Pessoal, boa tarde!
Podem me tirar uma dúvida?
É o seguinte: dentre as várias tomadas da minha casa, tem uma que, quando eu ligo o ventilador nela, ele gira bem mais forte que nas outras. Por que será que isso acontece? Detalhe: minha cidade tem voltagem padrão de 110v.
Será que essa tomada específica tem 220v? Isso é possível?
Outro detalhe: Ela é uma tomada de ar condicionado.
O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica
Sim, é possível se essa tomada for alimentada com duas fases diferentes. Facilmente vê isso num multímetro (voltímetro).
Re: O que pode estar acontecendo? Ventilador fica muito forte numa tomada específica
Boas nekoaure,
suponho que esteja no Brasil.
Caso não tenha acesso ao aparelho de medida, tente ligar um candeeiro com uma lampada de 220 V a essa tomada e ás outras.
Pela diferença de brilho ficará com uma sensação mais "visual" de que essa tomada tem tensão superior ás outras.
Mas diga-me se puder, para que tensão está construido o ventilador? (Veja-o na chapa de carateristicas)
Um abraço
suponho que esteja no Brasil.
Caso não tenha acesso ao aparelho de medida, tente ligar um candeeiro com uma lampada de 220 V a essa tomada e ás outras.
Pela diferença de brilho ficará com uma sensação mais "visual" de que essa tomada tem tensão superior ás outras.
Mas diga-me se puder, para que tensão está construido o ventilador? (Veja-o na chapa de carateristicas)
Um abraço