro com uma lampada de 220 V a essa tomada e ás outras.

Pela diferença de brilho ficará com uma sensação mais "visual" de que essa tomada tem tensão superior ás outras.

Mas diga-me se puder, para que tensão está construido o ventilador? (Veja-o na chapa de carateristicas)

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”