Disjuntor unipolar vs bipolar
Disjuntor unipolar vs bipolar
Qual é a vantagem de em vez de usar um disjuntor unipolar que só corta a fase, usar um bipolar que corta fase e neutro?
Re: Disjuntor unipolar vs bipolar
A principal vantagem é a segurança de não ficares enrascado quando de um defeito de terra.
Isto porque se tiveres um neutro á terra num determinado circuito, mesmo que tenhas o disjuntor deste desligado, o diferencial desse bloco de disjuntores nunca irá arrancar, pois o neutro está sempre activo.
Com o Bipolar podes anular esse circuito e continuar a trabalhar até poderes solucionar a problema.
Isto porque se tiveres um neutro á terra num determinado circuito, mesmo que tenhas o disjuntor deste desligado, o diferencial desse bloco de disjuntores nunca irá arrancar, pois o neutro está sempre activo.
Com o Bipolar podes anular esse circuito e continuar a trabalhar até poderes solucionar a problema.
Além disso também ajuda na detecção de qual o circuito que está a fazer disparar o diferencial a montante. Se não estiveres a cortar o neutro vais ter de andar a desligar o neutro de cada circuito para descobrir qual é que está com defeito.
Penso que este tipo de disjuntores, por razões várias, deveria ser obrigatório.
ola
pois é verdade o bipolar oferece melhores e maiores garantias para um bom serviço
bom topico
pois é verdade o bipolar oferece melhores e maiores garantias para um bom serviço
bom topico
Melhores cumprimentos
Boa noite!
Isso de ser obrigatório o uso de disjuntores bipolares também já ouvi dizer que em França é obrigatório.
Também acho que devia ser obrigatório aqui.
Até já me aconteceu uma situação caricata: numa cozinha de uma moradia em que fui trocar uma tomada, eu desliguei o disjuntor da tomada em questão e depois levei um choque eléctrico do neutro. Fui averiguar como era possivel e descobri que o "animal" do electricista supostamente da EDP ou não, ligou a baixada na Caixa P100 sem verificar qual era a fase. Se por acaso o quadro estivesse equipado com disjuntores bipolares eu nunca tinha descoberto essa situação, mas também não tinha sido electrocutado. Ossos do oficio.
Cumprmentos.
Isso de ser obrigatório o uso de disjuntores bipolares também já ouvi dizer que em França é obrigatório.
Até já me aconteceu uma situação caricata: numa cozinha de uma moradia em que fui trocar uma tomada, eu desliguei o disjuntor da tomada em questão e depois levei um choque eléctrico do neutro. Fui averiguar como era possivel e descobri que o "animal" do electricista supostamente da EDP ou não, ligou a baixada na Caixa P100 sem verificar qual era a fase. Se por acaso o quadro estivesse equipado com disjuntores bipolares eu nunca tinha descoberto essa situação, mas também não tinha sido electrocutado. Ossos do oficio.
Cumprmentos.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
BoasMassapina Escreveu:Boa noite!
Cumprmentos.
A mim ensinaram-me que o electricista deve ser sempre desconfiado, ou seja, antes de mexer deve confirmar com um aparalho de medir (Voltimetro).
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Boas!
Isso quer dizer que você nunca levou um choque eléctrico.....
Além do mais o Voltimetro necessita de fase e neutro, e no meu caso concreto eu tinha de usar o Busca-Pólos no fio azul para saber isso, mas isso é uma situação única.
Cumprimentos.
Além do mais o Voltimetro necessita de fase e neutro, e no meu caso concreto eu tinha de usar o Busca-Pólos no fio azul para saber isso, mas isso é uma situação única.
Cumprimentos.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
BoasMassapina Escreveu:Boas!
Cumprimentos.
A minha resposta não era no sentido depreciativo, mas sim alertar para essas situações.
Quanto á autuilização do "busca polos" à que ter sempre em atenção que se no neutro existir uma pequena passagem este vai acender mas não quer dizer que o circuito esteja em tensão.
Quanto ao facto de um voltimetro necessitar de fase e neutro não é ciompletamente verdade pois posso sempre medir entre fase e terra.
Choques eléctricos? sim já apanhei exactamente por não ser desconfiado.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Boa tarde!
No caso do busca-pólos eu concordo consigo, mas se o neutro acender ai eu desconfio como é óbvio.
Quanto ao voltimetro também sei que posso usar a terra, no fim das contas o neutro é terra. Mas já me aconteceu mais do que uma vez que ao usar a terra em vez do neutro para verificar a presença da fase, o interruptor diferêncial me ir abaixo.
Cumprimentos.
No caso do busca-pólos eu concordo consigo, mas se o neutro acender ai eu desconfio como é óbvio.
Quanto ao voltimetro também sei que posso usar a terra, no fim das contas o neutro é terra. Mas já me aconteceu mais do que uma vez que ao usar a terra em vez do neutro para verificar a presença da fase, o interruptor diferêncial me ir abaixo.
Cumprimentos.
Última edição por Massapina em 25 jul 2008, 07:28, editado 1 vez no total.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Massapina Escreveu:Boa tarde!
Quanto ao voltimetro também sei que posso usar a terra, no fim das contas o neutro é terra. Mas já me aconteceu mais do que uma vez que ao usar a terra em vez do neutro para veificar a presença da fase, o interruptor diferêncial me ir abaixo.
Cumprimentos.
mas isso acontece com voltimetros com resistencia interna baixa, ao ponto de conumirem uma intensidade residual suficeinte para disparar o diferencial.
Por vezes até faço do multimetro um busca pólos, uma ponta de prova, encostada ao corpo (na mão) e a outra ponta como sonda, para verificar se existe potencial. Esse método só é possivel em equipamentos com resistencia interna elevada (se não a corrente que passa, pode electrocutar-nos) ou de bastante confiança construtiva (bada daqueles do "oriente")
Olá,
Uma "achega":
Se o diferencial dispara com este teste isso é garantia de que o neutro e a terra estão a potenciais substâncialmente diferentes, o que não é situação normal.
Um abraço
Uma "achega":
Se o diferencial dispara com este teste isso é garantia de que o neutro e a terra estão a potenciais substâncialmente diferentes, o que não é situação normal.
Um abraço
Olá rebelo,rebelocruz Escreveu:
Quanto á autuilização do "busca polos" à que ter sempre em atenção que se no neutro existir uma pequena passagem este vai acender mas não quer dizer que o circuito esteja em tensão.
Esta situação tambem não é normal, pois indica uma d.d.p entre neutro e terra, bem substâncial.
Um abraço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva colegas,
A meu ver se o busca-pólos acende quando o encostamos ao neutro, parece-me a mim que podemos ter uma das seguintes situações:
- Um sistema trifásico desequilibrado para termos corrente pelo neutro
- Num sistema monofásico, a corrente é bastante elevada no neutro para que o potencial no ponto onde fazemos a medição esteja relativamente acima dos 0V (terra) para compensar a queda de tensão até ao PT.
Saudações,
BLima
A meu ver se o busca-pólos acende quando o encostamos ao neutro, parece-me a mim que podemos ter uma das seguintes situações:
- Um sistema trifásico desequilibrado para termos corrente pelo neutro
- Num sistema monofásico, a corrente é bastante elevada no neutro para que o potencial no ponto onde fazemos a medição esteja relativamente acima dos 0V (terra) para compensar a queda de tensão até ao PT.
Saudações,
BLima
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt