Motor trifásico ventilador
Motor trifásico ventilador
Boas, estou com um problema em mãos e não estou a conseguir lá chegar. Passo a explicar:
Tenho um ventilador 3F 400v de 37kw, em que deixou de trabalhar pois tinha um contator ABB A26-30-01 com bobine 220v em que tinha os contatos moveis degradados. Subsitui por um schneider lc1D32p7. E trabalhou durante 1 dia e meio o que corresponde a 20 arranques.
Agora deixou de trabalhar e quando tento ligar surgem faiscas na zona onde entram as 3fases.
Conseguem dar alguma sugestão?
Os contatores são compativeis ?
Poderá ser o motor?
Agradeço
Tenho um ventilador 3F 400v de 37kw, em que deixou de trabalhar pois tinha um contator ABB A26-30-01 com bobine 220v em que tinha os contatos moveis degradados. Subsitui por um schneider lc1D32p7. E trabalhou durante 1 dia e meio o que corresponde a 20 arranques.
Agora deixou de trabalhar e quando tento ligar surgem faiscas na zona onde entram as 3fases.
Poderá ser o motor?
Agradeço
Re: Motor trifásico ventilador
o contactor é de 15kw 400vac se o ventilador é de 37 kw derreteu.
Antes de montar um novo convém verificar se não danificou o motor.
Cump
JCarreira
Antes de montar um novo convém verificar se não danificou o motor.
Cump
JCarreira
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Mas mesmo o ABB que tinhas também estava sub-dimensionado. Só se vi mal o datasheet dele, pois esse é para 11kW.
So por curiosidade qual é corrente desse animal?Epá tens mesmo a certeza que esse motor é de 37kW??!!
ou de 0.37kW.
So por curiosidade qual é corrente desse animal?Epá tens mesmo a certeza que esse motor é de 37kW??!!

Quanto mais sei....mais burro sou!!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
A azulHapl Escreveu:Boas, estou com um problema em mãos e não estou a conseguir lá chegar. Passo a explicar:
Sim, O arranque é estrela-triangulo? ou suave?
Não penses agora nos contactores.
Poderá ser o motor?
Tudo pode ser. Mediste o motor? queimou um contactor porquê? quanto tempo tinha? existe proteção térmica? e qual a regulação existente?
Agradeço
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Muito obrigado pelas resposta,
Ventilador de 37kw, arranque estrela triangulo, com termico de 45A. O contator substituido tinha ja algum tempo(10/20 anos). É o contator auxiliar para a comutação pois tem as saidas shuntadas. Os 11kw do contator nao seria suficiente? O motor tem resistencia de isolamento muito boa. Posso fazer mais alguma coisa?
Ventilador de 37kw, arranque estrela triangulo, com termico de 45A. O contator substituido tinha ja algum tempo(10/20 anos). É o contator auxiliar para a comutação pois tem as saidas shuntadas. Os 11kw do contator nao seria suficiente? O motor tem resistencia de isolamento muito boa. Posso fazer mais alguma coisa?
sim 11kw é suficiente, mas repara que esse contactor só trabalha no arranque, é melhor verificar os outros dois se as fazes estão a passar as 3 nos dois contactores. Para ensair podes retirar os fusiveis/dijuntor e testar em vazio, mas com essa idade já merecia trocar o conjunto.Hapl Escreveu:Muito obrigado pelas resposta,
- Mário
- Team Apoio
Boas
O contactor que chamas de auxiliar, é o contactor de estrela.
Verifica se os encravamentos estão efectuados.
Cump.
Mário
Não esqueças de fazer a apresentação.Hapl Escreveu:Muito obrigado pelas resposta,
O contactor que chamas de auxiliar, é o contactor de estrela.
Verifica se os encravamentos estão efectuados.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 29 out 2011, 18:08
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boa noite malta.
Posso fazer uma pergunta...pronto eu nunca lidei com nenhum bicho dessa potência, nas formações que tive, foi que com motores superiores a 14 Kw teria de se avisar a EDP (isto resumindo a historia que me foi fornecida) ou então com softstart ou VEV. com estrela triângulo também da sem haver reclamação do fornecedor?? Desculpem o aparte só estou a querer aprender Un pouco mais com quem sabe.
Cumprimentos
Posso fazer uma pergunta...pronto eu nunca lidei com nenhum bicho dessa potência, nas formações que tive, foi que com motores superiores a 14 Kw teria de se avisar a EDP (isto resumindo a historia que me foi fornecida) ou então com softstart ou VEV. com estrela triângulo também da sem haver reclamação do fornecedor?? Desculpem o aparte só estou a querer aprender Un pouco mais com quem sabe.
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
A temporização é a mesma que estava, quando pergunta se os encravamentos sao efetuados o que quer dizer? Testei os contatores principais e tinham continuidade quando fechados mas testei com os fusiveis postos. Tenho que tirar os fusiveis?
As faiscas na entrada do contator o que podera querer dizer?
Cumprimentos
Cumprimentos
ensaia o funcionamento dos contactores em vazio ou seja das ordem de start atraca o da esquerda 1.º e o da direita e passado o tempo de arranque liberta o da direita e entra o do meio.Hapl Escreveu:A temporização é a mesma que estava, quando pergunta se os encravamentos sao efetuados o que quer dizer? Testei os contatores principais e tinham continuidade quando fechados mas testei com os fusiveis postos. Tenho que tirar os fusiveis?
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas
Se sabes como funciona um estrela-triângulo, também sabes o que são os encravamentos. Se não tens conhecimento dos sistemas de estrela-triângulo, deves de procurar esquemas e depois de entende-los, aplicá-los.
Podes ter falha em algum encravamento, ou do temporizador se não houver encravamentos.
Tens que verificar qual o contactor que atraca em 1º lugar.
Cump.
Mário
Vamos ver se entendemos.Hapl Escreveu:Entao tenho que tirar os fusiveis todos?
Se sabes como funciona um estrela-triângulo, também sabes o que são os encravamentos. Se não tens conhecimento dos sistemas de estrela-triângulo, deves de procurar esquemas e depois de entende-los, aplicá-los.
Podes ter falha em algum encravamento, ou do temporizador se não houver encravamentos.
Tens que verificar qual o contactor que atraca em 1º lugar.
Cump.
Mário
Boas,
sequencia do arranque estrela/triangulo:
1-Dá-se o Arranque
2-Ligação em Estrela (atracam-se dois contactores : Principal e Estrela)
3-Mantem esse estado por vários segundos (dependendo do ajuste do temporizador)
4-Comutação para Triangulo (Desliga o contactor da Estrela e liga o do Triangulo, mantendo tambem o Principal)
Um abraço
sequencia do arranque estrela/triangulo:
1-Dá-se o Arranque
2-Ligação em Estrela (atracam-se dois contactores : Principal e Estrela)
3-Mantem esse estado por vários segundos (dependendo do ajuste do temporizador)
4-Comutação para Triangulo (Desliga o contactor da Estrela e liga o do Triangulo, mantendo tambem o Principal)
Um abraço