Serviços comuns!
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Serviços comuns!
Uma dúvida me persiste se CERTIEL faz inspeção só aos serviços comuns de um prédio ?, sem ver a coluna montante.
A coluna esta desatualizada mas proprietário queria só fazer serviços comuns luz e sinalização.
Cumprimentos
A coluna esta desatualizada mas proprietário queria só fazer serviços comuns luz e sinalização.
Cumprimentos
Re: Serviços comuns!
Boas,
no seu lugar aconselhava o cliente a fazer as obras necessárias e informava-o que não podia prever o que a fiscalização decidiria ver.
Mas uma vez que o quadro de serviços comuns é alimentado pela coluna e sobretudo a terra de proteção lhe esta ligada, é possivel que eles queiram dar uma vista de olhos.
Mas porque precisa de chamar a Certiel se vai apenas mexer na iluminação e campainhas (sinalização). Pensa fazer algum aumento de potência?
Um abraço
no seu lugar aconselhava o cliente a fazer as obras necessárias e informava-o que não podia prever o que a fiscalização decidiria ver.
Mas uma vez que o quadro de serviços comuns é alimentado pela coluna e sobretudo a terra de proteção lhe esta ligada, é possivel que eles queiram dar uma vista de olhos.
Mas porque precisa de chamar a Certiel se vai apenas mexer na iluminação e campainhas (sinalização). Pensa fazer algum aumento de potência?
Um abraço
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Só um aumento de potência justifica a inspeção da CERTIEL. A instalação deve estar certificada, caso esteja é saber até que potência está certificada e caso "a nova potência" seja superior é que necessita de certificação.
-
- Velha Guarda
Obrigado pelas respostas!
Deduzo que não me esclareci bem!
1º Não existe contador serviços comuns!
2º É só para CERTIEL aprovar os serviços comuns 1,5KVA! para luz e sinalização!
3º A minha dúvida é se a CERTIEL faz só certificação dos serviços comuns e ou com a coluna montante?
4º Se algum técnico já tiver uma intervenção destas agradeço a colaboração de informação.
Cumprimentos.
Deduzo que não me esclareci bem!
1º Não existe contador serviços comuns!
2º É só para CERTIEL aprovar os serviços comuns 1,5KVA! para luz e sinalização!
3º A minha dúvida é se a CERTIEL faz só certificação dos serviços comuns e ou com a coluna montante?
4º Se algum técnico já tiver uma intervenção destas agradeço a colaboração de informação.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Cumprimentos a todos os técnicos " DESTE GRANDE FORUM"!
Fiquei esclarecido pela minha dúvida?
São imensos técnicos e de várias áreas " NESTE GRANDE FORUM"
e verifico que ninguém que ninguém tem conhecimento sobre esta questão!
Obrigado a quem respondeu!
Fiquei esclarecido pela minha dúvida?
São imensos técnicos e de várias áreas " NESTE GRANDE FORUM"
e verifico que ninguém que ninguém tem conhecimento sobre esta questão!
Obrigado a quem respondeu!
Boas,
não desespere!
Deixe que seja de um profissional a tratar da obra!
Um abraço
não desespere!
Deixe que seja de um profissional a tratar da obra!
Um abraço
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Tem de meter um quadro de colunas novo e duas saídas uma para a coluna montante existente e outra para os Serviços Comuns, ou outra solução se a Certiel e a instalação permita derivar da 1 ª caixa de colunas, falar com a Certiel e arranjar um técnico projetista.
-
- Velha Guarda
Obrigado pelas respostas!
A única situação que pretendo saber é se a CERTIEL faz ou não a inspeção só aos serviços comuns!
A única situação que pretendo saber é se a CERTIEL faz ou não a inspeção só aos serviços comuns!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Se a coluna montante é antiga, vai ter de fazer nova, depois pede certificação da Coluna Montante, e dos erviços comuns.
E se o total das instalações existentes no predio ultrapassarem os 50Kvas, vai ter necessidade de projeto elétrico, e respetivo reforço de ramal.
Se a coluna montante é antiga, vai ter de fazer nova, depois pede certificação da Coluna Montante, e dos erviços comuns.
E se o total das instalações existentes no predio ultrapassarem os 50Kvas, vai ter necessidade de projeto elétrico, e respetivo reforço de ramal.
Cpts.
Energy
Energy